Governo JK instituía em 16 de junho de 1956 o GEIA, para
implantação de nossos primeiros fabricantes de automóveis
Dezesseis de junho, data
importante no cenário industrial e econômico brasileiro. Nele publicou-se em
1956 o Decreto 39.412 instituindo o Grupo Executivo para Implantação da
Indústria Automobilística Brasileira, GEIA. Abria o país a novos fabricantes,
traçava caminhos, prazos, concedia facilidades como utilizar máquinas como
capital, e adquirir dólares pelo câmbio oficial nas importações de componentes.
Moeda no mercado paralelo custava 4 vezes mais.
O
Brasil montava veículos – caminhões Ford, General Motors, International, FNM,
Jeep Willys. Automóveis, poucos na Ford, GM e representação Chrysler, e
Volkswagens. Coisa pouca e com baixo índice de nacionalização. O GEIA visava
trocar montagem por produção.
O governo Juscelino
Kubitschek aproveitava as ideias do Comandante Lúcio Meira. Servindo no
Gabinete Militar do Presidente Getúlio Vargas, havia traçado conceitos e
realizado uma primeira viagem de cooptação de indústrias à, como vista,
aventura tropical. Mas Getúlio se suicidou, o sucessor Café Filho exportou o
Comandante Meira para uma base marítima baiana, e a ideia de fazer veículos
dormitou. Voltou com JK e sua capacidade de envolver tudo em charme no programa
mundial de melhores resultados até os anos 1990.
Em seis décadas a indústria
produziu pouco mais de 79,2 milhões de veículos e desenvolveu invejável
capacidade de adaptá-los às condições nacionais, formando uma engenharia e
áreas de estilo com prêmios e reconhecimento mundiais. De tudo o feito, há
situação insólita: não tem única marca ou modelo nacional.
O
primeiro
Controvérsias. Algumas pessoas argumentam ter sido a camioneta Universal Auto
Union, construída pela Vemag em novembro de 1956, o primeiro veículo nacional.
A Vemag portava a autorização número 1 do GEIA. Outros apostam no Romi-Isetta,
microcarro lançado dois meses antes, entretanto inviável por não se enquadrar
no gabarito do órgão normativo. O Curador do Museu Nacional do Automóvel tem
outra visão: seria o Jeep Willys. Gozava do maior índice de nacionalização e
produção superior aos demais. E era construído aqui anteriormente às regras do
GEIA.
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