Em 1936, é criada a Bandeira do Município de São José do Rio Preto (SP), porém em 1971 a Lei Municipal n.º1.569, de 19 de julho, define suas características, bem como dos demais símbolos municipais: Hino e o Brasão.
Sua cores são as mesmas a da Bandeira do Estado de São Paulo: vermelho, preto e branco.
A bandeira do Município é formada por um retângulo vermelho recortado, em cruz, por faixas brancas e pretas, sobre as quais, no centro, está um losango branco e dentro dele o BRASÃO DA CIDADE.
A cor vermelha significa: amor-pátrio, dedicação, audácia, intrepidez, coragem, valentia; a águia, simboliza o poder,
vitória, império, prosperidade, benignidade, generosidade, e traz nas garras ramos floridos de lírio ao natural, que simboliza o santo padroeiro da cidade que é São José. Inclui também o traçado de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva no desenho, indica que a cidade é sede de Comarca.
A produção agrícola está representada por hastes de cana, galhos de café, ramos de algodão, milho e arroz, tudo ao natural, lembrando as riquezas agrícolas do município, cuja importância econômica é responsável pelo vertiginoso progresso da cidade; e no centro, o escudo prateado é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade; a faixa ondada de sable (preto) representa o rio Preto que faz parte do nome da cidade e do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário