O Glenn Research Center, da agência espacial norte-americana
NASA, anunciou a criação de um pneu praticamente indestrutível. É feito de uma
liga de titânio e níquel, e tem memória.
O novo pneu superelástico da
NASA é tão revolucionário, que os seus criadores já lhe chamaram a “reinvenção
da roda“. Após anos de testes, que incluíram a recente visita
de um carro-robô a Marte, o Superelastic Tire foi
finalmente apresentado .
Desde meados da década passada que uma equipa
de investigadores da NASA, sob o comando do engenheiro Vivake
Asnani, trabalham numa roda de grande durabilidadeque
os veículos das missões espaciais possam usar.
Com esta “nova” roda, acabou
definitivamente o uso da borracha e de uma câmara de ar
como nos pneus clássicos que conhecemos. Em compensação, a malha deste material
é extremamente resistente, com uma grande capacidade de adaptação a diferentes
terrenos e, principalmente, um grande durabilidade.
“O resultado é um pneu que pode
suportar uma deformação excessiva sem danospermanentes”,
explica um porta-voz do Glenn
Research Center ao apresentar a invenção.
Roda em qualquer terreno
A principal característica do Superelastic
Tire é a “memória de formato” da malha metálica, que permite
uma adaptação a qualquer tipo de terreno e um posterior retorno ao estado
original. É o primeiro pneu verdadeiramente resiliente ao terreno.
Os testes mostraram que a nova roda pode
passar por cima de grandes rochas na estrada, ou num terreno muito arenoso, sem
perder tracção. “Estas ligas com memória de formato são
capazes de sofrer uma deformação reversível de até 10%”, dizem
os cientistas. Outros materiais têm uma capacidade de deformação de 0,3 a 0,5%
Além disso, o novo produto promete uma
melhoria na capacidade de carga de um veículo, e torna também o eixo das rodas
mais leve – o que diminui o peso do automóvel,
permitindo uma maior economia de combustível.
Até agora, não há estimativa de quanto poderá
custar o novo pneu, pois o protótipo requer adaptações aos veículos existentes.
Mas os cientistas consideram que a nova invenção é“uma alternativa viável” aos pneus que
usamos – há mais de um século.
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