ARQUIVO DO BLOG

◘ BENEFICIOS DO BARBATIMÃO

O barbatimão é uma arvore muito útil e riquíssima em benefícios para a saúde, principalmente para a saúde da mulher. 


É uma árvore  nativa do cerrado e fácil de encontrar nas regiões da  Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerias, e até em algumas regiões de São Paulo. 

Vamos falar um pouco mais sobre os benéficos do Barbatimão e como ele pode ajudar a prevenir e a curar vários problemas de saúde.

 BARBATIMÃO


O Barbatimão é hoje uma das ervas mais conhecidas no Brasil devido seu poder adstringente, anti-inflamatória, anti-bactericida, antisséptica, anti-hemorrágica, antifúngica, cicatrizante e tônica. São inúmeros os benefícios que esta planta apresenta, tanto para saúde como também para outros fins. Poucas pessoas sabem mas o barbatimão também é muito usado na construção e fabricação de panelas de barro e curtição de couro.


Benefícios do barbatimão para curtir couro

O Barbatimão foi escolhido pelos curtumes como uma alternativa ao cromo que possui poluentes perigosos para a natureza. O cromo no meio ambiente, contamina tanto águas superficiais como o lençol freático e, infelizmente  no organismo humano, interfere no metabolismo do açúcar, afeta o coração e é associado a alguns tipos de câncer.
Já o barbatimão é extremamente rico em tanino, que é o principal agente do cromo com a vantagem de ser vegetal e não prejudicar o meio ambiente


Benefícios do Barbatimão para fabricação de panelas
O tanino presente na casca do barbatimão é muito utilizado no processo final da fabricação de cerâmica em geral. Ele é responsável por dar aquela cor preta e o mais importante é que tem a função de impermeabilizar.

Barbatimão na saúde da mulher

O barbatimão é uma planta muito rica em propriedades curativas e é indicado para :
  • Combater inflamações do útero e ovários,
  • Combater hemorragia interna,
  • Ele é um excelente  cicatrizante,
  • Combate os cistos e  miomas,
  • Combate a blenorragia popularmente conhecida como gonorréia,
  • Combate e previne o corrimento vaginal,
  • Trata e cicatriza úlceras de pele e internas,
  • Trata e cicatriza feridas, 
  • Trata afecções da garganta,
  • Combate a colite,
  • Trata a hemoptises( tosse aguda com presença de sangue),
  • Combate e previne a hemorragia uterina
  • Combate bactérias ;
  • É um depurativo natural;
  • É coagulante sanguíneo;
  • Combate a diarréia ;
  • Combate diabete;
  • É um poderoso antisséptico;
  • Ajuda a combater alguns tipos de câncer
  • Combate e previne a vulvovaginite
  • Trata a candidiase 
Como devo usar o barbatimão

O barbatimão pode ser utilizado como chá, que pode ser das folhas ou da casca da arvore tanto para ingerir como para uso externo ou como banho de assento e também para uso externo o pó da casca como anti-séptico. Também é possível encontrar a pomada a base de barbatimão e também sabonete a base de barbatimão em casas de produtos naturais.

Chá de barbatimão como fazer

Para fazer o chá de barbatimão você poderá usar a casca da arvore em pedaço ou em pó, ou as folhas que podem ser encontradas em casas de produtos naturais.

Ferva um litro de água e acrescente 2 colheres de sopa da casca ou das folhas. Tampe bem a vasilha  e deixe amornar em repouso por 5 minutos. Após isso pode coar e tomar uma xícara ao dia. Conserve o restante em geladeira. Devido a sua propriedade para combater a diarréia e coagulativa não é recomendado mais que uma xícara diária que poderá ser tomada ate os sintomas desaparecerem.

Este chá também pode ser utilizado para fazer compressas e limpar ferimentos e curativos por conta de suaspropriedades antibacterianas e antissépticas ele também contribui para uma rápida cicatrização.

Barbatimão para banho de assento cura doenças e aperta a vagina

O barbatimão também pode ser utilizado para banhos de assento a fim de combater problemas relacionados à saúde da mulher, como candidiase, problemas uterinos, cistos , inflamações, doenças sexualmente transmissíveis, gonorréia, corrimento entre outros. Além disso a planta também é conhecida e utilizada por mulheres que desejam ter uma passagem vaginal mais apertada. Um dos nomes populares da planta é a planta da virgindade justamente por suas propriedades adstringentes.

Para o banho deassento, ferva duas xícaras  da casca ou das folhas de barbatimão em dois litros de água por um minuto. Espere amornar e sente sobre uma bacia com esta mistura por cerca de 20 minutos. Pode repetir todos os dias ate desaparecerem os sintomas.
No meu canal do youtube eu também ensino uma excelente recita para curar o corrimento vaginal com aroeira.
                               

E se você ainda não é inscrita no meu canal aproveita e se inscreve pra ficar por dentro das melhores dicas .
(colocar botão para se inscrever)

Barbatimão tem contra indicações ?
Como tudo na vida, o barbatimão também tem seu lado perigoso. Não é por ser um remédio natural que pode consumir a vontade em grande quantidade.
As sementes não devem ser consumidas pois podem ser tóxicas. Devido às propriedades que ajudam na coagulação não deve ser usado por muito tempo e nem em quantidade grande para uso interno. No máximo uma xícara por dia.

Nomes populares do Barbatimão
O nome Barbatimão tem origem no tupi-garani bá-timó  que significa “planta que aperta”. Por esta propriedade a planta também é conhecida popularmente como a casca-da-virgindade . E também possui outros nomes populares de acordo com a região como a  casca-do-brasil, casca-da-mocidade,  alaramotemo, barba-de-timam e chorão-roxo.

Como acabar com o corrimento vaginal
Os melhores banhos de acento para saúde da mulher
Tratamento caseiro para candidíase
Benefícios da aroeira
Existem plantas muito parecidas com o barbatimão , por conta disso é bom ter certeza de que esta utilizando a casca ou folha certa verificando com alguém que realmente conhece a planta.

Como você pode ver  barbatimão tem muitas propriedades benéficas para a saúde da mulher, e é essencial ter em casa a casca seca ou um bom sabonete ou pomada a base de barbatimão.
Se você gostou deste artigo comente abaixo e compartilhe nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas.
Curta a página do facebook e fique sabendo primeiro das novidades aqui do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS