Jornal Financiamento |
Posted: 17 Apr 2015
Mais uma vez a Caixa Econômica Federal aumentou os juros de financiamentos de imóveis que usam recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
O aumento anual dos juros foi de + 0,30% em média. O SFH financia imóveis até R$ 750 mil.
Pode parecer pouco, só que este percentual ao longo de 30 ou 35 anos representa um aumento no custo finando do financiamento.
Com o reajuste, os juros sobem de 9,15% para 9,45% ao ano para quem não tem conta na Caixa.
Para os correntistas, as taxas sobem de 9% para 9,3% ao ano.
No caso de correntistas que recebem o salário pelo banco, servidores que também são correntistas e servidores que recebem salário pela Caixa, os juros passam de 8,7% para 9%.
Segundo o banco, as taxas valem para operações contratadas desde segunda-feira (13).
Outra alteração foi o percentual máximo financiado, que caiu de 90% para 80% do valor do imóvel. Em nota, a Caixa disse que, mesmo com o ajuste, continuará oferecendo as melhores taxas do mercado.
Segundo a instituição, a nova elevação reflete a alta das taxas básicas de juros.
Em sua última reunião, em março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic, taxa básica de juros da economia, em 0,5 ponto percentual.
Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano.
É a segunda vez este ano que a Caixa sobe os juros da habitação. Em janeiro, o banco anunciou o aumento das taxas do crédito habitacional também em função das elevações na Selic.
O Banco Central retomou o ciclo de altas da taxa básica em outubro do ano passado.
De acordo com a Caixa, os juros e as condições para financiamentos com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não sofreram alteração.
Para ler a notícia completa clique em:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário