O que ainda não se sabia é que a dieta do pai também desempenha um papel crucial na saúde dos seus filhos.
Como seria de se esperar, a dieta paterna que importa é aquela ingerida antes da concepção.
Segundo a Dra. Sarah Kimmins, da Universidade McGill (Canadá), essa descoberta levanta sérias preocupações sobre os efeitos a longo prazo das dietas ocidentais e da insegurança alimentar.
Afinal, hoje nenhum candidato a pai controla sua dieta antes da concepção, quando seria ideal que todos fizessem o mesmo que as mães fazem durante agestação.
Ácido fólico para os pais
A Dra. Kimmins concentrou-se sobre a vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, que é encontrada em uma variedade de vegetais de folhas verdes, cereais, frutas e carnes - e geralmente fornecida como suplemento para as grávidas.
O ácido fólico evita hemorragias durante a gravidez e defeitos de nascimento nas crianças.
A pesquisa mostrou pela primeira vez que os níveis de ácido fólico do pai podem ser tão importantes para o desenvolvimento e a saúde dos bebês quanto os da mãe.
"Apesar do fato de que o ácido fólico agora é adicionado a uma variedade de alimentos, os pais que estão comendo altos teores de gordura, dietas de fast food ou que são obesos podem não ser capazes de usar ou metabolizar o ácido fólico da mesma forma que pessoas com níveis adequados da vitamina," disse Kimmins.
Epigenoma
A influência ocorre porque há regiões do epigenoma dos espermatozoides que são sensíveis à experiência de vida, e particularmente à dieta.
Essa informação é por sua vez transferida para o chamado mapa epigenômico, que influencia o desenvolvimento e também pode influenciar o metabolismo e doenças na prole a longo prazo.
O epigenoma é como um interruptor, que é afetado por estímulos ambientais, e está envolvido em muitas doenças, incluindo câncer e diabetes.
O epigenoma influencia a maneira como os genes são ligados ou desligados e, portanto, como a informação hereditária é passada adiante.
- Epigenética: experiências de vida deixam marcas nos filhos
- Redação do Diário da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário