◘ VEICULO SPACE RIDER (da Agência Espacial Européia) DEVERÁ SE INSTALAR NOS AÇORES.

Imagem relacionada

Vasco Cordeiro anunciou esta quarta-feira que a ESA comunicou ao Governo açoriano a sua decisão. Um grupo de peritos visita o arquipélago em Abril.

A Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu os Açores para acolher um local de aterragem do projecto Space Rider, referiu esta quarta-feira o Presidente do governo açoriano, Vasco Cordeiro. Falando no plenário da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na Horta, Vasco Cordeiro adiantou que a ESA comunicou na última terça-feira a decisão ao Governo regional e valorizou a escolha, garantindo que o projecto vai “gerar emprego qualificado, quer ao nível dos serviços quer ao nível dos recursos”.

O projecto da ESA “tem como objectivo proporcionar à Europa um sistema de transporte espacial integrado, acessível, independente e reutilizável para acesso e retorno do espaço”, indica uma nota do Governo Regional dos Açores. Em Junho de 2017 a ESA já tinha admitido a possibilidade de recorrer a uma das ilhas do arquipélago, sugerindo mesmo que fosse Santa Maria, para usar como local de aterragem do veículo espacial que deverá ser lançado em 2020 e regressar à Terra em 2025.

“O Space Rider, cujo antecessor realizou em Fevereiro de 2015 um voo suborbital com aterragem no mar, será lançado a bordo do [foguetão] Vega-C a partir de Kourou, na Guiana Francesa, e irá transportar cargas úteis com vários objectivos”, explica ainda o comunicado do Governo regional. E conclui: “A ESA preenche, deste modo, uma lacuna na sua área de operações que, até agora, não contemplava o retorno autónomo do espaço e, desta forma, integra os Açores numa das fases mais críticas das operações, que é a aterragem.”

Os Açores, através do coordenador da Estrutura de Missão para o Espaço, estão representados no grupo de trabalho da ESA que está a planear esta missão, estando prevista uma visita de alguns representantes desta equipa ao arquipélago português em Abril para analisar os potenciais locais que possam servir para este projecto. As actividades a desenvolver no local de aterragem que vier a ser escolhido nos Açores “irão envolver a telemetria e telecomando do veículo, a gravação e arquivo de dados, tratamento e distribuição de dados pós-voo, gestão e controlo de emergência, controlo na reentrada da atmosfera e aterragem do veículo”, indica ainda o executivo açoriano.

Este será um dos projectos que Portugal está a desenvolver com a ESA, que está a ser directamente negociado com o Governo regional, e que se enquadra na estratégia portuguesa do espaço (Portugal Espaço 2030), aprovada na semana passada em Conselho de Ministros e que tem como ambição a criação de um centro espacial nos Açores.

Fonte: Publico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

SUMÉRIOS HISTÓRIA DO MUNDO

  DROPS história Os sumérios foram uma das primeiras grandes civilizações da história humana, surgindo na antiga Mesopotâmia, no sul da atua...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS