ESPECIAL DE FÉRIAS
Que tal visitar um castelo medieval sem sair do Brasil?
É exatamente isso que você vai encontrar ao visitar o Instituto Ricardo Brennand.
Trata-se de um complexo formado por museu, pinacoteca e galeria de arte, abrigado em um belíssimo castelo com arquitetura medieval no estilo Tudor situado no bairro da Várzea em Recife — PE.
O instituto foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand e é célebre por possuir um dos maiores acervos de armas brancas do mundo.
São mais de 3000 peças, provenientes principalmente da Europa e da Ásia, categorizadas como:
1) Caça,
2) Guerra (defensivas e ofensivas),
3) Proteção pessoal e
4) Exibição.
Destacando-se um conjunto de 27 armaduras completas compostas por elmos, escudos, manoplas, guantes e cotas de malha, datadas entre os séculos XIV e XVII, além das armaduras para cavalos e também para cães.
Na coleção de armas brancas encontramos canivetes, facas, punhais, estiletes e espadas, bestas, clavas, maças e alabardas, produzidas a partir do século XV.
Além da armaria, o instituto dispõe de uma biblioteca com mais de 62 mil volumes e muitos objetos histórico-artísticos de diversas procedências, todos datados a partir do século XVI, sendo na pinacoteca o momento auge da exposição permanente: a maior coleção do mundo de pinturas de Frans Post.
É de tirar o fôlego.
Na última terça-feira de cada mês a entrada é franca.
Enquanto você não coloca o pé na estrada que tal um tour virtual? Basta clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário