A Toyota finalizou a primeira fase de testes de seu curioso veículo i-Road, um triciclo elétrico monoposto baseado no veículo-conceito mostrado no Salão de Tóquio de 2013.
A fabricante de carros japonesa selecionou 20 pessoas para rodarem com o i-Road pelas ruas de Tóquio.
O objetivo dos testes foi ver como o i-Road se comporta em ruas da cidade e obter a opinião das pessoas sobre o veículo. Segundo quem o dirigiu, é uma experiência muito agradável e divertida.
“A forma como o i-Road se inclina nas curvas dá uma sensação única a quem o dirige”, disse uma das pessoas que participou dos testes.
O i-Road tem 2,35 metros de comprimento, 87 cm de largura e 1,45 metros de altura, e pesa cerca de 300 quilos.
É movido por dois motores elétricos alimentados por baterias recarregáveis, um total de 5 HP, que permitem alcançar a velocidade máxima de 56km/h e ter uma autonomia de cerca de 50km à velocidade de 30 km/h.
Para garantir a estabilidade nas curvas, o triciclo conta com um sistema chamado “Active Lean” que controla automaticamente o ângulo de entrada nas curvas que faz.
A ideia é que o i-Road possa ajudar a aliviar os congestionamentos de trânsito nas grandes cidades. 70 veículos i-Road começaram a ser usados em Grenoble, uma pequena cidade da França, numa forma controlada de lançamento do veículo antes que ele seja disponibilizado para o mundo todo, o que se espera que aconteça a partir de outubro deste ano. A estimativa é que o triciclo custe por volta de 10 mil euros.
Veja vídeos do i-Road em teste:
Nenhum comentário:
Postar um comentário