ABAIXO O SITE PARA TIRAR O ESTRATO, MAIS DEVIDO O TEMPO QUE ESTÃO NOS ROUBANDO VA DIRETO A UMA AGENCIA DO INSS (( este site já tiraram do ar))
http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html
Ate aonde será que vai isso.INSS mudou o layout este mês ...A sigla do desconto é "COBAT"
INSS DESCONTA 1% PARA A CUT DE TODOS OS APOSENTADOS
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO N.º , DE 2014 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Requer informações ao Senhor Ministro de Estado da Previdência Social, a cerca dos possíveis descontos em folha, em favor de entidades sindicais.
Senhor Presidente, Requeiro a Vossa Excelência, com base no art. 50 da Constituição Federal e na forma dos arts. 115 e 116 do Regimento Interno, que, ouvida a Mesa, sejam solicitadas informações ao Senhor Ministro de Estado da Previdência Social, a cerca dos possíveis descontos em folha, em favor de entidades sindicais, conforme os questionamentos que seguem.1) existem lançamentos nos holerites ou contracheques, sem prévia autorização ou conhecimento dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em favor de entidades sindicais;2) caso existam lançamentos em folha, favor relacionar nominalmente as entidades, os valores repassados e a quantidade total de aposentados e pensionistas que tiveram esses descontos, mês a mês.JUSTIFICATIVA O presente requerimento de informação visa obter esclarecimentos do próprio Ministério da Previdência Social, sobre possíveis descontos em folha dos aposentados epensionistas.BRASÍLIA - O desconto da mensalidade sindical sobre a aposentadoria, feito diretamente na fonte pela Previdência Social, virou uma mina de ouro para os sindicatos.
Só em junho, 11 entidades conveniadas ao INSS embolsaram R$ 21 milhões (o equivalente a R$ 252 milhões por ano).
O montante provém de 2,167 milhões de aposentados que, todo mês, têm até 2% do benefício descontados no contracheque.
A lei que trata do pagamento da aposentadoria permite a retenção desses valores desde que expressamente autorizada pelo segurado, o que não está sendo cumprido.
O desconto é acertado com o Ministério da Previdência pelos próprios sindicatos, que enviam a lista de quem deve ter a contribuição deduzida do benefício.
Mas boa parte dos segurados sequer sabe que está pagando a mensalidade.
Isso porque os inativos não recebem cópia do contracheque, que só fica disponível na internet.
O desconto indevido só é devolvido em caso de reclamação.
Ainda assim, com apoio do governo, as entidades conseguem dificultar a vida dos aposentados que desejam parar de pagar a mensalidade. Numa visita do ministro da Previdência, Carlos Gabas, à sede da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap), na última quarta-feira, ficou decidido que o interessado precisa ir até o sindicato ou associação para pedir o cancelamento pessoalmente.
Não poderá mais fazê-lo no banco onde recebe o benefício.
"CUT faz desconto compulsório em aposentadorias"
A Constituição Federal de 1988 assegura o livre direito de organização, portanto, qualquer cidadão pode se associar a outras pessoas para fins lícitos por sua expressa vontade e, se houver, autorização por escrito de colaboração com valores, que podem ser descontados em folha de pagamento, mediante convênio das entidades com as empresas.
Assim é com os Sindicatos e Associações de trabalhadores.
Não se desconta nada sem a devida e expressa autorização, que é feita no ato da filiação. Se alguém quiser parar de pagar tem que mandar carta ao Sindicato pedindo desfiliação, pois estar em dia com a contribuição é indispensável à condição de filiado. Não se desfilia sustando o pagamento junto ao banco ou entidade pagadora.
Tem que se dirigir à instituição. Por isso não cabe ir ao INSS reclamar do desconto e pedir sustação.Aí a pessoa se filia ao Sindicato Nacional dos Aposentados, que é filiado à CUT, e reclama quando no seu contra-cheque vem um desconto de 1% para a entidade.
E bota a boca no trombone, escrevendo para jornais, etc.
A jogada é se filiar para gozar dos direitos e não pagar, coisa comum quando se exige que a pessoa vá à entidade pagar.
Quando se faz o convênio, o pagamento implacavelmente virá descontando o salário ou aposentadoria.
É assim que funciona, mas tem gente sem caráter que "não entende" que para usufruir da entidade tem que contribuir periodicamente.
A entidade está em campanha de filiação para fazer campanha pelo reajuste das aposentadorias acompanhando o do salário mínimo, o que todo mundo quer, mas na hora de ratear os custos é outra coisa.E junto a ele vem a canalha que se aproveita do preconceito em relação a sindicatos e ao governo do PT para dizer que é mais roubo, corrupção e diz que isso é ilegal, safadeza, etc.
O jornal O GLOBO deu sua contribuição ao caso com a matéria "Contribuição compulsória: aposentados são descontados sem saber e sindicatos faturam milhões", de 21/07/2010 (requentada pelos criminosos caluniadores) , que se baseia em um único caso de erro para generalizar como "conluio do governo com entidades" um desconto errado e como "filiação compulsória".Meus amigos, minhas amigas, abram os olhos porque 2014 será um campo minado por pegadinhas para fazerem vocês odiarem a política e votar nos "salvadores da pátria" que mentem muito espalhando isso. Segue a nota de esclarecimento da CUT:
NOTA DA CUT
A Central Única dos Trabalhadores – CUT esclarece que o Sindicato Nacional de Trabalhadores/as Aposentados/as e Pensionistas –
SINTAPI/CUT-possui um convênio com a Dataprev para desconto da mensalidade do/a aposentado/a e pensionista filiado/a ao Sintapi/CUT, mediante autorização através de ficha assinada.
O desconto é efetuado no holerith do benefício do/a aposentado/a e pensionista, discriminando-se o valor e aparecendo como destinatário a CUT.
O recurso é destinado integralmente, conforme autorização do/a aposentado/a e pensionista para o Sintapi/CUT.
A CUT alerta que existem mensagens mal intencionadas sobre o desconto circulando na Internet, contendo ataques mentirosos contra a nossa Central.
Portanto, em caso de haver algum tipo de dúvida, solicitamos que o/a companheiro/a entre em contato com o Sintapi/CUT ( sintapicut@uol.com.br tel: 11-2108.9217 ).
E reafirmamos todo nosso empenho pelo fim do fator previdenciário e contra a inclusão da idade mínima como critério para aposentadoria, como também reafirmamos nossa reivindicação da implantação de uma mesa permanente de negociação que efetive uma política de valorização dos benefícios das aposentadorias e pensões.
São Paulo, 13 de julho de 2010.
EXECUTIVA NACIONAL
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORESINSS DESCONTA 1¢ DE CADA APOSENTADO, PARA DAR A CUT SEM SUA AUTOTORIZAÇÃO
Postado por Aposentados em AlertaATENÇÀO !!! ATENÇÃO !!! ATENÇÃO !!! INSS DESCONTA 1% DE CADA APOSENTADO PARA A CUT !!! UM CRIME !!! CONTRA QUEM DEU A VIDA TRABALHANDO E AGORA É ROUBADO QUANDO MAIS NECESSITA NO FIM DA VIDA SEM VOCE SABER E SEM SUA AUTORIZAÇÃO HÁ 10 ANOS (desde que o lullá-drão autorizou) CONFIRAM SEUS EXTRATOS DE INSS PARA VER SE REALMENTE HÁ ESSE DESCONTO NÃO AUTORIZADO ... MESMO QUE VOCE NÃO SEJA UM APOSENTADO VOCE CONHECE ALGUEM QUE É CONFIRA E REPASSE VEJA COMO INTENRROMPER E COBRAR ESTE ASSALTO AOS NOSSOS BOLSOS
É bom verificar, o INSS mudou o layout A sigla do desconto é "COBAT" INSS DESCONTA 1% PARA A CUT DE TODOS OS APOSENTADOS A conferir .*APOSENTADORIAS* *Ao receber minha aposentadoria de fevereiro,observei que havia valor menor em relação a meses anteriores, ou seja, por volta de 1% a menos.Aguardei o mês de março e abril e, em ambos, o fato se repetiu. Entrei em contato com o fone 135 e o atendente me orientou que eu fosse ao posto mais próximo do INSS onde eu poderia receber melhores informações sobre as ocorrências em meu benefício mensal.***** *
O funcionário que me atendeu disse que não era O PRIMEIRO CASO e que estava autorizado em seu benefício UM DESCONTO DE 1% EM FAVOR DA CUT.***** *Indignado liguei para a referida Central Sindical manifestando minha indignação e tive a promessa de devolução em conta-corrente (fato que realmente ocorreu após 48 horas) - desde que SE EU PERMANECESSE CALADO E NADA DIVULGASSE SOBRE TAL OCORRÊNCIA A NINGUÉM - até porque esse valor correspondia aos trabalhos prestados pela CUT através dos deputados do PT a favor dos aposentados.***** *Estou repassando esse gravíssimo fato de APROPRIAÇÃO INDEVIDA para que todos OS APOSENTADOS possam conferir suas aposentadorias para saberem se também não estão sendo furtados dessa maneira tão vil.***** * Portanto, olho na aposentadoria, minha gente, cujo valor já é um roubo para todos os que durante anos recolheram valores previdenciários e agora poderão também ser vítima de furto a favor de gente que nada faz em favor daqueles que mais necessitam. *Agradeço a quem possa repassar ao maior número** de pessoas possíveis José Luiz Rebello Aposentado INSS***** Prezados, Ao receber este email, fui ao INSS, e constatei não só a veracidade deste “ASSALTO”, como também fui informado que os aposentados não mais recebem os seus demonstrativos de pagamentos mensais, com a fraca desculpa que a previdência não mais utilizava os serviços dos Correios, mas que eu poderia, através de uma senha fornecida pelo próprio INSS, e, via internet retirar o meu contra cheque, onde constatei um desconto de 1% (hum por cento) em beneficio da CUT, com a sigla COBAT.O meu próximo passo, será de voltar ao INSS, o que farei amanhã dia 09, e retirar todos os extratos mensais desde a entrada do governo “LULA” para ajuizar uma ação contra a CUT cobrando o ressarcimento de tudo que me foi roubado, que acredito num prazo de 10 anos (120 meses) com juros e correção. Detalhe: não se consegue via internet tirar os extratos antigos, somente o atual.
Os antigos só é possível naquele órgão, conforme já fui informado. **** *Em tempo: divulguem este email a todos os seus conhecidos que já aposentaram*.ABAIXO O SITE PARA TIRAR O ESTRATO, MAIS DEVIDO O TEMPO QUE ESTÃO NOS ROUBANDO VA DIRETO A UMA AGENCIA DO INSS http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.htmlCOMO ESTE ROUBO/ASSALTO NÃO É DENUNCIADO POR NENHUM MEIO DE COMUNICAÇÃO E POR TODO ESTE TEMPO CADA VEZ FICA MAIS EVIDENTE A CENSURA, MEDO OU QUANTO A IMPRENSA E POLITICOS ESTÃO ENVOLVIDOS NA IMLPLANTAÇÃO DE UM REGIME cubano NO NOSSO “BRASIL” – triste mais ESTÃO TODOS DOMINADOS TFA – V.Marchetti.06/02/2015 Impressão de conteúdo http://portal.pps.org.br/helper/printData/181829 1/1 Sindicatos faturam milhões por ano com cobrança ilegal de aposentados Contribuição compulsória: aposentados são descontados sem saber e sindicatos faturam milhões por ano Geralda Doca BRASÍLIA O desconto da mensalidade sindical sobre a aposentadoria, feito diretamente na fonte pela Previdência Social, virou uma mina de ouro para os sindicatos. Só em junho, 11 entidades conveniadas ao INSS embolsaram R$ 21 milhões (o equivalente a R$ 252 milhões por ano).O montante provém de 2,167 milhões de aposentados que, todo mês, têm até 2% do benefício descontados no contracheque. A lei que trata do pagamento da aposentadoria permite a retenção desses valores desde que expressamente autorizada pelo segurado, o que não está sendo cumprido. O desconto é acertado com o Ministério da Previdência pelos próprios sindicatos, que enviam a lista de quem deve ter a contribuição deduzida do benefício.Mas boa parte dos segurados sequer sabe que está pagando a mensalidade. Isso porque os inativos não recebem cópia do contracheque, que só fica disponível na internet. O desconto indevido só é devolvido em caso de reclamação. Ainda assim, com apoio do governo, as entidades conseguem dificultar a vida dos aposentados que desejam parar de pagar a mensalidade.Numa visita do ministro da Previdência, Carlos Gabas, à sede da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap), na última quartafeira, ficou decidido que o interessado precisa ir até o sindicato ou associação para pedir o cancelamento pessoalmente.Não poderá mais fazêlo no banco onde recebe o benefício. Entretanto, o próprio INSS sabe que existem problemas, pois, a cada auditoria realizada semestralmente, 1% das amostras analisadas é irregular.A constatação dispara o alerta de que milhares de aposentados podem estar sendo lesados. Foi o que aconteceu com o bancário aposentado Carlos Jorge Guimarães. Ao receber a aposentadoria da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) de fevereiro, ele percebeu que o valor oriundo do INSS estava menor.Contou que havia dois descontos, de R$ 23 cada, a favor da CUT, referentes a janeiro e fevereiro. Ao ligar para a Previdência, foi orientado a procurar um posto do INSS.No posto, disseram lhe para ir até a sede da CUT, onde funciona o Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi), para pedir o reembolso e o cancelamento do desconto. Mesmo tendo cumprido esse processo, contou, o desconto continuou em março: Estranhei o desconto, achei que era para campanha política. É uma malandragem, pois muita gente nem percebe porque não recebe o espelho do pagamento afirmou Guimarães.O presidente do Sintapi, Epitácio Luiz Epaminondas, o Luizão, alegou que a entidade está em campanha de filiação e atribuiu o desconto indevido a erros de digitação, que prejudicaram 65 aposentados, segundo ele, desde fevereiro. Quanto mais rápido digitar, mais cedo chega o desconto. A conferência não foi bem feita, mas devolvemos o dinheiro para quem reclamou, sem nem discutir. Não interessa para nós nem para ninguém que essa história cresça disse Luizão. Uma das explicações para o desconto seria a campanha das entidades sindicais pelo reajuste do salário mínimo.O sindicalista nega.Mas, segundo o INSS, por conta do aumento do mínimo, o valor repassado aos sindicatos aumentou.Em dezembro de 2008, esse valor foi de R$ 16,720 milhões. Passou para R$ 19,040 milhões em dezembro de 2009. Sindicalista admite atos de máfé João Inocentini, presidente do Sindicato Nacional de Aposentados (Sindinap), ligado à Força Sindical, admitiu que erros acontecem: Às vezes, o aposentado autoriza o desconto e depois esquece, mas há também atos de máfé disse Inocentini, sem dar detalhes. O presidente da Cobap, Warley Martins, tem a mesma opinião.Atendentes do próprio INSS parecem estar familiarizados com o problema, como foi constatado pelo GLOBO ao ligar para o número 135. Ao ser informado da queixa, o atendente aconselhou o repórter a procurar um posto de atendimento ou ir até o sindicato para cancelar o "vínculo".A mesma orientação foi dada ao se entrar em contato com a OuvidoriaGeral.Gerentes das agências contam que muitos aposentados vão ao INSS com outros tipos de queixa, como empréstimo consignado, e acabam descobrindo o desconto indevido.O problema é maior nas cidades do interior. Eles acham que é alguma taxa que vai para o governo disse um gerente de agência do INSS de Brasília, que preferiu não se identificar.O presidente do INSS, Valdir Simão, informou que vai investigar as ocorrências envolvendo o Sintapi. Ele reiterou que os convênios são legais e que são feitas auditorias a cada seis meses para verificar se as entidades têm a ficha assinada pelo associado autorizando o desconto.Parlamentares que atuam na defesa de aposentados, como o senador Paulo Paim (PT-RS) e o deputado Gilmar Machado (PT-MG), disseram desconhecer o desconto das mensalidades na folha. Paim disse, porém, que convocará as entidades para tratar do assunto em audiência pública. A legislação tem que ser cumprida. A entidade não pode descontar de forma direta e arbitrária destacou o senador. Acho que está se precisando fazer ajustes nessa legislação emendou o deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário