Entre as várias e alarmantes consequências da mudança climática na Terra está a extinção de diversas espécies de plantas e animais. Mas poderá esse mesmo fenômeno produzir um efeito exatamente contrário?
De acordo com alguns estudos científicos, em pouco tempo, nosso planeta terá um clima propício para a reaparição de terríveis predadores, extintos há milhões de anos.
Uma pesquisa publicada na Nature Communications analisou um caso particular: a linhagem dos répteis pseudosuchias, à qual pertencem os atuais crocodilos. Depois de sua aparição, há 250 milhões de anos, as diferentes espécies de pseudosuchias se espalharam rapidamente pela Terra.
Em um tempo em que a umidade e a temperatura eram altas, esse grupo de répteis teve um crescimento significativo.
Sobre o seu desaparecimento, o estudo (realizado pelos pesquisadores Philip D. Mannion e Roger B.J. Benson, entre outros) mostra como esses predadores foram se extinguindo aos poucos, à medida que nosso planeta se tornava cada vez mais frio e seco.
Os únicos sobreviventes do grupo foram os crocodilos, cujos habitats se restringem às zonas tropicais da Terra, pelo menos até momento.
Da análise desses dados, podemos deduzir uma tendência nítida: se as emissões de gases que produzem o efeito estufa continuarem e a temperatura permanecer subindo, em pouco tempo nosso planeta estará em condições de abrigar esses terríveis répteis pré-históricos novamente.
Fonte: History
Nenhum comentário:
Postar um comentário