A teoria é bem conhecida: se as calotas polares derreterem, o nível do mar vai subir. Mas, na prática, será que conseguimos imaginar nossos cartões postais debaixo d'água? Um ilustrador tentou mostrar o que pode acontecer se o cenário mais extremo de mudanças climáticas se concretizar.
As ilustrações foram feitas pelo artista e pesquisador Nickolay Lamm, da StorageFront.com. Segundo Lamm, as imagens não são apenas concepções artísticas. Elas foram criadas de acodo com o que diz a ciência sobre o impacto do aumento do nível do mar nos EUA. Ele utilizou dados elaborados pelo Climate Central para fazer uma interpretação realista sobre o que pode acontecer com locais importantes da costa oeste americana caso as calotas polares continuem derretendo.
Por e-mail, Lamm conversou com o Blog do Planeta e explicou que as imagens fazem parte de um projeto que começou com uma simulação do aumento do nível do mar na costa leste dos EUA. A ideia do projeto é chamar a atenção para o problema das mudanças climáticas. "O aumento do nível do mar parece tão distante da realidade atual que as pessoas não se importam, ou não acreditam. Ao mostrar como que isso vai acontecer, eu espero manter o problema dos oceanos na mente das pessoas".
Para fazer a imagem, Lamm começou com uma foto principal de locais conhecidos da Califórnia. Depois, ele buscou a localização desse ponto usando ferramentas de mapas na internet, como o Google Earth e o Apple Maps, e cruzou esses dados com mapas topográficos e os dados do aumento do nível do mar do Climate Central. Com uma fórmula matemática, é possível saber onde e como a água vai subir naquele local. "O resultado desse processo são essas iustrações, que dão uma pequena ideia do nosso futuro em potencial", disse.
Em 2006, a revista ÉPOCA também produziu imagens semelhantes, só que para cidades brasileiras. As imagens mostravam cartões postais do Brasil, como a Baía de Guanabara, debaixo d'água. O derretimento das geleiras deve aumentar o nível do mar na maior parte do mundo mas, em algumas poucas regiões do planeta, o mar irá, na verdade, recuar.
Confira abaixo algumas das ilustrações criadas por Lamm.
Venice Beach, Los Angeles, com aumento do nível do mar de 1,5m, 3,5m e 7m.
San Diego, Califórnia, com aumento do nível do mar de 1,5m, 3,5m e 7m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário