Medida permitirá ao Banco Central aumentar o
controle sobre as operações de crédito com garantias. Registros passarão a ser
obrigatórios a partir de 31 de outubro deste ano.
O Banco Central autorizou nesta
quinta-feira (9) a BM&FBovespa, a Cetip e o Serasa a criarem um sistema
para registrar operações de crédito que tenham imóveis urbanos e veículos como
garantia.
Com essa decisão do BC, a partir do dia 31 de outubro,
os bancos terão que registrar em um dos três sistemas todos os dados de imóveis
e veículos dados como garantia de empréstimos e financiamentos.
Esses dados vão incluir, por exemplo, avaliação do
imóvel, nome do comprador, nome do vendedor e valor do financiamento.
A criação do sistema foi autorizado em 2012 por uma
resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN).
A medida
O principal objetivo da medida, informou o
Banco Central, é aumentar o monitoramento da autoridade monetária sobre o
sistema de crédito.
De acordo com o chefe do Departamento de Operações
Bancárias e de Sistema de Pagamentos do BC, Flávio Túlio Vilela, será possível,
com essas novas informações, identificar se algum banco fez um financiamento
que não é proporcional ao tamanho do imóvel ou veículo dado como garantia.
Ao longo prazo, explicou, a medida tornará o sistema de
crédito mais sólido e levará à redução dos custos desses empréstimos.
"Ao longo do tempo, esse sistema reduz o risco e
aumenta a segurança do sistema. Ao longo do tempo, isso reduz os custos",
afirmou.
Vilela explicou, ainda, que os dados só estarão
disponíveis para o Banco Central e um banco não terá informação sobre as
garantias dadas a outros bancos.
O registro dessas garantias será cobrado, pelas
empresas, dos bancos, mas o diretor de regulação do Banco Central, Otávio
Damaso, não acredita que esse custo vai gerar custo extra para o consumidor ou
aumentar juros cobrados nessas operações.
"Pelo contrário, ao longo do tempo isso gera mais
segurança e reduz custos", disse.
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