Os letreiros em espanhol do trailer avisam: “pela primeira vez nas telas de cinema, um longa-metragem sobre a nossa natureza”.
E, pensando bem, é a mais pura verdade. Sobre as riquezas e belezas patrimoniais, históricas e arquitetônicas da Espanha não falta material em vídeo, mas é raro vermos algo sobre a natureza deste belo país.
Dirigido pelo naturalista e cineasta Joaquín Gutierrez Acha,Guadalquivir, o documentário sobre o rio de mesmo nome que percorre quase todo o sul da Espanha, banha cidades com Sevilha e desemboca no Oceano Atlântico estreou há quatro semanas, com o propósito de ampliar o escasso repertório de filmes sobre a natureza ibérica.
O filme de 80 minutos começa com imagens realizadas ao longo do outono nas serras de Cazorla e Segura, onde nasce o “Rio Grande”, significado em árabe do nome que resultou em “Guadalquivir” – vale lembrar que os árabes dominaram a região por mais de sete séculos. É nesta zona que se encontram animais típicos da rica fauna local, como a cabra-montês e a águia-real.
Em seguida, o inverno entra em cena com a presença dos íngremes penhascos da Serra Morena, e os protagonistas são outros habitantes ilustres, como o lince ibérico e os grous. O sol e o calor voltam a dar as caras no Parque Natural de Doñana, um verdadeiro carnaval de biodiversidade, durante primavera e verão. Confiram abaixo o trailer do documentário, que tem narração e trilha sonora assinada pela grande cantora de flamenco Estrella Morente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário