A “Defense Advanced Research Projects Agency” anunciou um
projeto com o “U.S. Army Research Office” para o desenvolvimento de uma nova
tecnologia de biossensores que podem ser implantados na pele.
A Profusa, uma empresa de San
Francisco, recebeu a bolsa de 7,5 milhões de dólares da DARPA para liderar o
desenvolvimento.
O exército dos EUA está interessado
em desenvolver a tecnologia para ajudar na monitorização em tempo real dos
sinais vitais de um soldado quando este se encontra em combate.
Segundo o Digital Trends, o CEO da
Profusa, Ben Hwang, aponta: “A visão da Profusa é substituir um “point-in-time
chemistry panel”, que mede vários sinais como oxigénio, glicose, lactato,
ureia, etc, por um biossensor que proporciona um fluxo contínuo de dados sem
fios”.
O exército dos EUA espera que esta
tecnologia venha a melhorar a eficiência das missões e fornecer informações em
tempo real que permitiram resolver rapidamente vários problemas de saúde.
A abordagem da Profusa vai passar por
um biossensor implantado na pele que será supostamente capaz de superar a
natural rejeição do material estranho por parte do organismo. Os sensores serão
feitos de um “hidrogel inteligente” semelhante ao material das lentes de
contacto.
Os sensores serão implantados dois a
quatro milímetros debaixo da superfície da pele e terão apenas três a cinco
milímetros de comprimento.
Com apenas 500 microns de diâmetro,
os sensores são minúsculos, e conseguir compactar toda esta tecnologia num
dispositivo tão pequeno é um feito impressionante.
Cada biossensor será
flexível e poderá ficar implantado durante dois anos.
O sensor terá também ligação a uma
aplicação de smartphone, fornecendo aos utilizadores informações em tempo real.
Segundo o Digital Trends, alguns
críticos já vieram afirmar que este tipo de tecnologia vai deixar o governo a
simples passos de utilizar sensores implantáveis que que poderão violar a
privacidade.
A Profusa responde, apontando que a tecnologia poderá também ser
utilizada para gerir doenças crónicas como a diabetes.
Fonte: Digital Trends
AUTOR: JOSÉ RAMALHO
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