Cardeal George Pell golpeia encíclica sobre meio ambiente do Papa Francisco.
Published on julho 22, 2015 ·
Por The Wanderer | Tradução: FratresInUnum.com
O responsável pelas finanças do Vaticano, Cardeal George Pell, deu um passo incomum ao criticar a revolucionária encíclica sobre o meio ambiente do Papa Francisco, argumentando que a Igreja Católica "não tem competência particular em ciência".
Após ser trazido, há cerca de 18 meses, ao Vaticano pelo Papa Francisco e incumbido de reformar as questões financeiras da cidade-estado, o cardeal australiano deu uma entrevista ao Financial Times, golpeando o histórico documento de seu chefe.
"Ela tem muitos, muitos elementos interessantes. Há partes dela que são belas", afirmou. "Mas a Igreja não tem competência particular em ciência… a Igreja não recebeu mandato do Senhor de se pronunciar em matérias científicas. Nós cremos na autonomia da ciência", Pell declarou ao Financial Times na quinta-feira (16 de julho).
Na carta papal, lançada no mês passado, Francisco instou a uma ação global sobre as mudanças climáticas e criticou os líderes globais por não abordar o assunto de modo urgente, como seria necessário. Enquanto o Papa recebeu o louvor de ativistas ambientais, outros argumentaram que ele não deveria se inserir no debate político e científico.
Até agora, Pell permanecera calado sobre o conteúdo da encíclica, apesar de gozar da reputação de "negacionista" das mudanças climáticas na Austrália. Em 2011, ele bateu de frente com o então chefe do Departamento de Meteorologia da Austrália, Greg Ayers, que afirmou que Pell estava "enganado" em suas opiniões sobre mudanças climáticas.
Apesar das críticas do cardeal à abordagem sobre o meio ambiente do Papa, Pell observou que a encíclica foi "muito bem recebida" e declarou que Francisco "lançou nossas obrigações para com as gerações futuras de nossas obrigações com o meio ambiente de maneira muito bela".
Desde a publicação do documento, o Vaticano promoveu um encontro de alto nível sobre o meio ambiente, enquanto Francisco levou sua mensagem em sua viagem pela América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário