Engana-se quem pensa que jovem não deve se preocupar com a osteoporose. Apesar de ser mais comum em idosos, a doença afetas os mais jovens e deve ser uma preocupação para pessoas de todas as idades, já que a sua prevenção é a única medida para espantar o mal.
Segundo dados, a osteoporose atinge atualmente cerca de 10 milhões de brasileiros. Por se tratar de uma doença silenciosa e progressiva, normalmente seus sinais e sintomas passam despercebidos e o seu diagnóstico é feito apenas em um estado mais avançado.
"Os homens e as mulheres precisam se prevenir contra a perda óssea e a fraqueza muscular, características do processo de envelhecimento", explica Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur (SP).
Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), a cada três segundos uma fratura acontece em decorrência da doença, correspondendo a 25 mil casos por dia ou 9 milhões a cada ano no mundo. A falta de atividade física pode contribuir para o avanço da doença e aumentar ainda mais o risco de quedas e fraturas.
Segundo a fisioterapeuta, atividades ao ar livre, como caminhadas e corridas, e o fortalecimento muscular, colaboram para prevenir ou amenizar os sintomas da osteoporose.
"Os exercícios de impacto moderado, com acompanhamento de um profissional, também auxiliam na prevenção da doença, e se forem realizados ao ar livre, ainda proporcionam a produção da vitamina D – devido à exposição ao sol – que ajuda na formação dos ossos", explica Tânia.
A osteoporose se manifesta devagar, portanto, o ideal é detectar a doença ainda no início para evitar problemas futuros. "O mais adequado é realizar exames periódicos", alerta a profissional.
A fisioterapeuta aconselha cuidados na realização dos exercícios físicos. "É preciso alongar-se antes e após qualquer atividade física, pois diminui os riscos de lesões musculares".
Outra dica é utilizar a Professional Gym Ball na hora de alongar. "A bola, além de ser divertida, também auxilia na manutenção e reabilitação da forma física", finaliza Tânia Fleig.
Nenhum comentário:
Postar um comentário