Jaguar cresce 486% e puxa o segmento de luxo
Lexus, Porsche, BMW, Audi, Land Rover e Mercedes também tiveram aumentos expressivos
O mercado brasileiro deve fechar o ano sem apresentar crescimento em relação a 2012. Até outubro o balanço parcial dá conta de uma queda de vendas de 1,4% sobre o mesmo período do ano passado. Foram vendidos este ano 2.951.802 unidades, contra 2.994.243 unidades no mesmo período do ano passado.
Mas se tem um setor que não enfrenta dificuldades é o do mercado de luxo. Das 13 principais marcas de carros de luxo que atuam no Brasil, apenas duas – Chrysler e Volvo – não venderam mais do que no mesmo período de 2012. A Chrysler foi a que mais perdeu, vendendo 32% a menos e a Volvo perdeu 4,5%, caindo de 2.533 unidades em janeiro-outubro de 2012 para 2.419 este ano.
Todas as outras (veja tabela) tiveram crescimento de vendas, sendo que algumas cresceram em projeção geométrica. A Jaguar quase quintuplicou o volume de vendas: nos dez primeiros meses do ano passado a marca vendeu 45 carros no Brasil; neste ano chegou a 264, um aumento de 486%. Foi a marca que mais cresceu no Brasil este ano, considerando todas os segmentos do mercado.
E não foi a única a apresentar números fora de série.A Lexus cresceu 255%, vendeu 167 unidades, contra apenas 47 nos dez meses doano passado. A Porsche passou de 500 para 941 unidades, 88% de aumento; a BMW subiu de 7.020 para 11.525 unidades, + 64%, Mercedes-Benz cresceu de 4.894 para 7.273 unidades (+48,6) e a Audi cresceu de 3.939 para 5.602 unidades (+42,2%).
Estamos falando de carros que custam R$ 200 mil, R$ 300 mil, R$ 500 mil, comou m BMW Série 3, o mais vendido da BMW, que vai de R$ 130 mil a R$ 290mil e um Range Rover Evoque, que custa de R$ 175 mil a R$ 200 mil .
O Porsche mais vendido no Brasil, o utilitário esportivo Cayenne, custa de R$ 329 mil a R$ 619 mil e o Panamera sai por R$ 899 mil.
Jaguar, Lexus, Porsche, BMW, Mercedes-Benz e Audi são as seis marcas de luxo que mais cresceram nos primeiros dez meses do ano. Mas as demais também tiveram aumentos expressivos. A Land Rover, por exemplo, vendeu até outubro 8.920 unidades, graças principalmente à boa aceitação do Range Rover Evoque, responsável por 60% das vendas da marca. O aumento em relação ao mesmo período de 2012 foi de 30%.
A Jeep saltou de 2.758 no ano passado para 3.365 este ano (+22%) e a Dodge cresceu de 2.656 para 3.173 unidades (+19,5%), a Míni de 1.586 para 1.637 (+3,2%) e a Smart de 575para 579 (0,7%).
Essas treze marcas de luxo colocam à disposição do consumidor brasileiro um catálogo de mais de cem modelos, que custam de R$ 55 mila R$ 1 milhão, caso dos esportivos e dos superluxuosos, como Masseratti,Aston Martin, Ferrari, Bentley, Rools-Royce. São carros que atuam em pequenos nichos de mercado e têm uma participação desprezível do ponto de vista de volume vendido, por isso não estão incluídos no ranking.
Luxuoso mais vendido
O carro de luxo mais vendido no Brasil é o BMW Série 3, que teve 5.876 unidades de janeiro a outubro. Ele é seguido de perto pelo Range Rover Evoque, com 5.316 unidades. Só os dois disputam a liderança de vendas no segmento
Quem mais cresceu | Janeiro-Outubro/2013
| ||||
Class. | Marca | Jan-Out/2012 | Jan-Out/2013 | Crescimento |
1º | Jaguar | 45 | 264 | 486,7 |
2º | Lexus | 47 | 167 | 255,3 |
3º | Porsche | 500 | 941 | 88,2 |
4º | BMW | 7.020 | 11.525 | 64,2 |
5º | Mercedes-Benz | 4.894 | 7.273 | 48,6 |
6º | Audi | 3.939 | 5.602 | 42,2 |
7º | Land Rover | 6.856 | 8.920 | 30,1 |
8º | Jeep | 2.758 | 3.365 | 22 |
9º | Dodge | 2.656 | 3.173 | 19,5 |
10º | Míni | 1.586 | 1.637 | 3,2 |
11º | Smart | 575 | 579 | 0,7 |
Mercado total | 2.994.243 | 2.951.802 | -1,4 | |
12º | Volvo | 2.533 | 2.419 | -4,5 |
13º | Chrysler | 619 | 420 | -32,1 |
Renavam/Autoinforme | ||||
Ranking do luxo | Jan-Out/2013
| ||||
Class. | Marca e modelo | Jan-Out/2013 | ||
1º | BMW Série 3 | 5.876 | ||
2º | Land Rover Evoque | 5.316 | ||
3º | Mercedes-Benz C 180 | 3.140 | ||
4º | BMW X1 | 2.295 | ||
5º | Volvo XC60 | 1.690 | ||
6º | Land Rover Freelander | 1.673 | ||
7º | Míni Cooper | 1.637 | ||
8º | Audi A4 | 1.483 | ||
9º | Land Rover Discovery | 1.429 | ||
10º | Audi Q3 | 1.376 | ||
11º | BMW Série 1 | 1.095 | ||
12º | Jeep G.Cherokee | 1.025 | ||
13º | Jeep Cherokee | 964 | ||
14º | Mercedes-Benz B 200 | 957 | ||
15º | Mercedes-Benz A 200 | 917 | ||
16º | Audi A1 | 881 | ||
17º | BMW X3 | 802 | ||
18º | Jeep Compass | 776 | ||
19º | Audi A3 | 700 | ||
20º | Audi A5 | 635 | ||
21º | Smart Fortwo | 579 | ||
22º | Porsche Cayenne | 521 | ||
23º | Land Rover Range Rover | 477 | ||
24º | Mercedes-Benz SLK 200 | 447 | ||
25º | Cherokee Sport | 419 | ||
26º | Mercedes-Benz C 200 | 385 | ||
27º | BMW Z4 | 381 | ||
28º | BMW Série 5 | 375 | ||
29º | Volvo V40 | 327 | ||
30º | BMW X6 | 323 | ||
Renavam/Autoinforme |
Nenhum comentário:
Postar um comentário