☼ NOTICIAS DE 09/03/2011☼

Militares resistem à criação da Comissão da Verdade

O jornal O Globo (trecho) traz nesta quarta-feira (9) uma reportagem de página inteira detalhando a reação das Forças Armadas ao estabelecimento de uma Comissão da Verdade para esclarecer violações dos direitos humanos como torturas, assassinatos e desaparecimentos cometidas durante a ditadura militar (1964-1985).

Segundo o jornal, o comando do Exército, com o apoio da Aeronáutica e da Marinha, enviou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, um documento no qual diz que a comissão "provocará tensões e sérias desavenças" na sociedade brasileira, produzindo "uma ferida na amálgama nacional".

O Globo conta que a maior preocupação dos militares é que a Lei da Anistia seja revista. Em abril passado, o Supremo Tribunal Federal negou esta possibilidade, mas em dezembro a pressão aumentou sobre o Brasil pois Organização dos Estados Americanos condenou o Brasil pelas mortes na Guerrilha do Araguaia.

Também eleva a preocupação dos militares o fato de países vizinhos terem revisto as anistias e estarem julgando ditadores. Diante disso, o governo fez modificações no projeto que cria a comissão para tentar assegurar que a Anistia não seja revista. Isso não bastou para aplacar os militares:
O documento enviado a Jobim mostra que as Forças Armadas
continuam refratárias até à possibilidade de identificar responsáveis
por atos da ditadura. No documento, os militares reconhecem ser
legítimo o direito das famílias de buscar desaparecidos, mas falam
 em revanchismo: "O que não cabe é valer-se de causa nobre para
 promover retaliações políticas".
Segundo a reportagem do Globo, mesmo diante da posição dos militares, o governo segue trabalhando para montar a comissão, inclusive com trabalho conjunto entre Nelson Jobim e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que seriam os "extremos opostos dessa polêmica".
José Antonio Lima

Publicidade em internet deve crescer 12,7% em 2011

Redação Época

 Um levantamento do Centro de Pesquisa Mundial em Publicidade (Warc, na sigla em inglês), publicado pelo site MediaPost, mostrou que a internet continuará sendo o principal veículo propulsor da publicidade no mundo.

De acordo com os números divulgados, a alta global da publicidade em internet, em 2011, será de 12,7%, mais que o dobro da projetada para a mídia externa e televisão (4,8% para cada uma) e para o rádio (entre 4,4% e 4,8%).

A elevação da publicidade online também supera de longe a alta de 4,6% esperada para os 12 maiores mercados publicitários do mundo – Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia.

O relatório diz que os números refletem a "continuada retomada
da publicidade global depois da recessão de 2009″ e que os dois
maiores fatores por trás da recuperação econômica da indústria
foram os mercados emergentes e o "prolongado crescimento da
propaganda na internet".
Segundo o site australiano AdNews, que também reporta o relatório, o mercado publicitário da Índia deve ter o maior crescimento, de 18,5%, seguido por Rússia, China e Brasil. O crescimento mais lento deve ser do Japão – 1,2%.

 Promessas de Kassab para São Paulo ainda patinamLevantamento mostra que após metade do seu segundo mandato, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) enfrenta dificuldades com algumas das principais promessas eleitorais.

De acordo com a reportagem da Folha, entre as defasagens estão construir hospitais, expandir e requalificar corredores e terminais de ônibus, investir no Rodoanel e eliminar o "turno da fome" nas escolas e a fila de espera por vaga em creches. Informações da própria prefeitura revelam que das 223 promessas do plano de metas do mandato, 21 estão cumpridas, sete nem iniciadas e 195 em andamento.

 Governo quer mudar Incra e frear indicação política e desvios Reportagem do Estadão mostra que para evitar corrupção, o governo estuda mudanças na estrutura administrativa do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

De acordo com o jornal, para obter maior controle sobre as superintendências regionais da instituição – cujos chefes são, quase todos, nomeados por indicações de políticos – o órgão prevê a redução da autonomia das superintendências regionais e o fortalecimento do conselho diretor, órgão acima da presidência do instituto, e a diretoria-geral, para acompanhar e fiscalizar ações no setor.

 Procurador recorre ao Supremo contra Jaqueline RorizO procurador-geral da República, Roberto Gurgel, anunciou que pedirá ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada em gravação de vídeo recebendo dinheiro do esquema de corrupção do governo do Distrito Federal.

Segundo reportagem do Estadão, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que pedirá ao Ministério Público uma cópia da gravação e mais informações sobre o caso e que solicitará aos partidos que indiquem, até a semana que vem, os integrantes do Conselho de Ética da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

JOHN FITZGERALD KENNEDY COM 107 ANOS, NÃO MORREU, FOI RETIRADO PELOS CHAPÉUS BRANCOS E MANTIDO NO SERVIÇO DE PROTEÇÃO Á TESTEMUNHA.

  BOOM! CHAPÉUS BRANCOS EM AÇÃO: A FUGA INACREDITÁVEL! O PLANO DE ASSASSINATO FRUSTRADO  DE JFK E A REVIRAVOLTA NA PROTEÇÃO DE TESTEMUNHAS M...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS