► FRANCÊS QUER PROVAR QUE AVIÃO DA MALAYSIA AIRLINES FOI ABATIDO.

O francês Ghyslain Wattrelos, que perdeu a mulher e dois dos três filhos no voo MH370, acaba de publicar um livro em França onde conta a trágica história. Ghyslain quer provar que o avião foi abatido.
                                             

O Boeing da Malaysia Airlines, que ia de Kuala-Lampur para Pequim, desapareceu dos radares em 2014, com 239 pessoas a bordo.
Ghyslain Wattrelos, diretor estratégico da empresa Lafarge, aguardava pela sua família nas chegadas do aeroporto de Pequim a 8 de março de 2014, mas a mulher e os filhos nunca mais saíram do avião.
CONTINUE LENDO
 
Em vez disso, quem foi ao seu encontro foi o cônsul francês no país, com uma notícia trágica: o avião onde estava a sua esposa e filhos tinha desaparecido.
Era o início de um pesadelo. Sem saber exatamente o que tinha acontecido, o francês foi alimentando a esperança de, quem sabe, encontrá-los com vida, enquanto decorriam as buscas.
Passaram dez dias até que Ghyslain recebeu uma mensagem da companhia aérea a avisá-lo de que não haveria sobreviventes do acidente. “Um choque”, descreve o francês no livro “Voo MH370, uma vida desviada”, que acaba de ser lançado, avança a RFI.
A transcrição do depoimento de Wattrelos foi feita pela jornalista Gaëlle Legenne, da revista Paris Match. O documento conta a batalha do francês pela verdade, e o combate contra “uma versão absurda” que, segundo ele, tem como único objetivo esconder o que de facto aconteceu.

Cartas para Macron, Papa e Barack Obama

O marido e pai de três das vítimas acredita que o avião foi abatido, como declarou ao jornal francês Sud Ouest esta segunda-feira.
Quatro anos após a catástrofe, o francês decidiu escrever ao atual presidente francês, Emmanuel Macron, para obter “as informações que França não divulga“. Antes, já tinha enviado cartas ao ex-presidente norte-americano Barack Obama e ao Papa Francisco.
O que aconteceu com o voo MH370? Segundo as autoridades da Malásia, o avião caiu acidentalmente no sul do oceano Índico, onde foi detetado pela última vez pelos radares.
As autoridades reconhecem que os aparelhos registaram uma meia-volta da aeronave, a oeste do Golfo da Tailândia, onde foram realizadas as primeiras buscas.
Uma semana depois do desaparecimento do avião, o primeiro-ministro da Malásia também admitiu que o avião tinha sido desviado e os sistemas de comunicação cortadosvoluntariamente. A partir daí, ninguém sabe, ninguém viu, e até hoje não se sabe onde foi parar o Boeing da companhia.

Ato terrorista no acidente da Malaysia Airlines

Quatro dias depois do desaparecimento do avião, Wattrelos e a cunhada decidiram formalizar uma queixa na Justiça francesa por ato terrorista. Os juízes franceses não aceitaram o termo e abriram um inquérito por homicídio involuntário.
Em abril do ano passado, segundo o jornal francês Libération, a Justiça voltou a aceitar a utilização do termo “terrorismo” no processo.
No livro, o pai também questiona por que razão os parentes das vítimas ou os juízes franceses nunca tiveram acesso ao relatório do BEA, a Agência Nacional de Aviação francesa, que investiga os desastres aéreos.
No depoimento, Wattrelos também descreve os momentos surreais vividos após a tragédia, como quando o psiquiatra adormeceu enquanto o ouvia. Ou as cartas enviadas por pessoas de todo o mundo a jurar saber onde está o avião.
No entanto, o francês reconhece ter sido ajudado por outras pessoas, apesar de, naturalmente, não imaginar que um dia poderá voltar a viver normalmente depois do que aconteceu.
O esforço de vida que faz é pelo filho mais velho, que divide com ele o triste legado de um drama sem explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS