Mariana Fonseca
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
A
A
A
Há quem diga que um negociador já nasce pronto. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode se tornar um excelente vendedor de ideias. Essa habilidade é essencial para a vida pessoal e serve também para dar um empurrãozinho na carreira.
“Como nós vivemos em sociedade, estamos sempre em constantes negociações.
Seja para fazer compras, vendas, marcar encontros ou até mesmo de participar de reuniões e entrevistas”, afirma Homero Amato, vice-presidente da empresa Cursos Executivos e autor do livro Como Negociar, da STS.
Existem pessoas que entram em pânico só de pensar que terão de negociar alguma coisa. Segundo Homero, o primeiro passo para rebater esse medo é reunir todas as informações necessárias para a negociação.
Com os dados nas mãos, o negociador precisa, acima de tudo, saber se comunicar. Afinal, não é possível fechar negócio sem um diálogo eficaz. “É preciso ser claro, objetivo, saber se posicionar na hora certa e também ser um bom ouvinte para elaborar um diálogo em que ambas as partes argumentem”, afirma Homero.
“Para viabilizar um negócio você utiliza 20% de intuição e 80% de habilidades que são importantes em um bom negociador.”
A seguir, confira as recomendações de Homero Amato para se tornar um bom negociador. Para saber onde fazer cursos online e presenciais clique aqui.
Aprenda a perguntar
Existem várias maneiras de perguntar, por isso, o bom negociador deve sempre questionar com o objetivo de receber respostas que lhe tragam o maior número possível de informações. "Busque sempre elaborar perguntas não dirigidas, ou seja, que estimulem o outro negociador a expor seu ponto de vista".
Ver todos de Quero Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário