Se você já ficou dividido entre seguir uma causa e correr atrás do dinheiro, talvez tenha chegado à pergunta:
Para alguns, esta ideia pode parecer absurda, mas para uma nova geração de empreendedores, gerar resultado financeiro não é mais suficiente. Eles acreditam que é possível fazer a diferença no mundo e ganhar dinheiro. Por isso, abrem empresas que oferecem soluções de mercado às questões sociais. É o que se chama de negócios sociais.
O Projeto Brasil27 surgiu com o propósito de encontrar e entender o mais promissor modelo de negócios sociais de cada um dos 27 estados do Brasil. Queremos que o Brasil27 seja um processo colaborativo de criação, no qual qualquer pessoa interessada possa participar, dar opiniões, discutir, criticar e construir.
Mas, para entender um pouco mais sobre o Brasil27, vou contar brevemente sua origem.
Se está faltando, deixa que a gente faz
O projeto começou quando nós fomos fazer mestrado: o Pedro, em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Cambridge (Inglaterra) e o Fabio, em Gestão da Inovação nas Universidades de Strathclyde (Escócia) e TUHH (Alemanha).
Fabio Serconek e Pedro Vitoriano, idealizadores do Brasil27
Lá, o Pedro entrou em contato com o conceito de negócio social e gostou tanto do assunto que começou a "namorar" a ideia de criar um. Ele buscou referências que o ajudassem neste processo, mas encontrou pouquíssimas que tivessem uma perspectiva de negócios mais pragmática sobre o tema – especialmente no Brasil.
Fabio, desde o início, achou a ideia de iniciar um negócio social fantástica. Após várias conversas, concluímos que, se falta este tipo de referência de apoio para empreendedores sociais no Brasil, por que não fazemos isso? Assim surgiu o projeto.
O projeto consiste em passar por todas as 27 unidades federais do Brasil ao longo de 5 meses, para conhecer, entender e divulgar como esses empreendimentos conseguem, ao mesmo tempo, fazer o bem e ganhar dinheiro. Uma verdadeira jornada.
Fabio e Pedro apresentando o Brasil27 para o Prof. Muhammad Yunus, uma das maiores autoridades mundiais em negócios sociais (maio/2013)
A conquista do Sul
A jornada pelo Brasil dos negócios sociais já começou. Percorremos a Região Sul e agora estamos na Região Nordeste. Depois, seguiremos para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, nesta ordem.
Continua
Nos três estados sulistas, conhecemos negócios sociais realmente inovadores, nas mais diversas áreas, que estão fazendo a diferença na vida dos envolvidos, gerando grande impacto positivo. E a história de seus empreendedores serve de inspiração a cada um de nós.
Conhecemos a Justa Trama, cadeia produtiva na confecção de peças a partir de algodão agroecológico. A iniciativa envolve 700 pessoas de 6 diferentes estados e cobra pelos seus produtos um valor abaixo do que os de outros também provenientes do algodão agroecológico, pois, de acordo com sua presidente, Nelsa Néspolo, "quem produz nossos produtos deve ter a condição financeira de adquiri-los".
Pudemos conhecer a Meritt, startup focada na melhoria da educação do país. De acordo com Alexandre Augusto de Oliveira, um dos sócios, "é um laboratório que dá vida às coisas em que eu acredito e às ideias que eu tinha quando era professor". A atuação da empresa consiste na coleta de dados existentes sobre a educação no Brasil e sua transformação em informações que, uma vez analisadas, tornam-se uma poderosa base de conhecimento que possibilita o planejamento de ações focadas e com maior chance de êxito nos mais diversos níveis do sistema educacional.
Galera da Meritt (startup focada na melhoria da educação do país), caso selecionado em Santa Catarina
Também visitamos a Terra Nova, cujo grande desafio é promover a regularização fundiária de áreas urbanas particulares ocupadas irregularmente. Um assunto delicado, que André Albuquerque, fundador da Terra Nova, tira de letra, pois consegue fazer com que "a comunidade se empodere e queira transformar seu próprio ambiente, sua realidade. Aí que está o instrumento de transformação social. Vamos resolver o problema do mundo se todo mundo se unir para resolver seus próprios problemas."
É possível acompanhar estas e outras experiências pelo site do Brasil27 e pelo caderno Empreendedor Social da Folha de São Paulo, no qual publicamos, às segundas-feiras, um artigo sobre cada um dos 27 casos selecionados.
Faça parte do Brasil27
Em cada uma das visitas aos negócios sociais selecionados, produzimos um vídeo-documentário que explica, de maneira fácil, o modelo de negócios de cada um, bem como conta um pouco da história e motivações dos empreendedores. Para que o maior número possível de pessoas tenha acesso aos vídeos, eles são postados em nosso site, nossa fanpage e no youtube.
Confira abaixo o vídeo que fizemos da Justa Trama (cadeia produtiva na confecção de peças a partir de algodão agroecológico), nosso caso do Rio Grande do Sul.
Para que possamos produzir um vídeo-documentário de cada um dos 27 casos, criamos uma campanha de crowdfunding no Benfeitoria.
Temos até 29 de julho para conseguir o valor solicitado. Até agora, conseguimos R$ 9.745,00 de R$ 15.000,00. E é importante dizer que a campanha funciona no tudo ou nada: ou atingimos a meta ou as pessoas que doaram recebem os valores de volta.
Para cada valor apoiado, há uma recompensa que o benfeitor receberá em casa. É com o valor arrecadado nesta campanha que conseguiremos produzir todos os 27 vídeos. Para colaborar, basta entrar no site do Benfeitoria e contribuir a partir de R$ 20,00. Você estará ajudando a espalhar histórias de gente que está mudando o país hoje, buscando um futuro melhor.
E então, topa vir com a gente?
Nota do editor: Este texto foi escrito em parceria com Pedro Henrique G. Vitoriano, Engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável e Idealizador do Brasil27.
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Descobrindo o Brasil dos negócios sociais
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