24/05/2013
às 18:46 \ Tema LivreVÍDEO DESLUMBRANTE: Viajem pela mítica Bretanha, terra dos misteriosos menires, os monumentos pré-históricos de pedra
A música eletrizante de Peter Nanasi conduz o espectador nessa viagem deslumbrante de luz e movimento, oferecida pelo cineasta Tanguy Louvigny nesse curta Armorica.
Armórica, a terra de pedras eretas, é o nome que na Antiguidade se dava à região que compreende, h0je, sobretudo a peculiaríssima paisagem da Bretanha, no oeste da França.
Luzes e movimentos da natureza – e do passar do tempo – exploram a terra onde se encontram menires, os monumentos-esculturas de pedra, muitas vezes gigantescos, restos de alguma antiga e misteriosa civilização, de mais de 5 mil anos.
Essas colunas, ou ”antas”, como também são conhecidas as pedras eretas, são frequentemente associadas a druidas celtas, magia e forças telúricas, mas ninguém sabe realmente por que e como foram colocadas ali…
Ninguém não, pois quem conhece Obelix, o enorme personagem dos franceses Albert Uderzo e René Goscinny, das aventuras de Asterix, não há mistério nenhum: os menires servem mesmo para achatar os persistentes romanos, que ousam cobrar impostos da corajosa aldeia gaulesa, e também para presentear a amada Falbalá.
Brincadeiras à parte, esse belíssimo time-lapse, que brinca com luzes e sombras em um lugar já mágico, é algo que merece ser apreciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário