► ITBI versus IPTU


Mercado imobiliária
Decisão afeta mercado imobiliário
STJ bateu o martelo sobre uma questão que interfere diretamente no mercado imobiliário paulista. Os ministros concluíram que o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, o famoso ITBI, deve ser proporcional ao valor de venda do imóvel, em vez de ser calculado a partir do valor que serve como referência do IPTU.
A decisão favorece a Prefeitura de São Paulo, que entrou com recurso depois de ser derrotada no TJ-SP, A Justiça paulista apontou o IPTU como base ideal para se chegar ao valor do ITBI. Relator da matéria, o ministro Herman Benjamin argumentou que, quando há defasagem, ela é verificada no IPTU, não no ITBI.
Benjamin explicou:
- O valor venal significa valor de venda do imóvel. Seria absurdo imaginar que o município de São Paulo avaliasse individualmente cada um dos milhões de imóveis urbanos existentes em seu território para lançar anualmente o IPTU de ofício, daí a adoção das plantas genéricas.
Por Lauro Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS