Dica de saúde: Se na sua casa ou apartamento não bate sol, o melhor é se mudar. Sol na casa é saúde. Falta de sol é doença. Especialmente o sol da tarde (meio-dia em diante). Se você está procurando casa/ap para se mudar, não leve em conta apenas preço e localização, mas também busque a máxima incidência de sol.
Dito isso, é importante observar que a luz boa é aquela resultante de todo o espectro luminoso do sol, e que a luz que passa pelo vidro (ex: janela, óculos!) não representa de forma nenhuma todo o espectro luminoso do sol, e essa luz incidindo sobre a pele/olhos pode, sim, ser prejudicial. Portanto o melhor é um lar ensolarado onde as janelas permanecem abertas na maior parte do dia.
Se o ar condicionado for imprescindível, mantenha-o ligado mesmo com a janela aberta, durante o máximo de horas de incidência direta de luz solar.
Também não é para ficar torrando embaixo desse sol. Exponha-se um pouco a ele, sim, mas use o máximo de bom senso para não exagerar, não se queimar.
Exponha ao máximo o interior de seu lar à luz solar direta, sim, mas evite que certos objetos, como quadros, obras de arte, pianos e outros instrumentos musicais, computadores, celulares, câmeras, TV e outros eletrodomésticos recebam luz solar direta.
Bom senso é chave para essa dica te fazer bem. Aplique-o de acordo com suas peculiaridades, necessidades e estilo de vida individuais.
Se em dúvida, aconselhe-se com um(a) arquiteta(o) que conheça, entenda e possa te ajudar profissionalmente nesses pormenores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário