Preparando a tábua de frios perfeita

Uma das coisas mais gostosas ao saborear um vinho, ou até mesmo uma cerveja, é uma simples tábua de frios. É algo prático e leve. 

Uma ótima forma de receber os amigos. O único problema é que pouca gente sabe realmente como preparar uma. 

Aí, compram aquelas já prontas de supermercado e simplesmente viram sobre o prato. 

Fica tudo achatado, com cara de doente. Fica até difícil do pessoal pegar as fatias, todas coladas umas nas outras.
Então, para facilitar sua vida na hora de receber amigos para um lanchinho rápido, aqui vão três dicas simples para montar a tábua de frios perfeita. Não precisa de nenhuma receita especial (apesar de eu dar algumas sugestões), mas é importante ter em mente esses truques. Eles vão ajudar o pessoal a se lembrar de que você sabe receber muito bem!

Combinado sabores e texturas

Antes de tudo, é bom lembrar que nosso paladar é sensível. As carnes curadas tendem a ser mais oleosas e, portanto, a concentrar mais sabor. Então, se você não quiser confundir o palato de seus convidados, mantenha a simplicidade.
Fique com no máximo 5 tipos diferentes de carne. Mais do que isso no mesmo prato será exagero. Também é bom combinar as texturas, usando produtos feitos com diferentes métodos e temperos.
Por exemplo, eu gosto de combinar queijos frescos com carnes curadas ou terrines com cogumelos. Você pode também usar carnes temperadas com pimentas ou especiarias. Pode ainda temperar você mesmo sobre a tábua, com mel, páprica, anis e coisas assim.

De olho na apresentação

Todo mundo começa a comer com os olhos. Um prato bonito significa que seus convidados vão se interessar muito mais pelo que será comido de verdade. No mínimo, você conquista as “boas intenções” de seus convidados.
Um truque simples e que inexplicavelmente torna o prato bem apresentado é servir as fatias em números ímpares. Não sei explicar o fundamento, mas veja por conta própria. Por algum motivo, 3 fatias são mais bonitas do que 4. Nada impede que sejam 5, claro…
Não junte demais as fatias, dando espaço entre elas, para que os convidados possam facilmente identificar qual é qual. Também não empilhe demais. Não há nada errado em usar mais de um prato ou tábua para servir seus frios. Se quiser servir patês, uma boa dica de apresentação é formar quenelles usando duas colheres (aquele formato oval, parecido com um quibe).

Use os acompanhamentos certos

É preciso equilibrar os sabores, mas também contrapô-los, às vezes. Preparar algumas conservas pode ajudar a “limpar” o sabor de uma carne, antes de comer a outra. Pense em azeitonas, para facilitar. Ou então, algo que contraponha o sal: gengibre, por exemplo.
Faça pequenos bolinhos desses picles em números ímpares. Não use queijos com cheiro forte, porque vão contrastar demais com as carnes.
Aí está. 3 passos simples para o prato de frios perfeito. Se quiser mais dicas, dê um pulo no Williams-Sonoma. Vai encontrar outras ideias por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS