
Dez anos atrás, hoje, o primeiro artigo sobre a Arte da masculinidade foi ao vivo.
É difícil acreditar que estive neste uma década!
Comecei AOM em janeiro de 2008, quando eu era um 25-year-old, estudante de direito do segundo ano. A idéia do site surgiu poucos meses antes que, quando eu estava em uma livraria Borders (RIP) visitando as revistas, tendo uma pausa de estudar. Como eu estava examinando as manchetes de revistas masculinas, percebi que cada mês você poderia esperar os mesmos tipos de artigos nesses trapos: Como obter Six-Pack Abs, Sex Posições Você deve tentar hoje à noite, mais fresco Carros do Ano, exóticas Trips cada um levaria, A camisola de $ 1.000 você deve comprar este Inverno.
Como um estudante quebrou, casado, o estilo de vida dessas revistas promovido não ressoam comigo. Mas o mais importante, a sua ideia de ser um homem apenas senti superficial e tocou oco.
Foi então que a ideia surgiu-me: "Por que eu não começar uma revista masculina que eu gostaria de ler?"
Eu percebi que eu poderia simplesmente gastar alguns dólares para um nome de domínio e hospedagem e gerir o site em WordPress, que estava livre. Peguei o caderno Moleskine eu carregava no bolso de trás, e ali mesmo na seção de revistas em Borders, comecei a rabiscar ideias para o tipo de conteúdo que eu tenho sobre este novo blog. Então eu comecei a debater idéias sobre o que chamá-lo. Eu tinha lido um livro de volta na faculdade chamada The Manly Arts, que era de cerca do século 19 sem luvas de boxe. Eu achei que soava legal, mas não era bastante lá.
Eu brinquei com as palavras.
Como sobre "Arte da masculinidade"?
Que tinha um anel para ele. Bingo!
Agora, o que o logotipo ser? Porque cada publicação precisa de um logotipo, depois de tudo.
Cumprindo com a inspiração pugilismo, eu fui com guiador-bigode, campeão da desencapado-junta do mundo, John L. Sullivan.
Fiquei animado com essa idéia.
Esperei até finais de inverno foram mais para começar a trabalhar nele. Desde que eu era um estudante de direito quebrado, eu não podia dar ao luxo de contratar um web designer, então eu fiz isso sozinho. Eu não sabia nada de HTML, CSS ou PHP - conhecimento que vem a calhar quando concepção de um site - mas através de tentativa e erro e um monte de Googling, eu tenho a coisa criada.

Veja como o site olhou em Janeiro de 2008. Não foi bonito, mas tenho o trabalho feito. Hey, lembra feeds RSS? Vamos trazê-los de volta!
Eu, então, definido para escrever artigos. Apesar do nome, eu não tinha a intenção para o site ser sobre sexo, mas sim para ser um blog sobre crescer bem, visando as necessidades particulares dos homens. Eu imaginava concentrando-se no tipo de habilidades práticas e know-how útil meu avô tinha encarnado, mas que parecia ter desaparecido.
Para o ano antes, eu tinha sido barbear utilizando uma escova de cabelo de texugo e de um aparelho de barbear, que eu tinha pego por US $ 10 em uma loja de antiguidades em Vermont. Eu gostei do ritual e da economia de barbear old-school e percebi outros caras gostaria de saber sobre isso também. Assim, o primeiro artigo que eu já publicado sobre OMA foi "Como Shave como seu vovô."
Porque eu estava equilibrando escola, revisão da lei, e trabalhando em um emprego a tempo parcial, eu só tinha tempo para publicar artigos 2-3 vezes por semana. Eu acordava de manhã cedo e escrever por uma hora antes de eu sair para a escola para o dia, e, em seguida, quando eu terminei de estudar à noite, eu chip em um pouco mais de tempo na OMA.
Mesmo assim, foi difícil para mim manter-se com o site sozinho, e Kate felizmente ofereceu para me ajudar a escrever e editar conteúdo. Com seu fundo na história (ela estava ensinando história faculdade e humanidades, quando eu estava na faculdade de direito) e mestrado em religião, ela tinha um monte de insights interessantes, uma edição olho incomparavelmente aguçada, e um talento estelar para pesquisar e escrever. Juntos, nós percebemos que seria bom para adicionar um pouco mais de conteúdo histórico e filosófico para o local, para dar o contexto para por que certos conjuntos de habilidades e mentalidades devem ser desenvolvidas. O resultado foi a nossa primeira série, que explorou lista de 13 virtudes de Benjamin Franklin.
Para os primeiros dois meses, o local foi provavelmente lido por apenas minha família, alguns amigos, e talvez alguns estranhos aleatórios que tropeçavam. Mas eu não me importei. Eu estava me divertindo e proporcionou uma saída criativa e pausa de meus estudos.
Alguns meses mais tarde, no entanto, eu experimentei um golpe de sorte feliz.
Esse artigo barbear que eu escrevi para lançar o site acabou na primeira página do Digg.com, que volta no dia foi um dos sites de maior tráfego na web. Milhares de pessoas começaram a chegar ao meu blog apresentável. Assim, muitos, de fato, que ele caiu do site.
Eu, é claro, estava excitado. Depois de obter o site on-line novamente, o tráfego continuou chegando. As pessoas que viram o artigo no Digg postou-lo para reddit e del.icio.us (RIP), e que enviou ainda mais o tráfego. Lifehacker postou um trecho em seu site e enviou ainda mais gente lá.
Pensei em experimentar este agradável explosão de tráfego, mas eventualmente AoM iria voltar a ser um outro pequeno posto avançado na web. Mas mais artigos fez para a primeira página do Digg, e as pessoas continuavam a voltar.
Eu comecei a receber e-mails de homens dizendo como eles foram tão feliz de encontrar publicação dos homens que não publicou o material superficial revistas de outros homens fizeram. Foi quando eu comecei a perceber que talvez eu era sobre a algo com OMA.
E o site continuou a crescer.
No momento em que me formei escola de lei, fui fazer durar bastante dinheiro a partir do site, que executá-lo em tempo integral era uma opção. Eu não tomar a mergulhar imediatamente ( você pode ler mais sobre esse processo aqui ), e embora eu decidi não fazer o exame bar, tomei um trabalho corporativo no campo legal. Finalmente, em 2011, três anos depois de começar a OMA, eu parei esse trabalho e começou a fazer AOM-tempo integral.
Desde então, temos publicado alguns livros, trazidos em nosso primeiro e único funcionário em tempo integral (que continuam a ser uma magra e equipe de três dizer), começou, parou e recomeçou um podcast , se envolveu em YouTube para alguns anos, lançou uma loja de e-commerce , e, recentemente, desenvolveu uma plataforma para ajudar as pessoas a colocar em ação as coisas que tenho escrito sobre todos estes anos: a vida árdua . Já não é apenas um blog, se isso nunca foi realmente a palavra certa para OMA. Tudo o que é, o que começou como um hobby, tem crescido em um dos site de estilo de vida maiores dos homens os independentes na web, que recebe 12 milhões de pageviews e mais de 2 milhões de podcast downloads por mês.
Ele certamente tem sido um passeio selvagem e divertido!

Antes Depois. Durante a última década, eu ganhei um bigode e um pouco de músculo, e meu cabelo está ficando realmente cinza - que é o que acontece quando você faz a sua vida na internet.
Se você tivesse que dizer 25 anos de idade me que a idéia de que ele tinha pelo Borders acabaria onde está hoje, ele teria rido e chamou-lo louco.
Ao longo desta jornada totalmente inesperado, eu fiz o meu melhor para manter um nível cabeça e perspectiva humilde.
Sinto-me humilde, porque eu sou um grande crente no papel subestimado da sorte em nossas vidas. Se AOM não tinha chegado ao local certo quando blogging estava explodindo, e enquanto Digg era tão grande, estaríamos onde estamos hoje? Provavelmente não. Enquanto Kate e eu temos trabalhado incrivelmente difícil, nós também tivemos muita sorte.
Sinto-me humilde porque eu nunca pensei, e ainda não penso em mim como um especialista em masculinidade. Eu não tinha grande visão para esta coisa quando eu comecei isso, nem eu começar com uma filosofia clara sobre o que significava ser um homem. Eu só sabia que o que estava sendo posto para fora para os homens foi sem graça e pensei que eu poderia procurar uma alternativa melhor.
Na verdade, a Arte da masculinidade tem sido a minha desculpa para aprender sobre coisas que me interessa ou vai me fazer melhor, e eu fui aprendendo e crescendo junto com todos os outros. Eu simplesmente tentou compartilhar as coisas que eu aprendi o melhor que pude na esperança de que outros iriam achar útil em sua própria jornada para se tornar os homens que querem ser.
Através deste processo, eu tive a oportunidade de aprender novas habilidades, bem como aprender o que masculinidade significa do ponto de vista da filosofia, história, psicologia e antropologia. Se você voltar longe o suficiente para os arquivos , você pode tipo de ver uma evolução no meu pensamento e como homem. Em vez de tentar chegar a alguma nova idéia de masculinidade, eu descobri através de pesquisar e escrever que nós simplesmente necessário para ressuscitar uma ideia perdida de masculinidade que sempre tive - um que gira em torno de maturidade e competência, e requer uma vida de excelência, honra e virtude.
Eu também me sinto humilhado por causa dos e-mails e cartas Kate incrivelmente positivo e encorajadores e que recebi ao longo dos anos de leitores e ouvintes que já nos contaram o impacto AoM teve sobre eles. Eles compartilharam como nosso conteúdo tem assistido-los em diferentes épocas de suas vidas, ajudando-os a estudar e organizar o seu tempo na faculdade, encontrar o propósito de sua vida depois de se formar, tomar a iniciativa de pedir a alguém em uma data (que em pelo menos um caso levou a um casamento!), balance uma entrevista de emprego, depressão batalha, lamentar a perda de um ente querido, crescer como um marido, e se tornar um pai melhor. Homens de todo o mundo nos disseram que AoM os inspirou a se vestir melhor, praticar boas maneiras, juntar as forças armadas, descobrir novos hobbies, mudar de emprego, e começar a se exercitar,
Minhas cartas favoritos são daqueles que começou a ler o site quando eles estavam na escola e tê-lo usado como um recurso através da faculdade, conseguir o primeiro emprego, namorar, casar, comprar uma casa, e acolher um novo bebê para a família. Com esses caras, nós meio que cresceram juntos, o que é muito legal.
Devido à forma como as pessoas deixar AOM em suas vidas eo efeito que teve sobre eles, Kate e eu honestamente têm obcecado e estressado a cada ano, a cada mês, a cada semana, e cada dia sobre a manutenção de qualidade, integridade e os valores da OMA. Nós nunca queremos deixar as pessoas para baixo, e nós sempre tentamos gerir o site tratar as pessoas da maneira que gostaríamos de ser tratados. Isto significou continuar a investir tempo sério em pesquisar e escrever conteúdo útil, interessante, e dizer não para rotas populares para o sucesso e status, mesmo que eles possam ter um retorno de curto prazo: mantivemos a totalidade dos artigos em nosso e-mail boletim informativo em vez de fazer as pessoas clicam para o nosso site, rejeitou grandes ofertas de anúncios de marcas esboçado e anúncios intrusivos de qualquer tipo, evitou clickbait, e recusou várias ofertas para tornar AOM em um programa de televisão (que sempre envolve desistir de algum controle criativo eo risco de manipuladores de emburrecimento e comprometer os valores da OMA). Nós sentimos como nossa relação com os seguidores de OMA é uma confiança sagrada, e nunca quer violar essa confiança, mesmo que isso signifique que não será tão grande ou fazer tanto dinheiro.
Finalmente, sinto-me humilde, porque eu sei AOM não chegar onde ele é por causa dos meus esforços. Eu tive uma tonelada de ajuda ao longo desta década passada, e essas pessoas todos merecem um sincero obrigado:
Em primeiro lugar, obrigado a Kate. Obrigado por ser meu parceiro no crime nesta coisa louca. Sua pesquisa, edição e habilidades de escrita trouxe um polonês e profundidade para AOM que não teria sem você. Obrigado também por sua ajuda em manter o controle dos detalhes e doodads que deve ser feito para manter o site indo em uma base diária. Eu te amo, Mate Mulher.
Para Jeremy Anderberg. Jeremy foi nosso único funcionário em tempo integral e nosso editor-chefe, o Podcast Producer, e consumada macaco-de-toda-obra aqui no AOM durante os últimos cinco anos. Acredite ou não, ele conseguiu o emprego porque ele deixou um comentário sobre a sua convicção lado como um editor em um post de blog que fizemos sobre o tema . J, obrigado por todas as behind-the-scenes trabalho que você faz para manter AoM indo e prosperando. Sua escrita, edição, gerenciamento de podcast, e trabalho administrativo ter sido inestimável para o site. Mais importante ainda, você é apenas um cara legal e um prazer absoluto trabalhar com ele.
Para todos os nossos colaboradores de conteúdo regulares, passados e presentes. Antonio Centeno (artigos de estilo), ted slampyak (ilustrações impressionante viris do vintage), Kyle Eschenroeder (impressionante de carne, conteúdo filosófico), Marcus Brotherton (lições da Segunda Guerra Mundial), Creek Stewart (teor de sobrevivência), Patrick Hutchinson (how-to primers), Jordan Crowder (vídeos do YouTube), John Corcoran (habilidades sociais e de redes), Darren Bush (habilidades ao ar livre) e Matt Moore (alimentos e cozinhar). Suas contribuições têm ajudado milhões de homens em todo o mundo. E para todos os outros que contribuiu com um artigo convidado ao longo dos anos - obrigado por compartilhar suas idéias com os nossos leitores. O site é mais rica por causa de você.
Eric Granata . Eric é um companheiro Okie que foi lendo o site desde 2008. Em 2009, ele começou a me ajudar com o design do site e outras desenvolvimento back-end web para tornar o site olhar e executar melhor. Ele também foi instrumental na obtenção de nossa loja on-line indo com sua posição no Promotions Robyn em CCA . Além de tudo isso, ele e sua esposa têm ajudado na produção de vários de nossos livros auto-publicados. Eric, obrigado por sua parceria e amizade de todos estes anos. AOM tem suas impressões digitais por toda parte.
Jon Daley. Jon é a nossa cara servidor. Após meu site mantidos falhe devido ao alto tráfego nos primeiros anos da OMA, mudei para empresa de hospedagem de Jon, Lime Daley . É graças a ele que o site é até 24 horas por dia. Ele também fez um monte de behind-the-scenes trabalhar na otimização do site, para que ele funcione melhor. Jon, obrigado por seu profissionalismo e todas as madrugadas que você colocou para ajudar AOM com atualizações e re-design.
Encore Fulfillment. Se você comprou algo do AOM loja, foi provavelmente preenchido por Encore Fulfillment em CCA. (Foi ROBYN para os primeiros anos.) Kyle Thompson e Daniel Webb própria empresa. Eles são dois rapazes com um monte de unidade e profissionalismo. Kyle e Daniel, obrigado pela sua ajuda como o AOM loja cresceu e com a sua ajuda na TSL.
Shannon Bolt. Se você topar com um problema com uma ordem do AOM loja, você provavelmente já interagiu com Shannon. Ela é o nosso apoio ao cliente. Ela também passa a ser a minha irmã mais velha. Shannon, obrigado por cuidar dos clientes da AoM com classe e profissionalismo.
Mike Anderson. Em 2009, eu coloquei a nossa primeira t-shirt OMA. Honestamente, não era muito bom. Alguns meses mais tarde, um leitor chamado Mike Anderson estendeu a mão para mim e disse que amava o local, mas o nosso t-shirt foi terrível. Mike passou a possuir um gráfico biz tee impressão e marca de roupa, Tankfarm & Co . Ele projetou um conjunto de melhor olhando T para nós e temos vindo a trabalhar com ele desde então em nosso vestuário. Mike e seu irmão, mesmo hospedado um livro que assina em sua loja em Seal Beach, CA e me permitiu conhecer várias centenas de você. Obrigado Mike para seus projetos criativos, e por toda sua ajuda e apoio ao longo dos anos. Você tem sido um prazer trabalhar com ele.
Derek Hart. Meus Photoshop e gráficos habilidades de design são terríveis, então eu tive que contar com o talento de Derek Hart. Esses realmente bons cabeçalhos artigo olhando e imagens Instagram que nós Post? Aqueles eram feitas por ele. Além de ajudar-nos no OMA, Derek tem sido fundamental na concepção da vida árdua, incluindo projetar todos os seus emblemas. Derek é sempre capaz de pregar o ethos OMA, e é incrivelmente confiável e ótimo para trabalhar.
Patrocinadores e agências de publicidade. Executando um site tão grande como AoM requer dinheiro. Para mantê-lo livre, temos contado com publicidade e afiliados para rentabilizar o site. Mas nós sempre tentamos garantir que o site não é invadida por anúncios, e que os anúncios que são mostrados não contradizem o ethos na OMA. Temos tido a sorte de trabalhar com algumas agências de publicidade que já respeitados nosso público, e nossa filosofia sobre isso, enquanto trabalhando duro para campanhas publicitárias terra para nós, para que possamos manter o nosso foco na criação de conteúdo. Nos dias anteriores, essa agência foi Federated Media(shoutouts quentes para Charles Brack e canecas Buckley!). Estes dias, UrbanDaddy lida com o inventário de anúncios no site, enquanto anúncio intermediário lida com nossos anúncios de podcast. Ambas as agências têm sido ótimo trabalhar com, e grandes graças a eles para todo o trabalho duro que eles fazem para nos ajudar a manter AoM crescendo e prosperando.
Huckberry . Se você está lendo AoM nos últimos 8 anos ou mais, você provavelmente sabe sobre esses caras! Estivemos uma filial deles desde caminho de volta quando seus fundadores, Andy e Richard, estavam correndo a empresa fora do seu apartamento. Tem sido divertido vê-los crescer para o gigante que são hoje, e eles sempre nos trataram como ouro. Sinceros agradecimentos a todas as pessoas da categoria A que já trabalharam com pelo HB HQ ao longo dos anos.
Lab Creative Audio. Eles editar nossos podcasts para que eles som bom. Graças a vocês por todo o trabalho que você faz para melhorar a experiência do ouvinte.
Por último, mas não menos importante, um profundo, saudável, sincero obrigado aos nossos leitores e ouvintes! Se todos não estavam lendo o site, e ouvir o podcast, AOM não existiria! Obrigado a todos que tem estado conosco desde o início e ter ficado com a gente e, graças a aqueles que se juntou a nós ao longo do caminho. Você tem um escolhas bajillion para conteúdo on-line, de modo que apreciam e são humilhados que somos um dos lugares que você visitou. Obrigado por suas cartas de encorajamento e apreço ao longo dos anos. É realmente significou muito. E obrigado por compartilhar nosso conteúdo com seus amigos e familiares. Nós nunca tomar seu apoio para concedido, e que nunca vamos nos esforçar para ficar digno dela.
Como eu disse anteriormente, essa coisa tem sido um passeio selvagem e divertido, e eu estou ansioso para compartilhar os próximos dez anos com você.
Fique viril!
O post Celebrando o aniversário de 10 anos de A Arte da masculinidade! apareceu pela primeira vez em A Arte da masculinidade .
Podcast # 368: A coragem e resistência de Ulysses S. Grant
Por Brett em 04 de janeiro de 2018 11:51Ulysses S. Grant é uma figura histórica que é frequentemente retratado em uma luz não muito lisonjeiro. Muitos norte-americanos conhecem como um homem de negócios bêbado, inepto que se viu empurrado para generalato durante a Guerra Civil e levou a União a vitória não por causa de seu gênio militar, mas simplesmente porque ele passou a ser do lado que tinha mais homens e armas. A história, em seguida, diz que Grant transformou seu sucesso militar em uma carreira na política, onde liderou uma administração presidencial não atolada em corrupção, e mais tarde morreu pobre.
Essa é a história muitas vezes você ouve sobre Grant. Mas meu convidado de hoje argumenta que esta interpretação comum não vem perto de capturar a complexidade deste líder americano. Na verdade, se você olhar para Grant mais de perto, você pode encontrar um brilhante exemplo de coragem, resistência e dignidade silenciosa.
O nome do meu hóspede é Ron Chernow, e ele é o autor de vários best-sellers, biografias seminais, incluindo aqueles sobre Alexander Hamilton , George Washington , e John D. Rockefeller . Em seu mais recente biografia, Grant , ele treinou sua lente sobre a vida de Ulysses S. Grant. Ron e eu começar nossa discussão falando sobre educação de Grant e como isso influenciou sua imperturbável personalidade, ainda passiva. Nós, então, discutir a extensão real do alcoolismo de Grant, como ele machucá-lo ao longo de sua carreira, e como ele conseguiu ao longo de sua vida. Ron, em seguida, explica como alguém que tinha uma personalidade tão passiva e concurso desenvolveu uma nova estratégia militar agressiva que serviria como um modelo para a guerra moderna. De lá, olhar para as lições que podem ser aprendidas a partir da maneira Grant tratado rendição de Lee em Appomattox Court House.
Nós, então, discutir a presidência de Grant, incluindo se Grant era o culpado pela corrupção em sua administração e os sucessos frequentemente esquecido que ele tinha enquanto presidente. Terminamos nossa conversa com o argumento de que tranquila, profissionalismo digno de Grant é um exemplo muito necessário no mundo chamativo e excessivamente auto-promocional de hoje.
Mostrar Destaques
- Como é que Chernow decidir quem passar anos pesquisando e escrevendo?
- Por que Grant passar despercebidos como um presidente e um general?
- Como Grant vir por seu temperamento notoriamente legal?
- Como o "S" de Ulysses S. Grant surgiu
- Qual foi Grant como como cadete de West Point?
- O papel de Grant na Guerra Mexicano-Americana
- Como Grant conseguiu diferenças políticas pessoais com sua família e amigos
- incursões de Grant no mundo dos negócios
- A verdade sobre o alcoolismo de Grant
- O que Grant fazer de forma diferente de outros geral da União?
- Como Grant introduzido guerra moderna
- Como Robert E. Lee e do Sul respondeu a Conceder
- Será que Grant realmente quer ser presidente depois da Guerra Civil?
- A corrupção na Casa Branca de Grant
- Que sucessos que Grant tem como presidente?
- Onde Grant está entre as "melhores presidentes" listas
- A vida de Grant depois da presidência
- Por Grant decidiu escrever suas memórias
- O que permanece convincente sobre Grant em nossa era moderna?
Recursos / Pessoas / artigos mencionados no Podcast
- Livros de Ron Chernow
- A Grant Lição aprendida sobre o medo na Guerra Civil
- 43 livros sobre a guerra cada homem deve ler
- A Guerra Mexicano-Americana
- Os melhores presidentes na história, Classificação
- Seja seu próprio Tyrant: Chaves de Rockefeller para o Sucesso (baseado em grande parte na biografia de Chernow)
- O memórias pessoais de Ulysses S. Grant
Grant foi um prazer absoluto para ler. A capacidade narrativa de Chernow brilha em toda esta biografia. Você aprender muito sobre um momento importante na história americana, mas você se sentir como você está lendo uma história envolvente. Eu recomendo pegar uma cópia.
Ouça o Podcast! (E não se esqueça de nos deixar um comentário!)
Ouça o episódio em uma página separada.
Inscrever-se para o podcast no player de mídia de sua escolha.
Patrocinadores Podcast
ZipRecruiter. Encontrar os melhores candidatos de trabalho, colocando o seu trabalho em mais de 100+ dos principais sites de recrutamento de trabalho com apenas um clique no ZipRecruiter. Obter a sua primeira publicação gratuita, visitando ZipRecruiter.com/
Começando Força Treinamento Online. Nos últimos dois anos, eu tenho trabalhado com Iniciando treinador de força Matt Reynolds na minha formação barra. Nesses dois anos, eu ganhei 40 libras de músculo enquanto toma uma polegada fora da minha cintura e eu bati PRs que eu nunca pensei que eu ia bater na minha idade. Se você quiser ficar mais forte e mais saudável, começar com Iniciando Força Treinamento Online. Ir para aom.is/startingstrength e usar AOMPODCAST código no checkout para economizar US $ 50 em seu registro.
QI saúde. Saúde IQ usa a ciência e os dados para garantir taxas mais baixas em seguro de vida para as pessoas preocupadas com a saúde. Para ver se você se qualifica, obter o seu orçamento gratuito hoje em healthiq.com/MANLINESS ou mencionar a virilidade código promocional quando você falar com um agente.
Clique aqui para ver uma lista completa dos nossos patrocinadores de podcast.
Gravado com ClearCast.io .
Leia a transcrição
Em breve!
O post Podcast # 368: a coragem e resistência de Ulysses S. Grant apareceu pela primeira vez em A Arte da masculinidade
©º°¨¨°º©©º°¨¨°º© ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º© ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©©º°¨¨°º
██▓▒ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒

Nenhum comentário:
Postar um comentário