Então por que as pessoas param de comer glúten?
Alan Levinovitz, professor assistente da Universidade Madison (EUA), diz em seu livro The Gluten Lie (A mentira do glúten, em tradução livre) que neste fenômeno há uma mistura entre comportamento e psicologia.
No livro, o professor entrevista o pesquisador do trabalho da Universidade de Monash, Peter Gibson, que diz que a verdadeira razão pela qual a dieta sem glúten é um sucesso é simplesmente por que as pessoas melhoram a alimentação em geral.
· Glúten faz mal à saúde: mito ou realidade?
"Notei isso muitas vezes. Eles decidem que estão ingerindo muita comida de delivery, fast food e que não estão se alimentando bem. Eles leem sobre essa dieta sem glúten e começam a comprar mais vegetais, cozinhar melhor e comer melhor de forma geral", argumenta Gibson.
Em outras palavras, enquanto cortar o glúten parece ajudar na perda de peso ou na saúde, é provável que os outros alimentos saudáveis que estão entrando no lugar das massas sejam os verdadeiros heróis da situação. "Culpar o glúten é fácil, mas você poderia apontar para as outras coisas que estão ajudando", complementa ele.
· 9 mitos da alimentação propagados pela mídia
Levinovitz explica onde a psicologia entra nesta história: "quando falamos de sensibilidade alimentar, as pessoas não querem questionar os auto-diagnósticos. Ninguém quer pensar que os benefícios que eles estão experimentando podem ser psicológicos".
Melhor do que criar seu próprio diagnóstico, é consultar um médico e ter uma dieta saudável, independente da presença do glúten. [IFLScience]
Nenhum comentário:
Postar um comentário