Piloto Chico Serra comprova que a esportividade pode ser bem encaixada com o luxo
O WebMotors foi convidado para dar uma volta rápida no circuito de Interlagos com o Jaguar mais rápido do mundo, já produzido para as ruas, o XKR-S. Sentado ao lado do piloto Chico Serra, tricampeão da stock-car, ingressamos em uma das viagem inesquecível. Assim que a luz verde foi dada, o piloto pisou com respeito no acelerador. Ali, estava sendo acionado o 5,0L V8, Supercharged, de 550 cv. Partimos dos boxes e ingressamos na reta oposta. Sem sacrifícios para chegar perto dos 200 km/h antes da curva do lago, o Jaguar começa a entrar facilmente no ritmo da pista. Serra, profundo conhecedor e amante do circuito, olha para mim, apenas para constatar se estou me sentindo bem. Observando o resultado positivo, ele começa, então, a exigir mais do carro.
De acordo com as medições da Jaguar, o XKR-S é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4s. Longe de ser um pesadão (2.145 kg), o esportivo oferece uma relação peso potência de 3,3 kg/cv. São poucos os carros desta categoria que conseguem oferecer essa relação. O segredo para o bom casamento está na utilização de um chassi construído inteiramente em alumínio.
“O XKR-S é um novo e destemido veículo Jaguar, que deverá atrair tanto quem já é cliente da marca como aqueles que ainda não cogitavam a compra de um de nossos modelos. Ele oferece conforto e classe, ao mesmo tempo em que faz o motorista sentir-se como um verdadeiro piloto atrás do volante”, exalta Adrian Hallmark, diretor-geral da Jaguar.
Voltando a pista
Um dos momentos mais prazeroso do circuito, a bordo do XKR-S, foi quando Serra ingressou, no “Laranjinha”, aproveitando toda a tangência da curva e deixando o carro rolar o suficiente até a curva do “S”. Na subida dos boxes o Jaguar ganhava potência, e o velocímetro subia rapidamente. Como em Interlagos não dá para esticar ao máximo as seis velocidades do carro, até porque a máxima do XKR-S é de 300 km/h, ultrapassamos a linha de chegada aos 230 km/h. Impressionante!
Na segunda volta, Serra tira um pouco o pé com o objetivo de esfriar os freios. O motivo nos favoreceu para uma breve conversa. Para ele, um dos pontos mais interessantes do circuito está na curva do lago. Outro detalhe apontado por ele é que em dias de competição, ao contrário dos de exibição, a adrenalina sobe como nunca.
Impressões de um passageiro – O Jaguar XKR-S é um veículo para poucos. O prazer de ter um destes na garagem deve ser exclusivo. Um dos pontos fortes do esportivo é que ele consegue mesclar a esportividade ao luxo sem cair no brega. Os controles, mesmo com ESP desligado, tiraram um pouco do auge da farra durante a pista, assim como o câmbio automático. No caso do último item, ele merecia ser mais rápido.
Serviço:
O WebMotors rodou no Jaguar XKR-S por estar participando da quinta edição do Fast Drive Interlagos, evento de relacionamento da Jaguar e da Land Rover. Até domingo, o representante das duas marcas no América Latina espera 1.800 convidados. No local, além de poder dar a volta rápida com Chico Serra, os convidados poderão andar nos principais modelos das duas fabricantes. Dentro dos boxes há outras estruturas que abrigam os espaços gourmet, kids e suvenirs. O evento é restrito a potenciais compradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário