VAI A LEILÃO O "FORD ESCORT RS TURBO QUE PERTENCEU Á PRINCESA DIANA".

Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-0








Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo




Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-2





Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-4






Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-6



Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-9


Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-14


Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-22


Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-21


Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-20



Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-19

Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-16

Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-10

Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-5
Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-11





Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-8

Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-15



Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-3

Princess-Diana-Ford-Escort-RS-Turbo-12
previous arrow

O Ford Escort é um dos modelos mais icónicos da marca americana, desenvolvido e produzido pela Ford Europe, esteve à venda desde 1968 até ao ano 2000, através de seis gerações. As duas primeiras gerações são aquelas que mais procura têm, devido á sua tracção traseira.

A terceira geração, conhecida internamente por “Erika”, foi lançada em Setembro de 1980 e trazia consigo a particularidade da tracção passar para as rodas da frente, além de ser o primeiro Escort 
hatchback, ou seja, com três ou cinco portas e passou a equipar com os motor CVH com árvore de cames à cabeça.

A primeira versão desportiva, introduzida no mercado quase após o lançamento do modelo, era a XR3 desenvolvida para combater com o Golf GTI, equipada com o motor de 1,6L de cilindrada com um carburador Weber 32/34 de duplo corpo, desenvolvendo 96cv, além da suspensão melhorada e outros apontamentos mais desportivos. 

Em Outubro de 1982 apareceu o Escort XR3i, equipado com o mesmo motor mas agora com injecção Bosch K-Jetronic, com a potência a aumentar para os 105cv. Oito meses após é lançada a versão limitada Escort RS1600i, com 115cv de potência.


A última versão desportiva e a mais potente é o Escort RS Turbo, lançada em Outubro de 1984 para homologar o modelo em Grupo A, produzido em 8.604 exemplares, acima dos 5.000 requeridos para esse efeito. Está equipado com o motor de 1,6L de cilindrada, injecção Bosch KE Jetronic e um turbo Garrett, além de outras alterações, como nova árvore de cames, cabeça do motor redesenhada, válvulas de escape com sódio no seu interior, para desenvolver 132cv de potência às 6.000rpm. 

Além das alterações no motor, o RS Turbo vinha equipado com as jantes do RS1600i, bancos Recaro e diferencial autoblocante. Aproveitando o facto do Escort MK3 já ter suspensão independente nas quatro rodas, a Ford aplicou uma suspensão mais baixa e amortecedores Koni ajustáveis.

Praticamente todos os Escort RS Turbo S1 foram pintados na cor Diamond White, com algumas excepções, como os três exemplares muitos especiais pintados de Jet Black destinados à família Real, sendo o mais especial o exemplar presente neste artigo.

Este Escort foi encomendado em 1985 especificamente por Diana, a Princesa de Gales, sendo o seu terceiro Ford Escort. Este exemplar recebeu algumas alterações efectuadas pela Ford Special Vehicle Engineering, como um segundo espelho retrovisor para o guarda-costas vigiar o trânsito em seu redor, uma grelha frontal de cinco barras ao invés das três e um rádio de comunicações montado no porta-luvas, onde ainda hoje é possível ver o cabo de ligação.

A Princesa Diana utilizou bastante o seu Ford Escort RS Turbo, com várias fotos efectuadas na época, algumas acompanham aqui o artigo. Posteriormente, em Maio de 1988, foi devolvido à Ford sendo utilizado pela esposa de Geoff King, responsável pelas vendas governamentais da Ford, até ser oferecido num concurso da rádio Kiss FM, em Setembro de 1993. 

Até hoje, este Escort RS Turbo percorreu apenas 24.961 milhas, cerca de 40 mil quilómetros.

Agora, este Escort RS Turbo muito especial com a matrícula C462 FHK vai a leilão, no próximo dia 27 de Agosto, num evento levado a cabo pela Silverstone Auctions, aquando o Silverstone Classics, não havendo ainda um valor estimado de venda.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

➠MEDBED: TESLA: 90.10 | TUDO O QUE VOCE PRECISASABER VEJA OS VIDEOS E ENTENDA.

  SÉRIE 08 - MED BE ➠ MEDBED: TESLA: 90.10 Os benefícios da cama médica Tesla também são muito simples em termos de alívio do sono. Trata-se...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS