☼ PSD ganha musculatura com adesão de Raimundo Colombo

 Extraído de: ABC Politiko - Linha Direta com o Poder   Da Redação

Brasília - O PSD do prefeito paulistano Gilberto Kassab e da senadora Kátia Abreu (TO) está ganhando musculatura e contabiliza adesões de peso esta semana: o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o deputado licenciado Jorge Bornhausen, que é secretário de Colombo. No domingo, em nota publicada em seu site, o governador anunciou sua saída do DEM para integrar o novo partido criado no mês passado. Ele aguardava uma possível fusão entre o DEM e o PSDB, que foi descartada pelos caciques tucanos, como condicionante para permanecer no Democratas.

 Veja►►

Em seis parágrafos, o governador argumenta que a sociedade anseia por um novo caminho político e que "homem público nenhum pode ignorar esse chamamento". "O que nos une, a partir de hoje, é o desafio de construir um projeto em sintonia com a sociedade de Santa Catarina e do Brasil", diz o governador no texto intitulado "Nota à Sociedade Catarinense".

Raimundo Colombo vinha sendo cortejado por Kassab desde o início do ano, quando o governador negociava sua ida para o PSB. Após o anúncio da refundação do PSD, Colombo foi procurado por dirigentes do DEM para ficar no partido e conter assim a "sangria" causada com a saída de correligionários. No entanto, o governador havia deixado claro que a fusão entre DEM e PSDB era sua condição para permanecer na legenda.

"As dificuldades que encontramos nesse percurso, nos levaram a formar forte convicção da necessidade de se construir um novo partido político no Brasil. Por isso, iniciamos agora, a mais extensa e abrangente consulta às nossas bases para, juntos, edificarmos os pilares desse novo momento em direção ao Partido Social Democrático, o PSD", diz na nota.

Com a saída de Colombo, o DEM tem agora apenas um estado sob seu domínio: o Rio Grande do Norte da governadora Rosalba Ciarlini. E o PSD ganha o segundo governador. O primeiro a aderir foi Omar Aziz, do Amazonas. "O momento pelo qual o Democratas de Santa Catarina atravessa é bom e vitorioso. Poderíamos, facilmente, nos acomodar sobre essa auspiciosa situação. Mas, quando a sociedade nos mostra a necessidade de um novo caminho de forma tão clara, homem público nenhum pode ignorar esse chamamento", justifica Colombo.

União compulsória
Enquanto não conseguem estancar a sangria de deserções de seus quadros, lideranças do DEM e do PSDB defenderam nesta segunda-feira a proposta de formalização de uma "união compulsória" para as eleições municipais de 2012. A ideia tem sido estudada pelos dois partidos para fortalecer a oposição aos partidos da base de apoio do governo federal. Por enquanto, a iniciativa de uma fusão entre os dois partidos teria sido descartada. "Os partidos têm de estar unidos, principalmente nas grandes cidades de todo o Brasil", defendeu o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), que participou da posse do novo secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.

A proposta de uma "união compulsória" visa criar alianças municipais onde o PSDB tenha o apoio do DEM nas cidades onde for mais forte e vice-versa. "Quando o PSDB estiver melhor posicionado, o DEM abre mão. Quando o DEM estiver melhor posicionado, o PSDB abre mão", defendeu o líder do DEM, que destacou que a ideia irá fortalecer a oposição para as eleições de 2014.

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), também presente na solenidade, encampou a proposta. "O casamento está feito e, pela minha vontade, onde o PSDB for mais forte o DEM vai apoiar", disse.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), considerou "natural" a aliança entre as legendas, mas foi menos efusivo do que as lideranças do DEM. "Na eleição municipal, respeitando a singularidade de cada município, procuramos caminhar juntos", disse, após o evento. "Eu acho que essa é uma aliança natural, em que temos um pensamento comum para o Brasil."

Alckmin considerou ainda que não é o momento de se realizar uma fusão entre PSDB e DEM, mas considerou que o caminho é de formação de uma sólida aliança. ACM Neto disse que uma fusão "não está em pauta" Na semana passada, o governador havia defendido um debate sobre a fusão das duas siglas
.
(Com agências)
 ▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

TERREMOTOS NA VENEZUELA: CERCA DE 45.000 PESSOAS DADAS COMO DESAPARECIDAS.

  Pessoas procuram vítimas em meio aos escombros de um prédio que desabou, após terremotos em Caracas, Venezuela, em 25 de junho de 2026. RE...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS