11 BANCOS GLOBAIS SONDANDO O MAARAVILHOSO MUNDO DAS TECNOLOGIAS QUÂNTICAS.

 

É um fato comum agora (ou é?) que muitos cálculos podem ser realizados com muito mais eficiência em um computador quântico do que em qualquer computador clássico existente ou mesmo supercomputador. Existem vários especialistas que acreditam que isso é um potencial divisor de águas, especialmente em setores como o bancário, onde algoritmos quânticos podem ser aplicados a problemas em cálculos de Valor em Risco (VAR) e otimização de volatilidade de portfólio.

Por que Quantum Banking?

Por outro lado, as tecnologias quânticas têm o potencial de ameaçar o modus operandi existente dos bancos em relação a questões de segurança. 

Conscientes disso, os bancos globais estão planejando um cenário com protocolos de segurança quântica etc.

Com este admirável mundo novo vem uma nova atitude corajosa, da qual alguns dos principais bancos do mundo estão participando ativamente, não querendo ser pegos de surpresa.

A TQI agora listará onze grandes bancos com programas quânticos visíveis, seja em seus estágios iniciais ou iniciativas completas. Eles se estendem dos EUA, Canadá, Reino Unido até o Japão. 

Infelizmente, nenhum banco chinês foi incluído, mas deixaremos esse tópico para outro artigo em uma data posterior.

Quando o sistema financeiro quântico começará?

Como de costume, a lista é exaustiva e não cobre toda a gama de atividades que estão acontecendo no verão de 2022. 

E de qualquer forma, se o setor bancário é tão dinâmico quanto o cenário da Computação Quântica parece ser, temos certeza de que mais uma dúzia de bancos terá um programa quântico em vigor no momento em que este post for ao ar!

Sistema Financeiro Quântico 2022

1. JPMORGAN CHASE

Sistema bancário quântico

JPMorgan Chase & Co. é um banco de investimento multinacional americano e uma holding de serviços financeiros com sede na cidade de Nova York, que agora está se esforçando para dimensionar seu esforço de tecnologia quântica. Perceber que a computação quântica (QC) será importante para casos de uso no setor bancário, o banco estabeleceu uma equipe de engenharia quântica, com Marco Pistoia, chefe de tecnologia quântica.

Muito entusiasmado com o desenvolvimento de algoritmos quânticos que o banco pode usar em IA, otimização e criptografia, em 2020 iniciou uma parceria com um hub de tecnologia quântica chamado Chicago Quantum Exchange , um hub de tecnologia quântica, e disse que sua equipe de pesquisa está “trabalhando ativamente na área de criptografia pós-quântica.”

2. HSBC

Banco de computação quântica

O HSBC Bank plc é uma organização multinacional britânica de serviços bancários e financeiros. Como outros, está ciente da importância do sistema financeiro qfs para o setor financeiro nos próximos anos em áreas como análise de risco, ML e segurança cibernética. 

Por isso, tem dado o pontapé inicial em colaborações com outras empresas e laboratórios de pesquisa para investigar o potencial dessa tecnologia de ponta.

O HSBC trabalhará em conjunto com o projeto europeu NEASQC (Next Applications of Quantum Computing) para desenvolver casos de uso práticos em campos tão diversos como descoberta de medicamentos, detecção de câncer de mama, captura de carbono e avaliações de risco de infraestrutura de energia. 

O projeto de quatro anos, com um orçamento de 4,7 milhões de euros (US$ 5,5 milhões) e totalmente financiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia, aproveita a experiência de especialistas em computação quântica.

Gustavo Ordonez-Sanz , Head of Economic Capital Analytics e Global Risk Innovation Lead, HSBC, disse:

“Devido ao seu poder muito maior, os computadores quânticos podem oferecer desenvolvimentos extraordinários para bancos em áreas como análise de risco, aprendizado de máquina e segurança cibernética. A maioria dos especialistas acredita que estamos a pelo menos 10 anos de computadores quânticos comercialmente viáveis ​​para fins gerais, embora avanços recentes indiquem possíveis descobertas mais cedo. Precisamos abraçar essa tecnologia, em linha com a agenda de inovação do banco, acompanhando os últimos desenvolvimentos e aumentando nosso conhecimento interno para aumentar nossa prontidão para o mundo pós-quântico.”

3. BNP PARIBAS

Logo Quantum Banking

BNP Paribas SA é um grupo bancário internacional francês. Até o momento, o empreendimento do banco em quantum é sua participação, por meio de seu braço de capital de risco BNP Paribas Développement, em uma rodada de sementes de US $ 10 milhões na C12 Quantum Electronics em junho deste ano, que também incluiu fundos 360 Capital, Bpifrance (Digital Venture Fund), Airbus Ventures, e Octave Klaba (OVHcloud). Por meio desse tipo de envolvimento, fica claro que o BNP Paribas vê o potencial que o QC pode ter em seus negócios e certamente procurará se aprofundar na tecnologia mais cedo ou mais tarde.

4. CRÉDITO AGRÍCOLA 

O Crédit Agricole Group é a maior instituição financeira cooperativa do mundo. O banco mergulhou no cenário da tecnologia quântica quando a startup QuantFi foi aceita para ingressar no acelerador de startups CAP (Crédit Agricole Paris) com sede em Paris. A QuantFi se junta a um punhado de outras startups, mas é a única empresa de tecnologia profunda quântica no programa.

5. BANCO POSTAL DO JAPÃO

Japan Post Bank Co., Ltd. é um banco japonês com sede em Tóquio. 

Em 2019, juntamente com a Toray Industries, Inc., uma multinacional japonesa especializada em produtos industriais centrados em tecnologias em química sintética orgânica, química de polímeros e bioquímica, o Japan Post começou a otimizar o despacho de caminhões para entregas de remessa selecionando um projeto desenvolvido por A*Quantum , uma startup especializada em tecnologia de desenvolvimento de software para computadores quânticos. 

Com a ajuda da Fujitsu, o Japan Post colaborou com a Fujitsu Laboratories para realizar experimentos de demonstração para otimizar as redes de transporte usando uma Digital Annealer.

6. CITIGROUP 

Citigroup Inc. ou Citi é um banco de investimento multinacional americano e uma corporação de serviços financeiros com sede na cidade de Nova York. 

O Citigroup nomeou a computação quântica como uma das cinco tendências tecnológicas a serem observadas em 2019, pois “a computação quântica pode ajudar a revolucionar os serviços financeiros, melhorando os algoritmos de negociação, reduzindo fraudes, otimizando portfólios e gerenciando riscos”.

O banco também investiu em startups de software de computação quântica como 1QBit QC Ware , provando que o Citigroup está levando a revolução quântica a sério, com William Hartnett, diretor-gerente do Citigroup, mesmo dizendo que a tecnologia transformará a avaliação e negociação de riscos para o setor financeiro e observou que “os bancos precisam começar a aprender como aproveitá-lo agora”.

7. WELLS FARGO

Wells Fargo é uma empresa multinacional americana de serviços financeiros com sede corporativa em São Francisco, Califórnia, e sede operacional em Manhattan. 

Em 2019, o chefe de tecnologia do Wells Fargo, Saul Van Beurden, iniciou o empreendimento do banco em computação quântica assinando um acordo com a IBM e o MIT para colaborar em computação quântica e tecnologia de inteligência artificial. Sua atitude sobre a tecnologia quântica é clara:

“Existem três campos na indústria. Há o campo que diz que o quantum nunca chegará à produção. Há o grupo de pessoas que acreditam que levará muito tempo antes de entrar em produção, muito tempo definido como 10 ou 15 anos, talvez mais. E há um campo que diz, bem, as coisas podem ir mais rápido. É melhor você testar e aprender e estar nisso, porque se essa onda começar a decolar, pode ter um impacto revolucionário para o setor. Estamos no terceiro acampamento. Por isso nos inscrevemos. Não queremos ser o banco que se arrependerá daqui a alguns anos.”

Como parte do acordo com a IBM e o MIT, Wells Fargo se juntou à IBM Quantum Network , uma comunidade de empresas da Fortune 500, startups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisa que trabalham para avançar a computação quântica e explorar aplicações práticas.

“O Wells Fargo está muito animado para acelerar nossos esforços de aprendizado em inteligência artificial e computação quântica por meio desse relacionamento com a IBM Research”, disse Ravi Radhakrishnan, chefe de Atacado, Gestão de Patrimônio e Investimento e Tecnologia de Inovação do Wells Fargo. 

“Estamos ansiosos para explorar como os avanços em inteligência artificial e computação quântica podem ajudar a tornar os serviços bancários mais rápidos, fáceis, inteligentes e seguros – para nossos clientes e todo o setor de serviços financeiros”.

Enquanto Dario Gil, diretor da IBM Research, disse:

“Estamos muito satisfeitos por poder trabalhar com o Wells Fargo para explorar como as fronteiras da tecnologia da informação, da IA ​​à computação quântica, impactarão o setor financeiro e a experiência bancária.”

8. BARCLAYS

sistema bancário quântico

O Barclays plc é um banco universal multinacional britânico, com sede em Londres, Inglaterra. Sua jornada na computação quântica começou em 2017. Passando um longo período de tempo aprendendo sobre a tecnologia até se sentirem confiantes nela, o Barclays chegou à conclusão de que “o potencial da computação quântica era tão grande que deveríamos nos comprometer com um programa inicial de pesquisa e desenvolvimento."

Desde então, o banco realizou experimentos profundos com a tecnologia, principalmente para avaliar como ela poderia ser usada para fazer melhorias no setor bancário.

Atualmente, o Barclays está liderando experimentos centrados em alguns desafios muito específicos que encontram no setor bancário, como testes iniciais focados em como a computação quântica poderia ajudá-los a otimizar a liquidação de lotes de transações de títulos.

9. BANCO REAL DO CANADÁ

provedor de banco quântico

O Royal Bank of Canada (RBC) é uma empresa multinacional canadense de serviços financeiros e o maior banco do Canadá por capitalização de mercado. Em 2018, o RBC abriu um laboratório de segurança cibernética para financiar novas pesquisas na Universidade de Waterloo com a intenção de desenvolver ferramentas avançadas de segurança cibernética e privacidade.

Mais importante para os leitores do TQI , no entanto, é que o investimento do RBC não está apenas ajudando o laboratório de segurança cibernética, mas também apoiando pesquisas em criptografia pós-quântica. 

Liderada por David Jao, a pesquisa se concentra em matemática pura e ciência da computação que produz criptografia de dados tão forte que os computadores quânticos não podem decifrá-la.

10. GRUPO ING

O ING Group é uma empresa multinacional holandesa de serviços bancários e financeiros com sede em Amsterdã. No ano passado, o ING - juntamente com os bancos holandeses ABN Amro e Rabobank - começou a explorar a tecnologia quântica por meio de testes de estresse em possíveis casos de uso.

Em março de 2021, a Associação Holandesa de Pagamentos organizou um Simpósio Quantum online em colaboração com o Quantum.Amsterdam , o centro de inovação para software, tecnologias e aplicativos quânticos. Adil Acun, Engenheiro Quântico do ING Group NV, teve a oportunidade de falar no evento. 

A Acun é responsável por habilitar tecnologias quânticas dentro do banco por meio de P&D em algoritmos quânticos, criptografia quântica, educação e conscientização. 

Seus principais impulsionadores estão causando um impacto social e financeiro usando ciências naturais e de engenharia.

11. GOLDMAN SACHS

Um dos adotantes mais importantes da tecnologia quântica, o Goldman Sachs Group, Inc. é um banco de investimento multinacional americano e empresa de serviços financeiros com sede na cidade de Nova York. 

O banco vem trabalhando com a startup QC Ware do Vale do Silício há alguns anos para investigar o uso de algoritmos quânticos em finanças, explorando como a tecnologia acabará por superar os computadores clássicos para aplicações financeiras.

William Zeng, chefe de pesquisa quântica da Goldman Sachs, acredita:

“A computação quântica pode ter um impacto significativo nos serviços financeiros, e nosso novo trabalho com a QC Ware aproxima esse futuro.”

As duas empresas vêm explorando como o QC pode alavancar o algoritmo de Monte Carlo usado para avaliar riscos e simular preços para uma variedade de instrumentos financeiros. Os cálculos complexos necessários para Monte Carlo são normalmente executados uma vez durante a noite, o que significa que em mercados turbulentos, os traders estão trabalhando com resultados desatualizados, o que não é bom para tomar as melhores decisões.

Perdemos algum ou temos algo errado? Em caso afirmativo, não hesite em nos contatar em hello@thequantuminsider.com.

O QUANTUM INSIDER (TQI)

Caso esta lista não tenha satisfeito seus desejos por dados sobre quantum no setor bancário, você pode acessar o The Quantum Insider (TQI), a própria plataforma de dados da TQI. Aqui você pode encontrar informações profundas e perspicazes sobre todos os aspectos da indústria QIS.

O TQI é um recurso inestimável para jornalistas, pesquisadores, investidores, empresas e agências governamentais que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o crescente ecossistema de tecnologia quântica!

James Dargan

JAMES DARGAN

James Dargan é um colaborador do The Quantum Insider. Seu foco está no ecossistema de startups de QC e ele escreve artigos sobre o espaço que têm um tom acessível ao leitor médio

Até então já são 11 os bancos globais sondando o mundo das tecnologias quânticas.

 1. JPMORGAN CHASE (BANCO DE INVESTIMENTOS QUÂNTICOS)

 2. HSBC (COLABORADOR QUANTUM)

 3. BNP PARIBAS (SISTEMA FINANCEIRO QFS)

4. CRÉDITO AGRICOLE (SISTEMA FINANCEIRO QUANTUM)

 5. BANCO POSTAL DO JAPÃO

 6. CITIGROUP (SISTEMA BANCO QUANTUM)

 7. POÇOS FARGO

 8. BARCLAYS (SISTEMA BANCÁRIO QFS)

 9. BANCO REAL DO CANADÁ

 10. GRUPO ING

 11. GOLDMAN SACHS

 https://thequantuminsider.com/2021/06/23/11-global-banks-probing-the-wonderful-world-of-quantum-technologies/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

MED-BEDS UM VISLUMBRE DO FUTURO DA SAÚDE.

  · Os procedimentos associados ao Med Beds 5D são nada menos que milagrosos, levando apenas alguns minutos para tratar uma ampla gama de ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS