© Getty Images Tanto a Febraban, que representa as
instituições financeiras, quanto o Procon – órgão de defesa do consumidor –
dizem que a primeira medida a ser tomada é acionar o banco.
Com as férias e viagens de
início de ano, muitas pessoas recorrem com mais frequência aos caixas
eletrônicos para retirar dinheiro. As máquinas automáticas
são o canal físico mais utilizado pelos clientes para fazer transações, segundo
pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Veja o que fazer se
a operação de saque foi registrada, mas as cédulas não saíram:
Tanto a Febraban,
que representa as instituições financeiras, quanto o Procon – órgão de defesa
do consumidor – dizem que a primeira medida a ser tomada é acionar o
banco. Se o problema acontecer em uma agência, no horário de funcionamento
dela, é possível recorrer a um funcionário que esteja devidamente identificado.
O alerta é para não
aceitar a ajuda de estranhos, usar celulares de desconhecidos ou digitar
novamente a senha no terminal. Isso para evitar cair em golpes. Outra
recomendação é pressionar as teclas “anula” ou “cancela” do caixa eletrônico,
para encerrar operações em curso.
“Tente utilizar o telefone da cabine para
comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa
de golpe”, orienta a Febraban.
Caso não haja funcionário do banco
por perto, é preciso ligar para a central de atendimento ao cliente da
instituição financeira. “Não sendo possível resolver o problema, o consumidor
deve registrar uma reclamação junto ao Banco Central ou órgão de defesa do
consumidor”, orienta o Procon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário