CÂNCER ► EUA APROVAM NOVO MEDICAMENTO CONTRA CÂNCER DE MEDULA ÓSSEA

Câncer

Droga representa uma nova classe de remédios e inibe o avanço do tumor

célula
Mieloma múltiplo: doença afeta 5 pessoas em cada 100 000 (Thinkstock/VEJA)
A FDA, agência americana responsável pelo controle de remédios e alimentos, aprovou na segunda-feira um novo medicamento contra câncer de medula óssea. A droga, denominada Farydak, é fabricada pela farmacêutica suíça Novartis.
O medicamento representa uma nova classe de drogas e funciona inibindo o avanço do câncer ao bloquear as enzimas que causam a superprodução das células. Estudos da fabricante mostraram que os pacientes tratados com Farydak viveram quase cinco meses a mais sem que seu câncer se espalhasse, quando comparados àqueles tomaram uma combinação de outros medicamentos já aprovados. 

Leiam também:

Novo tratamento — Apenas pacientes que já tentaram tratamento com pelo menos outras duas drogas, incluindo o quimioterápico bortezomib, poderão ser tratados com Farydak. Entre os efeitos colaterais do medicamento estão diarreia e problemas cardíacos. A Novartis afirma o medicamento está em análise por autoridades reguladoras de outros países, além dos Estados Unidos.
O câncer de medula óssea, também chamado de mieloma múltiplo, afeta as células da medula óssea produtoras de anticorpos. As células podem se espalhar para outras partes do corpo, enfraquecer o sistema imune, causar anemia e danificar principalmente o osso e o rim. Segundo a Novartis, a patologia afeta até 5 pessoas em cada 100 000 no mundo. 

Guia de prevenção contra o câncer

Como controlar alguns dos principais fatores de risco da doença

Álcool

Tipos de câncer que poda causar: Boca, esôfago, estômago, fígado, laringe, mama e pâncreas.
Como se prevenir: Evitar o consumo exagerado de bebida alcoólica, nunca ultrapassando duas doses ao dia.

Tabagismo

Tipos de câncer que poda causar: Ana, bexiga, bucal, colo do útero, esôfago, estômago, laringe, pâncreas e pulmão.
Como se prevenir: Não fumar derivados do tabaco e evitar ficar em ambientes com a presença de fumaça de cigarros. 

Obesidade

Tipos de câncer que poda causar: Colorretal, mama, esôfago, próstata e rim.
Como se prevenir: Diminuir e manter o peso de forma saudável, praticando atividades físicas e se alimentando de maneira correta sob a supervisão de um médico.
 

Exposição ao sol

Tipos de câncer que poda causar: Pele e bucal (lábios).
Como se prevenir: Evitar a exposição ao sol entre às 10 e 16 horas e usar protetor solar com fator de proteção de no mínimo 15, além de chapéus e óculos escuros.
 

Carne vermelha

Tipos de câncer que poda causar: Colorretal, estômago e pâncreas.
Como se prevenir: Não consumir carne vermelha em excesso, especialmente se for carne processada. Estudos recomendam a ingestão de até 70 gramas do alimento por dia, o equivalente a meio bife.
 

Papiloma vírus humano (HPV)

Tipos de câncer que poda causar: Colo do útero, ânus, pênis, garganta e e boca.
Como se prevenir: O uso de preservativo diminui o risco de contaminação do vírus pela relação sexual, e a vacina contra o HPV oferece proteção contra algumas variantes do vírus.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

GUSTAVO CONDE, DE PORTUGAL, SOBRE BOLSONARO

"Eu não queria dizer isso. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisa e tal. Mas, que se dane. O fato, nu e c...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS