◘ INDUSTRIA DE CARROS NO BRASIL COMEÇOU HÁ 60 ANOS.

Vemaguet 1956

Governo JK instituía em 16 de junho de 1956 o GEIA, para implantação de nossos primeiros fabricantes de automóveis

Dezesseis de junho, data importante no cenário industrial e econômico brasileiro. Nele publicou-se em 1956 o Decreto 39.412 instituindo o Grupo Executivo para Implantação da Indústria Automobilística Brasileira, GEIA. Abria o país a novos fabricantes, traçava caminhos, prazos, concedia facilidades como utilizar máquinas como capital, e adquirir dólares pelo câmbio oficial nas importações de componentes. Moeda no mercado paralelo custava 4 vezes mais.
Perua Universal da DKW-Vemag, a primeira aprovada pelo GEIA
O Brasil montava veículos – caminhões Ford, General Motors, International, FNM, Jeep Willys. Automóveis, poucos na Ford, GM e representação Chrysler, e Volkswagens. Coisa pouca e com baixo índice de nacionalização. O GEIA visava trocar montagem por produção.
O governo Juscelino Kubitschek aproveitava as ideias do Comandante Lúcio Meira. Servindo no Gabinete Militar do Presidente Getúlio Vargas, havia traçado conceitos e realizado uma primeira viagem de cooptação de indústrias à, como vista, aventura tropical. Mas Getúlio se suicidou, o sucessor Café Filho exportou o Comandante Meira para uma base marítima baiana, e a ideia de fazer veículos dormitou. Voltou com JK e sua capacidade de envolver tudo em charme no programa mundial de melhores resultados até os anos 1990.
Em seis décadas a indústria produziu pouco mais de 79,2 milhões de veículos e desenvolveu invejável capacidade de adaptá-los às condições nacionais, formando uma engenharia e áreas de estilo com prêmios e reconhecimento mundiais. De tudo o feito, há situação insólita: não tem única marca ou modelo nacional.

O primeiro
Controvérsias. Algumas pessoas argumentam ter sido a camioneta Universal Auto Union, construída pela Vemag em novembro de 1956, o primeiro veículo nacional. A Vemag portava a autorização número 1 do GEIA. Outros apostam no Romi-Isetta, microcarro lançado dois meses antes, entretanto inviável por não se enquadrar no gabarito do órgão normativo. O Curador do Museu Nacional do Automóvel tem outra visão: seria o Jeep Willys. Gozava do maior índice de nacionalização e produção superior aos demais. E era construído aqui anteriormente às regras do GEIA.

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