◘ PMDB SE BLINDA E DESVIA FOCO DA LAVA JATO PARA O 'PT'

Partido tenta barrar depoimentos de nomes que têm relação com peemedebistas na CPI da Petrobras, jogando os holofotes para nomes como o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto

Embora a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras tenha sido instalada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos primeiros atos depois de sua posse, o PMDB se movimenta para não deixar que as investigações alcancem seus filiados, listados no inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Bancada do PMDB reunida; Calheiros aparece ao fundo à direita (arquivo)
Jonas Pereira/Agência Senado
Bancada do PMDB reunida; Calheiros aparece ao fundo à direita (arquivo)
Uma das ações de blindagem é não permitir a convocação de empresários e lobistas ligados ao partido. Neste rol de nomes estão o empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano; o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, também investigado como parte do esquema de propina; o do ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, apontado como o responsável pelo transporte das malas de dinheiro proveniente de propina paga pelas empresas aos políticos, além do empresário Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal.
Baiano é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Polícia Federal como operador do PMDB no esquema. Ele também é acusado de pagar propina a deputados para obstruir a CPI da Petrobras ocorrida no Congresso Nacional entre 2009 e 2010.
Careca é o principal acusador de Cunha. Ele é acusado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de transportar o dinheiro de propinas de Youssef. De acordo com as investigações, Careca teria entregado entre 2011 e 2012 pelo menos R$ 16,7 milhões em dinheiro vivo, de acordo com a contabilidade informal feita pelo doleiro e apreendida pela polícia. Afastado da Polícia Federal por determinação do juiz da 13ª Vara Federal do Paraná, Sérgio Moro, Careca é o principal acusador de Eduardo Cunha e do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Ele aponta os dois políticos como beneficiários do dinheiro que entregava.
Já o ex-diretor da Transpetro Nelson Machado representa a ligação de Renan com a investigação. Investigado esquema, Machado ocupou a direção da subsidiária da Petrobras por indicação de Renan.
Júlio Camargo é considerado um operador do dinheiro desviado, de acordo com as investigações. A empresa representada por ele teria contratos de cerca de R$ 4 bilhões com a estatal.
Manobra
As críticas de blindagem partem dos próprios integrantes da CPI.  Os petistas acusam o PMDB de tentar jogar o foco das investigações sobre o PT e contar com o apoio do PSDB para isso, já que aos tucanos não interessa a convocação do ex-policial que também acusa do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) como receptor do dinheiro de Youssef.
A manobra, de acordo com o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), teria ficado evidente diante da aprovação da convocação do tesoureiro do partido, João Vaccari Neto.
“Não faz nenhum sentido convocar o Vaccari e não convocar o Fernando Baiano”, contestou Valente, que junto com o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), tem forçado a aprovação das convocações.
“Não querem convocar os empresários, nem o Fernando Baiano, nem Nelson Machado, nem ninguém que tem algo a contribuir com as investigações da forma que ela tem que ser feita”, reclamou Delgado.
O ritmo dos trabalhos imposto pelo presidente Hugo Mota (PMDB-PB), ligado a Eduardo Cunha, também é alvo de críticas. “Como passar um dia inteiro ouvindo a ex-presidente da Petrobras Graça Foster, em seu quinto depoimento no Congresso? Isso só tem um objetivo: gastar o tempo da CPI e não ouvir quem tem algo a dizer”, considerou Ivan Valente.
Outro exemplo de procrastinação apontado pelos parlamentares foi a discussão que durou toda tarde de terça-feira sobre a convocação dos “representantes legais” das empresas envolvidas, apresentados pelo líder do PSC, deputado André Moura (PSC-SE), também ligado a Cunha.
“Representante legal não tem nada a ver com o esquema. O presidente gastou um dia de trabalho discutindo esses requerimentos até começar a Ordem do Dia. Assim não tinha mais como votar os requerimentos que pedem o depoimento de pessoas que contribuiriam realmente com as investigações”, considerou Ivan Valente.
Também tem irritado os deputados de outros partidos o fato de que, apesar dos apelos, Mota não convocou sessão da CPI para a próxima terça-feira (31).
As ações de blindagem na CPI tiveram início antes do início dos trabalhos, quando Cunha, investigado no esquema, interferiu diretamente na escolha do presidente da comissão e do relator, Luiz Sérgio (PT-RJ), que contou com o aval de Cunha. O presidente da Câmara tratou de ocupar, com a ajuda de deputados féis, todos os postos-chave da CPI.
Para garantir maior controle do relatório, que seria de responsabilidade exclusiva de Luiz Sérgio, o próprio presidente da Câmara tratou de dividir, entre deputados aliados, a relatoria, e escolheu quatro sub-relatores, aliados de primeira hora de Cunha.

◘ CCJ DEVE APROVAR PROPOSTA QUE REDUZ MAIORIDADE PENAL...

Comissão de Constituição e Justiça analisa proposta de emenda à Constituição que acaba com todas as votações secretas no âmbito do Poder Legislativo (PEC 43/2013)
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara(Pedro França/Agência Senado/VEJA)
Palco de acaloradas discussões nas últimas três semanas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara sinaliza que pode destravar a tramitação da proposta que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, tema há mais de duas décadas engavetado na Casa. 
O colegiado driblou as manobras de deputados contrários à proposta de emenda à Constituição (PEC) e abriu caminho para a votação do texto na manhã desta terça-feira. 
Em sessão que durou mais de três horas nesta segunda, foi derrubado o requerimento de retirada de pauta por 32 votos a 15 e aprovado o que pedia o encerramento da discussão, o que leva à imediata votação, por 41 votos a sete. 
"Há uma sinalização muito clara de que a comissão vai aprovar a admissibilidade", disse o deputado Marcos Rogério (PDT-RO). 
Contra a proposta, o deputado Alessando Molon (PT-RJ) admite que o prognóstico é "muito ruim" e ameaça ingressar na Justiça contra a medida. 
"Essa PEC é passível de ser trancada no Supremo Tribunal Federal", afirmou. 
(Marcela Mattos, de Brasília)

► DILMA SERÁ PARA LULA, O QUE PITTA FOI PARA MALUF.

30/03/2015 

O poste é inseparável do fabricante: Dilma será para Lula o que Pitta foi para Maluf

CAPA1PT1BSB1
Como um punguista de antigamente depois de afanada a carteira da vítima, Lula tenta afastar-se de Dilma Rousseff com cara de paisagem, assoviando um sambinha enquanto caminha nem tão depressa que pareça medo nem tão devagar que pareça provocação. 
A malandragem deu certo no escândalo do mensalão. 
O chefão caiu fora da cena do crime e a patente de comandante do bando acabou enfeitando os ombros do subchefe José Dirceu.
Mas não se terceiriza o pessoal e intransferível. A segunda-dama Rose Noronha, o prefeito Fernando Haddad e a instalação de uma usina de maracutaias nas catacumbas da Petrobras, por exemplo, são coisa de Lula. Dilma Rousseff também. 
Lula logo aprenderá que um poste é inseparável de quem o inventou — e um produto de péssima qualidade pode levar seu fabricante à falência política. Dilma Rousseff será para Lula o que Celso Pitta foi para Paulo Maluf.
Ambos deslumbrados com os altos índices de aprovação reiterados pelas usinas de pesquisas, o prefeito Maluf em 1995 e o presidente Lula em 2007 resolveram mostrar que conseguiriam transformar qualquer nulidade em ocupante provisório do trono. 
Para que os escolhidos cumprissem sem resmungos a missão de guardar o lugar até que o chefe voltasse, constatou um post de 2010, o marajá de São Paulo e o reizinho do Brasil decidiram-se, sem consultar ninguém, por figuras sem autonomia de voo nem luz própria.
O primeiro pinçou na Secretaria de Finanças do município um negro economista. O segundo pinçou na Casa Civil uma mulher economista. 
Ao apresentar o sucessor, o prefeito repetiu que foi Maluf quem fez São Paulo.Mas quem arranjou o dinheiro, revelou, foi aquele gênio da raça chamado Celso Pitta. 
Ao apresentar a sucessora, o presidente reterou que foi Lula o parteiro do Brasil Maravilha. Mas quem amamentou o colosso, ressalvou, foi aquela sumidade político-administrativa por ele promovida a Mãe do PAC.
Obediente a Maluf e monitorado pelo marqueteiro Duda Mendonça, Pitta atravessou a campanha driblando debates e entrevistas, declamando obviedades e louvando o criador de meia em meia hora. 
Como herdaria uma cidade sem problemas, sua missão seria torná-la mais que perfeita com espantos de matar de inveja a rainha da Inglaterra. 
Grávido de orgulho, o padrinho ordenou aos eleitores que nunca mais votassem em Paulo Maluf se o afilhado fracassasse.
Obediente a Lula e tutelada pelo marqueteiro João Santana,  Dilma percorreu o atallho para o Planalto desconversando em debates e entrevistas, gaguejando platitudes e bajulando o criador a cada 15 minutos. 
Como lhe cairia no colo um país pronto, caberia à herdeira tocar em frente o pouco que faltava para torná-lo uma espécie de Noruega com praia, mulher bonita e carnaval. 
Grávido de confiança, o padrinho comunicou ao eleitorado que ele e ela eram a mesma coisa. Votar em Dilma seria a mesma coisa que votar no maior dos governantes desde o Descobrimento.
São Paulo demorou três anos para entender que estava nas mãos do pior prefeito de todos os tempos. 
Descoberta a tapeação, milhões de iludidos escorraçaram Pitta do emprego e atenderam à vontade do seu inventor: nunca mais Paulo Maluf foi eleito para qualquer cargo executivo. 
O Brasil demorou quatro anos para compreender que, ao conferir um segundo mandato a Dilma Rousseff, ratificara a mais desastrosa opção presidencial de todos os tempos.
Pena que as multidões não tenham acordado algumas semanas mais cedo. 
Mas enfim despertaram — e despertaram de vez, berram as manifestações de rua e o sumiço do único “líder de massas” do mundo que só discursa para plateias amestradas. 
Antes do fiasco de Alexandre Padilha nas urnas de outubro, Lula caprichou na ironia presunçosa: “De poste em poste estou iluminando o Brasil”, repetia.
O terceiro poste afundou a muitas léguas do Palácio dos Bandeirantes. 
O segundo, Fernando Haddad, pedala no mundaréu de ciclovias para fugir do naufrágio inevitável. 
O poste inaugural vai sendo tragada pelo mar de corrupção e incompetência. 
Dilma Rousseff debate-se furiosamente milímetros acima da superfície. 
Lula quer que afunde sozinha. 
Mas não escapará do abraço de afogado.

ATENÇÃO ► DIA 12 DE ABRIL DE 2015....ESTAREMOS JUNTOS OK?

◘ MAIORIDADE PENAL EM CUBA É DE 16 ANOS. E AGORA?

30 DE MARÇO DE 2015

Como ficará a militância ao saber disso? O que dirão os esquerdistas contrários à diminuição de 18 para 16 anos? 


No Brasil, mais de 90% apoiam a redução.

dilma fidel
Boa parte dos países do mundo aplicam leis mais severas quanto à maioridade penal, de Estados Unidos a Inglaterra, passando por vários outros países da Europa. 
Mas é curioso notar que até mesmo Cuba, considerado por esquerdistas o paraíso na Terra, também usa tal regra. Vejam trecho do código penal cubano (pdf):
“TÍTULO V
LA RESPONSABILIDAD PENAL
CAPÍTULO I
LA EDAD
ARTÍCULO 16. La responsabilidad penal sólo es exigible a la persona que tenga 16 años de edad cumplidos en el momento de cometer el acto punible.
ARTÍCULO 17.1. En el caso de personas de más de 16 años de edad y menos de 18, los límites mínimos y máximos de las sanciones pueden ser reducidos hasta la mitad, y con respecto a los de 18 a 20, hasta en un tercio. En ambos casos predominará el propósito de reeducar al sancionado, adiestrarlo en una profesión u oficio e inculcarle el respeto al orden legal.
2. El límite mínimo de las sanciones de privación de libertad puede rebajarse hasta en un tercio, en el caso de personas que tengan más de 60 años en el momento en que se les juzga.” (grifos nossos)
Pois é. Mas não duvidem: militantes sairão pela tangente. Quando Cuba se recusa a fazer eleições, é PARA O BEM DO POVO (quando na verdade é uma ditadura), mas quando estabelecem maioridade penal aos 16 anos, aí provavelmente chamarão o país de “repressivo”.
No mais, ficam cada vez mais fracos os argumentos dos que são contra a diminuição da idade de responsabilização penal no Brasil, algo que MAIS DE NOVENTA POR CENTO DA POPULAÇÃO deseja (vejam a pesquisa).

Este site é FAVORÁVEL À REDUÇÃO e engrossa a campanha já difundida pelo Brasil.

“CONCLAVE DE WASHINGTON PARA A DEMOCRACIA” DENUNCIA AVANÇO COMUNISTA NA AMÉRICA LATINA E

“CONCLAVE DE WASHINGTON PARA A DEMOCRACIA” DENUNCIARÁ NESTE SÁBADO O AVANÇO COMUNISTA NA AMÉRICA LATINA E FRAUDE ELEITORAL NA ÚLTIMA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NO BRASIL



Neste sábado, 21 de Março, acontecerá em Washington, DC, um evento muito especial no The Nation Press Club, o tradicional Clube Nacional de Imprensa dos Estados Unidos, denominado ‘Conclave de Washington para a Democracia”. É especial porque se destina a denunciar à imprensa internacional o avanço comunista bolivariano no Brasil e em toda a América Latina. 

O destaque será a denúncia de fraude eleitoral na eleição presidencial do ano passado em que foi reeleita Dilma Rousseff, agora encalacrada pelo petrolão, a corrupção e a roubalheira descoberta na Petrobras. 

Ao mesmo tempo, a organização do evento denunciará a Smartmatic, empresa venezuelana que fornece e opera máquinas eletrônicas de votação e que foi contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral no Brasil.

Esse evento em Washington é aberto aos jornalistas americanos e correspondentes estrangeiros baseados na capital americana e também aos ativistas políticos que lutam contra o avanço do denominado ‘comunismo bolivariano’, em todos os países latino-americanos.

O organizador desse Conclave é Dalmo Accorsini, um brasileiro que vive na Flórida, Estados Unidos há pelo menos 20 anos, onde se dedica a atividades empresarias e cinematografia. No dia 21 de fevereiro passado, Accorsini realizou o mesmo Conclave em Lisboa, conforme o vídeo acima, quando concedeu entrevista ao jornalista Santos Neto na capital portuguesa, conforme noticiei também aqui no blog.

Toda a organização do Conclave de Washington, como o de Lisboa, foi realizada por meio das redes sociais, como destaque para o Faceboook, Twitter e FundRazr que é um site americano que viabiliza a obtenção de donativos para custear campanhas e eventos culturais, sociais e políticos. 

Foi através dessa ferramenta que até esta madrugada Dalmo Accorsini já havia conseguido mais de 12 mil dólares em doações que continuam abertas. Esses recursos, segundo Accorsini, destinam-se a custear as taxas cobradas pelo Clube Nacional de Imprensa, bem como viabilizar passagens de alguns convidados e despesas correlatas.

O Conclave de Washington é, portanto, um evento pioneiro voltado a denunciar aos Estados Unidos e ao mundo, a nefasta ação do Foro de São Paulo em todo o continente sul americano. 

Esse Foro foi fundado por Lula e Fidel Castro em 1990 na capital paulista com a finalidade de reunir todos os partidos esquerdistas da América Latina, incluindo também os grupos terroristas como as FARC da Colômbia e outros aparelhos de agitação comunista. 

O objetivo do Foro de São Paulo é transformar todos os países latino-americanos em Repúblicas Socialistas. Desde 1990 o Foro de São Paulo reúne-se em congressos e eventos análogos. 

O penúltino congresso foi no Brasil e o último na Bolívia, um dos países já sob domínio total do comunismo bolivariano. A Venezuela é outra Nação que caiu nas garras os sequazes de Fidel Castro e de seu irmão Raúl.

Desde de sua criação o Foro de São Paulo é dirigido pelo PT e Lula o seu comandante, principalmente depois que Fidel Castro sucumbiu a uma misteriosa doença que o transformou num zumbi.

Em uma de suas últimas postagens no Facebook, antes de embarcar para Washington, Dalmo Accorsini diz o seguinte:

“Bom dia a todos! Estou nos preparativo finais e já saindo esta tarde para Washington! Neste momento Gilson Da Silva Paula, também esta a caminho de Washington e muitas outras pessoas, dedicados patriotas que estão lutando para reverter esse quadro e mudar o Brasil! 

No Sábado apresentaremos PROVAS contra a SMARTMATIC, provas reais não imaginarias ou circunstanciais! Podemos provar sem sombra de duvida que existem méritos para que a passada eleição seja ANULADA! Precisamos do seu apoio mais que nunca! Doem ao Máximo por favor!”

EXPECTATIVA
Segundo Dalmo, diversas autoridades e ativistas políticos já chegaram a Washington para o Conclave, dentre eles o diplomata panamenho Willy Cochez, bem como o general Peñalosa, ex-Comandante das Forças Armadas da Venezuela que vive exilado em Miami.

Estão previstas as presenças de outras autoridades e lideranças latino-americanas. Foram convidados o ex-Primeiro Ministro da Espanha Jose Maria Aznar, Ex-Presidente colombiano Alvaro Uribe, Ex-Presidente do Mexico Vicente Fox, Ex-Governador da Florida Jeb Bush, Senador Marco Rubio entre outras lideranças políticas de peso internacional. 

Também está prevista a participação do filósofo, jornalista e escritor brasileiro Olavo de Carvalho, que vive há mais de 10 anos nos Estados Unidos, e que há pelo menos 20 anos vem denunciando a ação do Foro de São Paulo no Brasil em toda a América Latina.

O Conclave de Washington já vem ganhando destaque na mídia americana, tendo sido citado, por exemplo, pelo prestigioso siteAccuracy in Media, dentre outros.

Via: http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/03/conclave-de-washington-denunciara-neste.htmlVI
VIDEO
FRAUDE ELEIÇAO/2014 COMPROVADA NO “Clonclave de Washington-EUA”








LEIA TAMBÉM>>BRASIL JÁ VIROU VENEZUELA – FRAUDE NAS ELEIÇÕES: EUA podem endossar oficialmente tese de fraude eletrônica nas nossas eleições 2014

◘ BARULHENTO, AGRESSIVO E PARA ELE NÃO TEM OBSTACULOS.


DOR ► ESTUDO REVELA TÉCNICA PARA ELIMINAR A DOR► "CRUZAR OS DEDOS"

Para pesquisadores, sensação é influenciada pela maneira como 

as diferentes fontes da dor interagem entre si

Dedos cruzados: estímulos externos podem manipular a sensação de dor de uma pessoa, dizem pesquisadores(VEJA.com/Reprodução)

O simples ato de cruzar os dedos pode afetar a sensação de dor, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Current Biology. 

De acordo com os pesquisadores, a sensação é influenciada pela maneira como as diferentes fontes da dor interagem entre si.

Cientistas do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade Global de Londres utilizaram um experimento chamado "thermal grill illusion". 

Por meio deste teste, outros pesquisadores demonstraram no passado que, se uma pessoa receber simultaneamente um estímulo de temperatura quente nos dedos indicador e anular e fria no médio, o indivíduo terá percepção de ardor no dedo médio.
LEIA TAMBÉM:

Isso acontece porque a sensação de queimação que os dedos indicador e anular enviam ao cérebro bloqueia a atividade que normalmente seria desencadeada pelo estímulo frio no médio.


Dedos cruzados - No presente estudo, cientistas fizeram pequenas variações no teste ao mudar a disposição espacial entre os dedos, e tiveram resultados diferentes. 

Quando o dedo médio foi cruzado sobre o indicador, a sensação de ardor foi reduzida.

Em outra variação do experimento, o frio foi aplicado sobre o dedo indicador e o calor sobre os outros dois. 

Neste caso, o ardor aumentou quando os dedos médio e indicador foram cruzados.

Para os pesquisadores, o cérebro usa a disposição espacial dos três diferentes estímulos para produzir a sensação de ardor em um único dedo.

"Essas interações podem valer para uma surpreendente variação de dores", afirma o líder do estudo, Patrick Haggard. 

"Nossa pesquisa eleva a possibilidade de manipular a sensação de dor de uma pessoa por meio de estímulos externos. 

Alterar padrões espaciais pode afetar a maneira como a dor é interpretada pelo cérebro."

Nove formas de evitar dores nas costas

Levante-se da cadeira de hora em hora

Levante-se da cadeira de hora em hora

Permanecer sentado por horas é um conhecido fator de risco para a dor nas costas. "O peso sobre as vértebras de uma pessoa que está em pé é de 10 quilos, mas, ao sentar-se, essa pressão aumenta para 15 quilos", explica Carlos Henrique Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira da Coluna. De acordo com o médico, pessoas que passam longos períodos sentadas devem levantar-se pelo menos a cada hora para reduzir a sobrecarga na coluna. "O ideal é que elas permaneçam 3 minutos em pé. Se puderem caminhar durante essas pausas, melhor." Leia também: Como driblar o problema de ficar sentado por muito tempo

Mesmo sentado, movimente-se

Mesmo sentado, movimente-se

Outra opção para pessoas que precisam passar muito tempo sentadas é fazer movimentos simples que ajudam a evitar o desgaste dos discos da coluna. Trata-se de exercícios como mudar de posição sempre que possível, torcer o tronco, mexer os pés e pernas e virar o pescoço de um lado para o outro.
Escolha sapatos adequados

Escolha sapatos adequados

Sapatos de salto muito alto e fino, assim como calçados sem salto algum, podem prejudicar a coluna se usados com muita frequência. O salto alto porque altera o centro de gravidade do corpo. Se, normalmente, o peso de uma pessoa se concentra na parte de trás do pé, com o salto alto essa carga é transferida para a frente. Para compensar esse desequilíbrio, há uma sobrecarga na coluna e um desgaste na cartilagem da região. "Uso de rasteirinhas, por outro lado, exigem mais impulso do pé ao caminhar, o que também afeta negativamente a coluna, podendo provocar dores", diz Carlos Henrique Ribeiro. Sapatos com saltos pequenos, de até 3 centímetros, são os mais indicadas. Leia também: Uso de salto alto exige atenção
Perca peso

Perca peso

O excesso de peso sobrecarrega e desgasta a coluna, provocando dores na região, além de aumentar o risco de lesões decorrentes de algum movimento ou atividade física de impacto, como saltar ou correr. Por esse motivo, eliminar os quilos a mais pode ser uma forma tanto de prevenir como de tratar dores nas costas. Leia também: Nove estratégias para emagrecer sem contar calorias
Saia do sedentarismo

Saia do sedentarismo

O sedentarismo é um grande inimigo da coluna vertebral. A falta de movimento faz com que as células presentes nos discos entre as vértebras morram e percam sua capacidade de regeneração — após uma sobrecarga na coluna ou excesso de tempo de postura inadequada, por exemplo —, aumentando o risco de dor. Isso acontece, como todas as células, as do disco precisam de oxigênio para se manterem vivas, e o oxigênio chega à região somente quando o corpo se movimenta. “É preciso ter muito oxigênio na corrente sanguínea para que pelo menos um pouco dele chegue às células do disco, o que é impossível com o sedentarismo”, diz José Ribamar, médico especialista em dor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ribamar recomenda que as pessoas procurem orientação profissional antes de começar um exercício para saber se a atividade é indicada para ela e não prejudicará ainda mais a coluna. Leia também: Cinco passos para sair do sedentarismo e começar a se exercitar
Mantenha uma postura correta

Mantenha uma postura correta

Manter uma postura correta é importante para que uma pessoa diminua a sobrecarga na coluna provocada por longos períodos em que ela permanece sentada. A posição ideal é aquela em que a coluna está ereta, a planta dos pés totalmente apoiada no chão e em que a dobra dos joelhos forma um ângulo de 90 graus em relação ao piso. No caso de pessoas que trabalham em frente ao computador, recomenda-se que o centro do monitor fique na mesma altura de seus olhos e que seu antebraço fique apoiado na mesa na hora de digitar no teclado. A melhor opção de cadeira são as que não têm apoio dorsal completo — ou seja, que o encosto não envolva todas as costas, o que ajuda a coluna a fazer a sua curvatura normal — e que possuem apoio para os braços.
Faça alongamento

Faça alongamento

O alongamento diário é uma forma de movimentar o corpo, melhorar a amplitude dos movimentos e evitar a limitação causada pelo sedentarismo. Os alongamentos devem ser feitos como forma de prevenir dores nas costas, e não para conter uma crise. Segundo o ortopedista Wilson Dractu, do Hospital Beneficência Portuguesa, alongar a musculatura da parte posterior da coxa é especialmente importante para proteger a coluna.
Não exagere nos medicamentos

Não exagere nos medicamentos

Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios podem ajudar a atenuar as dores nas costas. Como qualquer remédio, porém, o uso dessas substâncias sem acompanhamento médico deve ser feito com cuidado. “Esses medicamentos podem aumentar o risco de dor no estômago e insuficiência renal”, diz Carlos Henrique Ribeiro.
Saiba a hora de procurar um médico

Saiba a hora de procurar um médico

De acordo com Carlos Henrique Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira da Coluna, dores nas costas devem levar uma pessoa ao médico se passarem a configurar um problema crônico, isto é, quando persistem por mais de quinze dias ou quando os medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios deixam de fazer efeito. "Negligenciar o problema desencadeia limitações na vida do indivíduo, como dificuldades em exercer as atividades profissionais e de lazer", diz Carlos Henrique Ribeiro. Além disso, se uma pessoa não fizer nada em relação à dor crônica, é possível que, no futuro, o único tratamento seja cirúrgico.

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS