◘ PRAIAS DO BRASIL!

 



        1 - Praia do Francês, Alagoas.



 


Os franceses foram os primeiros a chegar nessa prais, contrabandeando pau-brasil. A areia clara e fofa se junta à vegetação nativa de coqueirais e da restinga preservada de um dos points mais belos de Alagoas. No canto direito, as boas ondas atraem surfistas. Os que preferem mar calmo devem ir ao lado esquerdo, onde uma barreira de arrecife forma uma piscina natural sem ondas. Lá, é possível mergulhar, passear de barco e banana-boat. 
2 - Joaquina, Santa Catarina.


 
 


Junto com a praia Mole, a Joaquina divide o posto de praia predileta dos jovens no litoral de Florianópolis. No verão, as areais ficam lotadas de turistas, belas garotas, surfistas e praticantes de vôlei de praia e futebol. Seus destaques ficam por conta da ótima infraestrutura, a bela iluminação noturna, boas ondas para surfe e, principalmente, suas famosas dunas de areia.
 
3 - Arraial d' Ajuda, Bahia.

 
 


São 16 quilômetros de beleza inquestionável nesse pequeno e rústico povoado no sul da Bahia. Desde a badalada Parracho até a sossegada Taipe, suas dez praias atraem turistas que buscam relaxar, aproveitar a vida e desfrutar do sol do nordeste. Outras opções da região são as praias de Mucugê, do Arraial e Pitinga. 
 
4 - Baía do Sancho, Fernando de Noronha.

 


Considerada simplesmente a praia mais bela do Brasil. E não podia ser por menos. A água possui cor verde-esmeralda e a falésia local possibilita uma vista deslumbrante que inclui golfinhos. Para completar o que já era perfeito, nos períodos de chuva, duas cachoeiras se formam e despencam de cima do enorme paredão durante o período de chuva entre abril e julho. 
 
5 - Baía dos Porcos, Fernando de Noronha.
  


Sua pequena extensão de areia é compensada pela riqueza da paisagem local. Vasta fauna marinha e uma geografia que inclui rochas vulcânicas, recifes e fabulosas piscinas naturais são os principais ingredientes dessa praia que só perde para a vizinha Baía do Sancho entre as mais belas do país. Esquecer a máscara de mergulho é um pecado que não pode ser cometido. 
 
6 - Cacimba do Padre, Fernando de Noronha.

 


Localizada junto ao morro Dois Irmãos, a Cacimba do Padre, durante os períodos entre novembro e março, vira o point predileto dos surfistas por ser considerada uma das melhores ondas do país. No restante do ano, a água fica calma e sua longa extensão de areia é um convite para passar o dia debruçado ao sol. 
 

7 - Canoa Quebrada, Ceará.
  


Antes, um simples lugar de mochileiros, hoje, Canoa Quebrada mantém as belezas das praias, dunas e falésias, só que agora também possui uma respeitável infraestrutura turística. Passeios por praias vizinhas podem ser feitos de buggy ou cavalgando. Não se esqueça de conferir o pôr-do-sol local. De noite, a diversão ganha área de espetáculo, já que a principal rua do vilarejo se chama Broadway. 
 
8 - Carro Quebrado, Barra de Sto. Antônio, Alagoas.
 
 

Prepare-se para uma longa viagem, mas que, com certeza, vale a pena. Localizada a 50 quilômetros de Maceió, para se chegar até Carro Quebrado, é preciso pegar balsa e ainda seguir por uma estrada de terra. O esforço é compensado por sua praia paradisíaca com seus coqueiros, águas calmas e quentes, além de um belo mirante do alto da falésia. 
 
9 - Copacabana, Rio de Janeiro.
  


Conhecida como a "princesinha do mar", a praia de Copacabana é o cartão-postal do litoral brasileiro e provavelmente a praia mais famosa e sonhada do mundo. Seus quatro quilômetros ficam completamente lotados durante os finais de semana de sol. No Réveillon, não seria diferente, já que sua queima de fogos é uma das mais conhecidas festas do mundo. Já no posto seis, uma simpática colônia de pescadores traz peixe fresco do mar. 


10 - Geribá, Búzios.
 


O balneário de Búzios é o mais disputado do litoral carioca. E Geribá fica com o posto de praia mais popular dessa pequena e famosa cidade fluminense. O canto direito é o ponto predileto dos jovens na alta temporada. Para famílias e pessoas que querem ficar mais sossegadas, indica-se escolher o canto esquerdo com o mar sem ondas e bares na areia. 


11 - Ilha do Mel, Paraná.
 
 


Ideal para quem gosta de uma boa aventura. Essa ilha no litoral do Paraná coberta de Mata Atlântica possui boas praias à prática do surfe como a Grande e a Fortaleza. Além de desertas, como a praia de Fora e suas piscinas naturais formadas na maré baixa e agitadas. Já para agitar, vá à Encantada. Prepare suas pernas para trilhas, porque aqui carros estão proibidos. A infraestrutura varia de pousadas até campings. 
 
12 - Ipanema, Rio de Janeiro.



 


Uma das mais democráticas praias cariocas. Cada tribo possui seu point. No Arpoador, surfistas tomam conta das ondas, enquanto o posto nove corresponde ao local predileto dos hippies. Quase no Leblon, o posto dez é o predileto das patricinhas e mauricinhos. Não deixe de conferir no final da tarde o sol se pondo no morro Dois Irmãos.
 

13 - Itacaré, Bahía.


Itacaré é mais um exemplo de uma daquelas cidades do Nordeste que foram primeiro descobertas por hippies para depois virarem verdadeiras referências turísticas do litoral. A diferença é que suas praias são mais protegidas em pequenas enseadas de tirar o fôlego. De noite, a pedida é aproveitar para curtir um bom forró em alguns dos bares da cidade que teve seu auge nos anos de ouro do cacau. 
 
14 - Jericoacoara, Ceará.


 


Ruas sem asfalto, pousadas rústicas e um povo que leva a vida sem estresse. Já dá para ter uma ideia do que se esperar de Jericoacoara: um lugar para esquecer todos os problemas da cidade grande e se isolar do mundo. Suas praias atraem tanto turistas quanto esportistas que estão atrás de ventos para windsurfe, ondas para surfe e dunas para sandboard.

15 - Lopes Mendes, Angra dos Reis.


Uma das principais e, para muitos, a mais bonita praia da Ilha Grande, Angra dos Reis. Fica a cerca de duas horas caminhando, ou à meia hora de barco da Vila Abraão, centro da ilha. Uma das coisas que mais impressionam é a transparência da água. A areia é das mais fofas e finas do litoral brasileiro.
16 - Maresias, São Paulo.


 

A praia mais popular do litoral de São Paulo tanto para surfistas quanto banhistas. Maresias possui uma das melhores infraestruturas do litoral norte paulista, mesmo mantendo parte das áreas de Mata Atlântica intactas. São vastas as opções de excelentes restaurantes, pousadas e hotéis. Para a balada, confira os bares e boates da região.
 
17 - Porto de Galinhas, Pernambuco.


 

O balneário predileto de Pernambuco. Porto de Galinhas consegue juntar a beleza natural com uma ampla gama de hotéis, restaurantes, pousadas e uma agitada vida noturna. Os corais, piscinas naturais e praias exuberantes se misturam com tartarugas e cavalos marinhos, além da mata admirável em volta das praias. Confira as praias: Pontal do Maracaípe, Cupe, Praia de Muro Alto e, claro, Porto de Galinhas.

18 - Praia Brava, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.


 

Uma praia de beleza selvagem que não é recomendada para o banho por conta da forte correnteza. Está entre as prediletas dos pescadores e surfistas na cidade de Arraial do Cabo, região dos Lagos. O acesso é feito por uma trilha a partir do Pontal do Atalaia. O enorme paredão na parte de trás da praia impressiona.
19 - Praia do Cedro, Ubatuba, São Paulo.


 

Essa pequena extensão de areia possui águas cristalinas e resquícios de Mata Atlântica bem preservados. Diferente do balneário de Ubatuba, conhecida por ser movimentado e cheio, a praia do Cedro, acessível somente por trilha a partir da praia de Fortaleza, é um lugar vazio e pouco explorado por turistas.
20 - Praia do Farol, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.


A praia do Farol, localizada na Ilha do Farol, já ganhou o posto de mar mais limpo do Brasil. Trata-se de um aquário a céu aberto que se transformou no paraíso para mergulhadores. Para quem não é muito chegado em esportes aquáticos, o programa é salvo pelas belezas naturais da ilha. Para conhecer o local somente com autorização prévia.

21 - Praia do Leão, Fernando de Noronha.


 

A mais extensa do arquipélago de Noronha. A beleza do lugar está nas mais diferentes tonalidades que o mar atinge e no fato de ser o principal lugar da ilha para a desova das tartarugas. A praia ainda segue pouco frequentada e possui esse nome por conta de uma enorme rocha que lembra o animal deitado. Para mergulhar, aproveite as piscinas naturais que se formam no canto esquerdo.

22 - Praia do Futuro, Fortaleza.


 

Considerada uma das melhores praias urbanas do país e a favorita dos fortalezenses e turistas. Devido ao vento forte e ondas, encontrar surfistas e praticantes de kitesurfe é comum. São clássicas suas barracas de palha vendendo petiscos e bebidas na beira do mar. Dá para imaginar algo melhor que comer um camarão com cerveja gelada na praia?

23 - Praia do Forte, Bahia.


 

Uma das principais sedes do projeto Tamar, a Praia do Forte está entre os destinos turísticos mais importantes do norte da Bahia, e é referência de ecoturismo. O pequeno vilarejo de pescadores possui belas piscinas naturais, como Lord e Papa-Gente, e passeios programados de bicicleta, tirolesa, à cavalo ou quadriciclo.

24 - Trancoso, Bahia.


 

Um lugar rústico e hippie que consegue manter todo o conforto de hotéis de alto luxo. Em Trancoso, o sossego se junta a restaurantes top de linha e lojas de grife. Durante os períodos de festa, a cidade fica lotada. Se quiser conhecer o lado mais calmo de Trancoso, prefira visitar fora de temporada.

25 - Porto Seguro, Bahia.


 

Ao descobrir o Brasil, Cabral se encantou com Porto Seguro. E não é à toa. Falésias, Mata Atlântica, coqueiros e manguezais constroem uma paisagem incrível. Hoje, a cidade atrai principalmente jovens em busca de badalação. A Passarela do Álcool está repleta de bares, restaurantes e casas noturnas, enquanto a praia mais procurada é Taperapuã.

26 - Pipa, Rio Grande do Norte


 

Praia do Amor, Praia do Madeiro, Praia da Pipa e Praia dos Golfinhos são apenas alguns dos exemplos de praias dos vilarejos de Pipa e Tibau do Sul, cerca 80 quilômetros de Natal. O local se transformou em um dos destinos prediletos para estrangeiros.. As boas ondas e vento atraem surfistas e praticantes de kitesurfe. A noitada da região é vista como a mais animada do estado.

27 - Praia Mole, Florianópolis.


 

Corpos sarados, bares, ondas e parapentes voando. Dá para saber o que esperar da Praia Mole: uma juventude em buscar de azaração. Para deixar tudo ainda mais bonito, a vegetação local é exuberante. Outra tradição local são as duchas de água doce, sucesso por conta do mar forte. O nome da praia vem da areia macia e solta.

28 - Praia do Gunga, Alagoas


 

Na maré seca, o mar fica mais azulado, enquanto na alta, a cor das águas é verde. Esse é o mar de Praia da Gunga, Alagoas. Localizado na interseção entre o Mar Atlântico e a Lagoa do Roteiro, a praia encanta a todos pela quantidade de coqueiros, águas tranquilas e falésias. A única forma de se chegar é pegando barcos da cidade de Barra de São Miguel.

29 - Genipabu, Rio Grande do Norte.


 

O grande barato aqui é ir de buggies pelas dunas. Existem dois tipos de passeio: 'com emoção' e 'sem emoção', que agradam aos mais aventureiros ou mais conservadores, respectivamente. Além da praia com água morna e calma, a região ainda comporta uma bela lagoa de água doce. A infraestrutura local não deixa a desejar possuindo hotéis, bares e restaurantes.

30 - Garopaba, Santa Catarina.


 

Um dos destinos mais procurados do litoral catarinense. Os surfistas estão por conta das excelentes ondas da praia de Silveira, palco de campeonatos nacionais e internacionais. As famílias buscam o conforto de excelentes pontos como as praias Siriú e Garopaba. Já os jovens frequentam a Ferrugem. Entre maio e novembro, podem-se avistar as raras Baleias Francas passando pela costa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS