Publicado originalmente em 19 de junho de 2012.
A Força Aérea Brasileira espera pacientemente há uma década que se solucione o grave problema da renovação de sua principal frota de aviões de combate, com a aquisição de caças supersônicos, e, por contenção orçamentária, enfrenta dificuldades na manutenção de suas aeronaves e no treinamento de seus pilotos.
Quando se fala, porém, na Esquadrilha da Fumaça — tecnicamente, o Esquadrão de Demonstração da FAB –, é tudo alegria. A Esquadrilha da Fumaça é respeitada no mundo inteiro pela alta qualidade de seu espetacular desempenho, em manobras dificílimas, ousadas e arriscadas, do qual trazemos, aqui, em ilustrações, as principais formações. Depois, lá no final do post, vem o rigorosamente imperdível vídeo oficial da Esquadrilha, adrenalina pura.
A Esquadrilha, composta por 17 aviadores militares altamente treinados, e voando com aparelhos considerados de alta qualidade, os T-27 Tucano fabricados pela Embraer — utilizados por forças aéreas de diversos países –, é um sucesso por onde se apresenta, no Brasil ou no exterior. São mais de 100 apresentações por ano e 3.500 desde seu início. (Consulte a agenda da Esquadrilha em seu site).
As apresentações podem ocorrer com cinco, seis, sete e até doze aeronaves. Vejam agora as ilustrações sobre as incríveis manobras dos pilotos da Esquadrilha. O nome de cada manobra vem junto a cada ilustração:
NÃO SE ESQUEÇA DE CONFERIR O VÍDEO OFICIAL DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário