◘ AVIÕES DE TRANSPORTE NA GUERRA COLONIAL NA AFRICA.



Aviões utilizados pela Força Aérea Portuguesa na Guerra Colonial na Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

Aviões de transporte

Os primeiros aviões de transporte utilizados foram doze Skymaster, operacionais a partir de 1953, seguidos de dez Douglas DC-6, que entraram ao serviço em 1961, e dois Boeing 707, recebidos em 1972. 
Estes últimos substituíram os navios mercantes no transporte dos contingentes de e para África.

A unidade de transportes da Força Aérea esteve sempre localizada em Lisboa (Aeroporto da Portela) e teve a designação de Aeródromo-Base n.º 1. 
 
SC-54 Skymaster
O Douglas SC-54 Skymaster era um quadrimotor de transporte comercial e foi o primeiro avião dos Transportes Aéreos Militares que operou, inicialmente, entre os Açores e o Continente.

DC-6

Boeing 707-3F5
O Douglas DC-6 era quadrimotor de transporte, com velocidade máxima de 570 quilómetros e alcance de 7400 quilómetros. O Boeing 707-3F5 era uma versão do Boeing 707, com portas de carga na fuselagem. Os aviões de transporte médio destinavam-se, em primeiro lugar, ao transporte táctico e logístico no interior dos teatros de operações.


C-47 Dakota
O C-47 Dakota, bimotor muito seguro, foi utilizado em missões de transporte de pessoal e logística, para lançamento de pára-quedistas e mesmo como lançador de bombas na Guiné. Podia transportar trinta e dois passageiros ou duas toneladas e meia de carga à velocidade de 260 km/h.


Nord-Atlas
O Nord-Atlas, pelas suas características de robustez, nomeadamente a capacidade para aterrar e descolar em pistas curtas e com mau piso, foi o grande meio de apoio nos três teatros de operações, servindo ainda como lançador de pára-quedistas. A Força Aérea dispôs de doze unidades do modelo Nord 2502 e dezanove do modelo Nord 2501. A diferença principal residia no facto de o primeiro dispor de turbinas suplementares na ponta das asas. 

Avião bimotor, tinha alcance de 1500 quilómetros e velocidade de 330 km/h. Podia transportar cerca de cinco toneladas e meia de carga ou quarenta e cinco homens, com peso máximo de descolagem de vinte e três toneladas (na versão 2502).

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