A NASA convidou todo mundo para abanar para Saturno na última sexta-feira, 19 de julho, enquanto a sonda Cassini registrava uma imagem do nosso planeta, visto da órbita do “Senhor dos Anéis”, a cerca de 1,4 bilhões de quilômetros.
Ao mesmo tempo, a sonda Messenger, orbitando Mercúrio, também fez uma imagem da Terra, como parte de um projeto da agência norte-americana para mostrar ao mundo como nosso planeta é visto de outros locais do sistema solar.
As imagens podem ser conferidas abaixo, mas qual o significado delas para nós? Para o autor Tariq Malik, editor do site Space.com, as imagens representam primeiro uma maravilha tecnológica, já que coordenar duas espaçonaves diferentes em órbita em dois planetas diferentes, controladas por duas equipes diferentes, para fotografar um terceiro planeta entre elas não é muito fácil.
Em segundo, as imagens mostram claramente o que a NASA pretendia – o lugar exato da Terra no universo. Você e todo mundo que você conhece ou já conheceu vive em uma minúscula ilha em um planeta no vasto oceano do universo. Como o inventor do motor de dobra de “Jornada nas Estrelas”, Zephram Cochrnae, explicou depois de ver a Terra do espaço profundo, ela “é tão pequena”. E é lá onde nós vivemos, em um “pálido ponto azul”, como descreveu o astrônomo Carl Sagan.
A imagem feita de Saturno só foi possível porque o sol está oculto pelo planeta gigante, do ponto de vista da espaçonave. De outra forma, não seria possível registrá-la, já que a Terra seria ofuscada pelo brilho do astro-rei, que inclusive poderia danificar os sensores da Cassini.
A imagem apresentada pela NASA está sendo processada junto com outras que irão compor um mosaico mostrando Saturno, os anéis e a Terra. Devido à complexidade de unir imagens feitas de diferentes perspectivas e de objetos com diferenças de brilho imensas, os cientistas acreditam que a foto composta levará algumas semanas até ficar pronta.
E você? O que pensa e como se sente ao ver estas imagens retratando nosso pequeno planeta? [LiveScience, Space.com, NASA]
Nenhum comentário:
Postar um comentário