☼ Economist sobre Bin Laden: “Agora, matem seu sonho” ☼

Economist sobre Bin Laden: "Agora, matem seu sonho"

    ▒▓███ JESUS CRISTO É O MEU SENHOR ███▓▒
A revista britânica The Economist publicou nesta quinta-feira (5) sua edição sobre a morte do terrorista Osama bin Laden. A capa da publicação traz uma transparência sobre o rosto de Bin Laden com um mosaico formado por imagens de pessoas envolvidas, de uma forma ou de outra, em em sua história. Com o título "agora, matem seu sonho", a revista faz um apelo para que os países ocidentais aproveitem a primavera árabe para acabar com o sonho de jihad global defendido por Osama bin Laden.
"A mudança política no mundo árabe não será nem suave nem imediata.
Em alguns lugares, certamente vai dar errado; em outros, pode produzir um Islã linha dura. Ainda assim, graças à primavera árabe, o Islã tem suamelhor chance em gerações para se reengajar com a política e para fundar instituições nas quais a vida religiosa e civil pode coexistir. Isso seria umadevastadora refutação da ideologia de Bin Laden de luta universal muçulmana.

Como encorajar isto? Primeiro, não depender apenas do contraterrorismo. A Al Qaeda precisará ser enfrentada por vários anos. Segundo, reconhecer que jihadistas serão derrotados principalmente pelo próprios muçulmanos.

Isso significa estabilizar os países muçulmanos, a maioria fora do mundo árabe, onde governos não funcionais permitiram que o terrorismo se estabelecesse.(…) Vital é o apoio ocidental à primavera árabe. Quando Bin Laden atacou no 11 de Setembro o Ocidente tinha poucas maneiras de se defender a não ser atacá-lo diretamente e estabelecendo uma barganha faustiana com os governosárabes opressivos. Sua morte chega em um momento no qual a opinião árabe está pelo menos indo em uma nova direção. É uma chance boa demais para desperdiçar".


No início da semana, a revista Time publicou uma edição especial, com um "X" vermelho sobre o rosto de Bin Laden. Ele é a terceira pessoa que recebe tal "homenagem" por parte da revista desde que a Time decidiu resgatar a herança de uma capa de 7 de maio de 1945, quando o "X" estava sobre o rosto de Adolf Hitler. Além de Bin Laden, tiveram o X o ex-ditador do Iraque Saddam Hussein e Abu Musab Al Zarqawi, ex-líder da Al Qaeda no Iraque.
José Antonio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

BASES DE TRIBUNAIS MILITARES, CENTROS GLOBAIS DE JUSTIÇA.

  Bases de Tribunais Militares: Centros Globais de Justiça, JAG Corps Tribunal, Camp Justice GITMO Trials, Lei de Sigilo do Tribunal Diego G...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS