◘ COAF DETECTOU MOVIMENTAÇÃO DE 51,9 BILHÕES SUSPEITOS E NÃO SE MANIFESTOU.


O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Antonio Gustavo Rodrigues depõe na CPI da Petrobras - 07/07/2015
PARA MIM O COAF FOI OMISSO E NEGLIGENTES, POIS QUALQUER CIDADÃO QUE FAÇA UMA MOVIMENTAÇÃO BANCARIA DE ALTO VALOR OU ESTRANHA SEM A DEVIDA EXPLICAÇÃO DA ORIGEM DO RECURSO, O  SETOR FINANCEIRO  DEVE COMUNICAR AO COAF. PORTANTO O COAF DETECTOU MOVIMENTAÇÃO DE 51,9 BILHÕES E FICOU CALADINHO...  PORQUE?

 Coaf detectou R$ 51,9 bilhões em operações suspeitas da Lava Jato

Presidente do órgão depôs nesta terça-feira à CPI da Petrobras e se queixou da falta de estrutura


O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, Antonio Gustavo, na CPI da Petrobras(Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues, disse nesta terça-feira à CPI da Petrobras que o órgão detectou movimentações suspeitas em torno de 51,9 bilhões de reais no esquema da Lava Jato. 

Ao todo, o Coaf analisou movimentações de 27.500 pessoas e emitiu 267 relatórios aos órgãos de investigação. 

O valor financeiro, disse ele, é uma aproximação, dada a complexidade das transações analisadas.

LEIA TAMBÉM:


Apesar de personagens como os doleiros Alberto Youssef e Nelma Kodama terem movimentado milhões de reais por mais de uma década, o presidente do Coaf negou que o órgão tenha falhado: de acordo com ele, as investigações da Lava Jato começaram justamente depois de o sistema financeiro ter apontado operações atípicas e comunicado o Coaf.

Rodrigues também se queixou da pequena estrutura de que dispõe para fiscalizar bilhões de operações financeiras anualmente. 

O órgão tem apenas nove analistas, em um total de 45 funcionários. 

"O problema é o que estamos falando de nove analistas. 

Uma pessoa, para o Coaf, é 10% dos analistas", disse ele. 

Para o presidente, o ideal seria uma estrutura com o dobro do tamanho, "para começar".

Ele afirmou que o Coaf atua em consonância com os parâmetros internacionais e, embora tenha uma estrutura menor do que a ideal, consegue cumprir sua tarefa com eficácia. 

O problema, diz ele, vem na etapa seguinte: "A gente tem uma cultura que tem uma dificuldade enorme em punir. 

A gente não pude ninguém". O presidente do Coaf afirmou que Youssef era "famoso" e já havia sido investigado pelo órgão, assim como outros personagens do escândalo. 

Para ele, o trabalho do conselho é "enxugar gelo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GESARA EM FASE DE ATIVAÇÃO Beloved Brothers. EU SOU SAINT GERMAIN

  Beloved Brothers. EU SOU  SAINT GERMAIN     Gesara está em fase final de ativação. Em alguns países é mais rápido, em outros é mai...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS