PALAVRAS DOEM TANTO QUANTO FERIMENTOS, AFIRMA A CIÊNCIA
Parte de viver incluir lidar com rejeição, traição, solidão e outros sentimentos tão terríveis que parece doerem como doenças físicas. E doem mesmo. Pesquisas recentes mostram que a dor da rejeição dispara os mesmos neurônios no cérebro que a dor de uma queimadura ou contusão.
NOVA TEORIA EXPLICA O QUE HAVIA ANTES DO BIG BANG
Cientistas da Universidade de Penn State (EUA) desenvolveram um novo paradigma para compreender as primeiras eras da história do universo. Usando a cosmologia quântica, os pesquisadores afirmam que as estruturas de grande escala que agora vemos no universo podem ter evoluído de flutuações fundamentais da natureza quântica essencial do “espaço-tempo” que existiam no início do universo, mais de 14 bilhões de anos atrás.
10 LENDÁRIAS TERRAS PERDIDAS
Os primeiros contos de excursões inacreditáveis para reinos e civilizações desenvolvidas apareceram em uma época em que grande parte do mundo era desconhecida – e tudo parecia possível. Hoje, o fascínio desses romances parece estar em baixa, mas a força atrativa dessas lendas, embora adormecida, permanece em nossos corações. Confira 10 terras perdidas que procuramos até hoje.
DE ONDE VIEMOS: A FABULOSA ÁRVORE GENEALÓGICA HUMANA
Os seres humanos (Homo sapiens) anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo seu comportamento moderno conhecido há apenas cerca de 50 mil anos. O caminho foi longo até aqui: confira as peças da árvore genealógica humana que abrange nossa evolução desde 5 milhões de anos atrás até o presente.
O AMOR TAMBÉM É QUÍMICA
Afinal, o que é o amor? Um sentimento que surge através de experiências corpóreas? Ou psicológicas? Essas perguntas profundas ainda não têm resposta certa, mas está claro para a ciência que todas as sensações que surgem quando estamos apaixonados ocorrem graças à química. Borboletas no estômago, faces rosadas, mãos suando, olhos brilhantes, sorriso até as orelhas: todos esses sentimentos bons que acompanham a paixão são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas nos corpos das pessoas apaixonadas.
HOMENS QUE NÃO ESCOVAM OS DENTES SÃO MAIS PROPENSOS A TER DISFUNÇÃO ERÉTIL
Você tem que escovar os dentes. Isso você sabe praticamente desde que nasceu seu primeiro dentinho, não é mesmo? Se você também é homem, no entanto, caso boa saúde bucal não tenha lhe convencido, vamos oferecer uma razão ainda melhor para manter a escova de dentes ao alcance: homens que escovam os dentes, reduzindo o risco de doenças de gengiva, são menos propensos a sofrer de disfunção erétil.
ESTAMOS NOS TRANSFORMANDO EM MUTANTES?
Um estudo recente determinou a idade de mais de um milhão de mutações em uma única base (letra) do DNA, e descobriu que mais de 86% das nossas mutações danosas surgiram nos últimos 5.000 a 10.000 anos. Esse nossa enorme capacidade mutacional levou a uma incidência maior de doenças genéticas, mas também responde pela grande variação de traços dos humanos modernos.
10 MARAVILHAS NATURAIS POUCO CONHECIDAS
Listas com as belezas da natureza famosas pelo mundo são comuns. Mas muitas maravilhas naturais são pouco conhecidas, como o Pantanal, no Brasil, que não é muito famoso fora do país, mesmo sendo um lugar esplêndido. Veja dez lugares incríveis que certamente merecem ser visitados.
OS 5 MAIORES ESCÂNDALOS SEXUAIS DA FÍSICA
Não são apenas as celebridades do cinema e da televisão que dão material para a mídia sensacionalista: grandes cientistas também já tiveram seu espaço em veículos por conta de escândalos sexuais.
COMO SABEMOS QUE HOUVE O BIG BANG?
A Teoria do Big Bang é o modelo científico que explica como o universo chegou a ser como é agora, como ele já foi, e como será no futuro. Mas como é que a ciência pode ter certeza de que o Big Bang aconteceu e vem acontecendo? Que é real? Afinal de contas, ninguém estava lá para ver o Big Bang ocorrer, e ninguém está recriando Big Bangs em laboratório para estudar como ele acontece.
Veja ainda mais matérias populares da semana, como “Experiência incomum: evangélico finge ser gay durante um ano” e “Os segredos da água-viva imortal”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário