As sementes de gergelim apresentam propriedades nutricionais muito amplas: seus altos níveis de minerais (como fósforo, zinco, magnésio e ferro) e vitaminas (como as vitaminas E e B1) auxiliam em nossas funções corporais. Além disso, é uma fonte de proteína de origem vegetal e também esbanja fibras, aminoácidos e ácidos graxos (como os famosos ômega-3 e ômega-6).
Com todos esses benefícios aliados às propriedades antioxidantes da semente, esses torrões de gergelim são o docinho perfeito para quem deseja manter-se jovem. De fato, diz-se que as mulheres da Antiguidade consumiam o halawi - doce árabe à base de pasta de gergelim e mel - com o intuito de preservar a saúde e a beleza. E, é claro, esses torrões são deliciosos e surpreenderão o seu paladar.Veja a receita nas próximas páginas:
Torrões de gergelim
Ingredientes:
- ¾ de xícara de semente de gergelim branco
- ¼ de xícara de semente de gergelim preto
- ¼ de xícara de açúcar mascavo claro
- ¼ de xícara de mel de abelha
- 1 colher de sopa de óleo de gergelimModo de fazer:
- Pré-aqueça o forno a 100º C. Coloque as sementes de gergelim num tabuleiro e toste-as no forno por cerca de 10 minutos, misturando as sementes no tabuleiro na metade do tempo, até começarem a dourar e estalar. Transfira as sementes para outro recipiente. Unte com o óleo de gergelim uma superfície de pedra (ou um tapete de silicone) e uma espátula de metal.
Aqueça o açúcar e o mel em fogo médio e misture com uma colher de pau. Deixe ferver por cerca de 5 minutos até alcançar ponto de bala mole. Faça um teste pingando um pouco da calda em um copo com água. Então, acrescente as sementes de gergelim e misture rapidamente. Despeje o doce sobre a superfície untada e espalhe com a espátula. Se preferir, utilize o fundo untado de uma assadeira para alisar a superfície do doce.
- Deixe esfriar apenas o suficiente para cortar em quadrados ou losangos, ou deixe esfriar completamente e quebre em pedaços irregulares. Corte retângulos de papel-manteiga e embale os torrões de gergelim. Guarde em recipiente hermético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário