A Nissan passou da teoria à prática e desenvolveu uma tecnologia que permite que um automóvel brilhe à noite, tornando-se mais visível aos olhos alheios.
A Nissan decidiu desenvolver um projeto inovador que transforma um automóvel num veículo brilhante no escuro, conforme dá conta o site Green Savers.
O fabricante japonês foi o primeiro construtor mundial a aplicar uma tinta especial nos veículos.
Trata-se de uma tinta absorvente ultravioleta que absorve a energia durante o dia para depois brilhar à noite.
A tinta, chamada "Starpath", foi desenvolvida a partir de uma mistura de materiais orgânicos com outros raros, que não foram especificados.
O produto é da autoria de Hamish Scott, um escocês que "inventou" também as ciclovias brilhantes em Cambridge, no Reino Unido.
Apesar do efeito vistoso e luminoso, esta tinta é um produto que dificilmente chegará à produção em massa, dado a sua composição com materiais raros.
Ainda assim, ela nasceu com o objetivo de transformar esta experiência numa demonstração de que é cada vez maior o número de proprietários deste carro elétrico, o Nissan Leaf, que carregam a bateria do carro através da energia solar.
Dados revelados pela marca nipónica indicam que cada 1,6 quilómetros custam dois cêntimos. No Reino Unido, perto de 90 por cento dos donos deste modelo "abastecem" o carro durante a noite.
Fonte: TSF
Nenhum comentário:
Postar um comentário