Mulher: um presente de Deus



Neste mês de março a você MULHER uma homenagem especial. 
 
Em primeiro lugar, parabéns, este é o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, quando as pessoas mais distraídas e desatentas são obrigadas a reconhecer quanto tempo a humanidade perdeu ao excluir as mulheres dos foros de decisão social e política.

A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Apesar de ser taxada de pertencer ao sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com disposição e convicção.

A fragilidade e sensibilidade da mulher têm grande colaboração nas influências humanas que se tenta propagar na atualidade, pois a mulher consegue transmitir a dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e delicadeza necessárias para despertar o envolvimento de cada indivíduo.

O crescimento do espaço feminino tem sido percebido pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade, que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos da mesma forma que aos homens.

Na realidade, as mulheres foram da esfera doméstica à ocupação de diferentes funções na sociedade moderna, mas estas conquistas sociais têm sido alcançadas e assimiladas de forma diferente pelas mulheres. 

O alcance e assimilação das conquistas sociais femininas variam de acordo com a classe social, o grau de instrução e a possibilidade real para superar as desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres que ainda existem e persistem na sociedade atual, tanto na família como nas mais diferentes esferas sociais.

Ao mesmo tempo terna, meiga, dócil, carinhosa e companheira, protege a família, aconchega os filhos nos braços, é mãe, amante, amiga e leva no corpo o segredo e a magia do Universo.

Na sociedade atual, a mulher vem aprendendo a lidar com os problemas e, aos poucos, sabendo discernir as dificuldades encontradas na dupla - e, algumas, na tripla... - jornada de trabalho, no lar e fora dele. As mulheres vêm, ao longo dos anos, participando da construção de uma sociedade mais justa e de um mundo melhor e mais equilibrado, no qual se desenha um novo papel para a mulher moderna.

No que se refere especificamente à história de lutas e conquistas, em nível mundial, podemos citar algumas datas:

8 de março
– Dia Internacional da Mulher: é uma das datas mais importantes, pois neste dia, em 1857, as operárias da fábrica têxtil Cotton, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram greve, em protesto contra uma jornada diária de 16 horas e baixos salários. Como resposta à manifestação, os patrões mandaram incendiar o prédio e 129 mulheres morreram queimadas.

19 de abril
– Dia do Índio: as mulheres indígenas são ainda mais vítimas da discriminação e sofrem preconceito de gênero e raça, bem como opressão. A data foi escolhida em 1940, durante o 1º Congresso Indigenista Interamericano, na cidade de Patzcuaro, no México. O Brasil adotou a data em 1943.

25 de abril Dia Latino-Americano da Mulher Negra: assim como as índias, as negras também enfrentam discriminação de gênero, raça e opressão. As comemorações pelo Dia Latino-americano da Mulher Negra podem incorporar também o 21 de março, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, instituído pela ONU, em razão do massacre de 70 jovens negros em Sharpeville, na África do Sul (1960).

27 de abril  Dia da Empregada Doméstica: as empregadas domésticas enfrentam o preconceito de gênero e o social. Faz-se necessário reconhecer o trabalho dessas mulheres, que não é valorizado por ser realizado dentro de casa.

28 de maio Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher: as questões relacionadas à saúde das mulheres foram discutidas por especialistas do mundo inteiro em 1987, na Costa Rica, durante o V Encontro Internacional Mulher e Saúde. Após esse evento, foi decidido que o dia 28 de março marcaria a urgência de ações em favor da saúde feminina.

5 de junho – Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente: este dia também pode ser comemorado sob uma perspectiva feminina, haja vista que são as mulheres que mais preservam o meio ambiente, ao praticar formas menos ofensivas de manipulação da terra, como a agricultura familiar, por exemplo.

25 de novembro – Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Mulher: em 25 de novembro de 1960, duas irmãs foram brutalmente assassinadas na República Dominicana, durante o regime do ditador Trujillo. Desde 1981, o dia é usado, em vários países, como alerta para a necessidade de combater a violência contra as mulheres. Para marcar a data, é importante promover discussões sobre o tema.

1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids: as estatísticas mostram que as mulheres são as maiores vítimas da AIDS. A cada ano, vinte mil pessoas são contaminadas no Brasil. Em 1987, a relação era de 16 homens com a doença para cada mulher. Já em 2002, a proporção é de 2 para 1. E, neste contexto, a importância dada à saúde da mulher vem crescendo nos últimos anos, com o surgimento de redes governamentais e não-governamentais específicas que trabalham para melhorar a qualidade do atendimento prestado.

10 de dezembro Declaração Universal dos Direitos Humanos: somente a partir de 1948, os homens e as mulheres passaram a ser considerados como titulares de direitos individuais e sociais. 

A Declaração provocou reação imediata por parte de grupos de mulheres e uma verdadeira luta foi empreendida. As primeiras datam já do início da década de 50, mas os avanços mais significativos só viriam a partir da década de 70, com a realização dos ciclos de conferências mundiais sobre os direitos das mulheres.

A luta continua, e sua participação na construção de um mundo melhor é fundamental. Comemore o seu dia, 8 de março!

Uma mulher como você merece uma celebração muito especial e carinhosa.

--
VISITE ☼
 ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º© ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º© ©º°¨¨°º©©º°¨¨°º©
║▌│║▌║▌ █║▌│║▌║▌ █║▌│║▌║▌ 
▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

VOU TE PASSAR ALGUNS CONHECIMENTOS A RESPEITO DO NATAL QUE NAO ESTA NO CORAÇÃO DA FAMILIA

  QUANDO AQUELE AMIGO SINCERO, PASTOR, PADRE, OU OUTRO RELIGIOSO ESCLARECIDO  TE FALAR SOBRE ISTO ACREDITE, E DEIXE PARA LÁ ESSA HISTÓRIA DE...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS