ARQUIVO DO BLOG

◘ DICAS DE FACAS PARA CHURRASCO

04

DICAS DO CLUBE DO CHURRASQUEIRO: FACAS

De fato, quando pensamos em preparar um churrasco, as facas são imprescindíveis e invariavelmente estarão presentes no nosso evento. Temos que lembrar que elas também precisam de um cuidado especial, não apenas a carne, o tempero e a churrasqueira. Quem já é guru na arte do churrasco sabe disso e tem experiência em qual faca utilizar, mas quem ainda não conhece e está começando? O Clube do churrasqueiro quer compartilhar algumas dicas importantes! Vamos lá?
LG_121205_6279
LG_121205_6279

Quais Facas Utilizar para Churrasco?

Hoje em dia, as maiorias dos kits de churrasco já vêm com varia facas, garfos e outros apetrechos. Mas para quem está começando, alguns itens já são o suficiente para executar um belo churrasco.
O primeiro item que devo falar para vocês é a faca campeira ou faca de churrasco, ela varia de 8” a 12”, normalmente os cabos desse tipo de faca são de madeira, alguns modelos são forjados com aço inox e esses exigem mais cuidados, para evitar a ferrugem. Recomendamos que quando for comprar a sua faca, você segure ela veja com o tamanho é mais confortável para você.
A melhor faca, permite uma pegada firme e um corte mais preciso. O Cabo da faca tem que ser confortável para o churrasqueiro, não sendo muito pesada, de forma que o manuseio da faca seja natural.
Sugerimos também, uma faca de fio menor, para preparar os temperos e aperitivos, como vinagrete(confira uma receita de vinagrete aqui)Recomentamos uma faca de cozinha, ou uma faca multiuso, que variam de 6” a 10”. Lembrando que a faca de churrasco campeira deve ser utilizada apenas para corte de carne, e a auxiliar para o corte de legumes e temperos.
 Como Cuidar da Sua Faca de Churrasco?
A primeira regra e a mais importante é sempre manter a sua faca de churrasco limpa. Após o churrasco, limpe-as bem, sempre obervando o ponto em que a lâmina se une à empunhadura, sempre há sujeira que fica nessa parte, e pode enferrujar o metal.
Antes de guardar a faca, certifique-se que ela está limpa e totalmente seca, especialmente as de cabo de madeira. O recomendado nesse caso é deixa-la secar naturalmente em local aberto e com vento, só após o unidade total do cabo de madeira estar seco que você deve guarda-la.
Sempre guarde as facas em suas bainhas, se a faca de churrasco não tiver bainha, guarde em uma gaveta. As facas devem ser guardadas em local protegido e bem seco, lembrando sempre de não deixar ao alcance de crianças.
Quando for utilizar as facas novamente, lave-as e confira o fio.

E Como Afiar A Faca de Churrasco?

clube-faca1
Existem 3 métodos mais conhecidos para se afiar as facas de churrasco: Chairas, Pedras de Afiar e Afiadores Automáticos. Porém para garantir o melhor resultado e o fio perfeito, recomentamos apenas optar ou pela Chaira ou pela Pedra de Afiar, uma vez que esses dois métodos permitem ter um maior controle do resultado final.
Para os dois métodos a forma de afiar é a mesma: a faca deve deslizar pela chaira/pedra do começo até a ponta da lâmina, sempre em um ângulo de aproximadamente 20º. Não é necessário pressa e nem força nesse processo, somente deslize a faca utilizando o seu próprio peso sobre a chaira/pedra.
clube-faca1
Deslize a lâmina da faca de 3 a 4 vezes de cada lado e cheque o fio. O ideal é que a faca corte as peças de carne em apenas dois movimentos, o de ida e volta. Outra forma de testar se a fava está ou não no “ponto” é utilizando um pimentão: apoie a faca sobre o pimentão e deslize-a, usando apenas o próprio peso. A faca deve ser capaz de cortar o pimentão com esse movimento. Caso a faca não corte o pimentão, repita o processo de afiar.
Vale lembrar que se você escolher afiar a faca pela chaira, é recomendado que utilize uma chaira lisa, para os iniciantes. Já que a chaira estriada e diamantada é recomentado para facas de cortes de ossos e para profissionais.
Se escolher afiar pela pedra, você pode utilizar a pedra dupla-face, é a melhor opção para esse processo de afiar a faca de churrasco.
04
04

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

R$ 240 BILHÕES: VEREDITO DE ALEXANDRE DE MORAES SOBRE POUPANÇA ATINGE EM CHEIO BANCO CENTRAL E BANCO DO BRASIL.

  26/04/2024 às 9h21  Por: Lennita Lee Home  »  Agora  »  Banco Central: confira tudo sobre a autarquia   »  R$240 bilhões: Veredito de Alex...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS