SAÚDE ◘ HERNIA DE DISCO

coluna-hernia-disco espaco

Bem vindo ao site sobre Hernia de Disco, Protrusão Discal, Abaulamento Discal e outros problemas na coluna vertebral. Causas mais comuns destes problemas, como é possível prevenir  e, também, como é o tratamento (não cirúrgico) realizado nesta clínica.

O Dr. Gilberto escreveu, além deste site, um livro  sobre Hérnia de Disco e outros problemas da coluna. Dirigido tanto para profissionais da saúde que queiram aprimorar seus conhecimentos sobre coluna vertebral quanto para o público interessado em conhecer mais detalhes da sua coluna.
Livro sobre Hérnia de Disco

UM POUCO DA ANATOMIA PARA ENTENDER A HÉRNIA DE DISCO


Falarei sobre o funcionamento nervoso para entendimento da hernia de disco. Existem milhares de nervos que percorrem nosso organismo. Estes nervos ligam nosso cérebro a todas as partes do corpo. Quando precisamos movimentar a perna, pensamos no movimento e o impulso nervoso percorre, de forma instantânea, a trajetória dos neurônios até a musculatura da perna.
Estes nervos percorrem a parte interna da nossa coluna. Saindo dela através dos espaços entre as vértebras, os quais são preenchidos por um disco cartilaginoso.
Os discos tem a função de propiciar espaços entre as vértebras para a passagem dos nervos, isto quando não são acometidos de hérnia de disco.
Quando não existem alterações nos discos, como por exemplo uma hernia de disco, não haverá compressão de raízes nervosas. Assim não haverá dor e nem parestesia (formigamento).
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho –  www.hernia-disco.com.br
Veja nas Figs. 1, 1a e 1b.
hernia-disco com canal comprimido
Todavia, com a existência de hernia de disco, os nervos locais são comprimidos.

hernia de disco comprimindo
Hernia de disco – compressão da medula


Esta compressão, causada pela hérnia de disco, causará dor e outros sintomas.
Saiba mais sobre anatomia da coluna: veja anatomia para hernia de disco

SINTOMAS DEVIDO A HERNIA DE DISCO, PROTUSÃO OU ABAULAMENTO

Para um perfeito entendimento de como a hérnia de disco causa as dores e formigamentos, veja o video acima.
Os sintomas causados pela compressão (pinçamento) de alguns nervos devido a hérnia de disco são:
Dores na região da coluna;
Dores na região da coluna e pernas (e/ou coxa);
Dores somente nas pernas (e/ou coxa);
Dores na coluna e braços;
Dores somente nos braços;
Parestesia (formigamento) na região da coxa e perna, sem dor e etc.
Existe, também, a hérnia de disco assintomática (sem dor nem parestesia).
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho – www.hernia-disco.com.br
hernia irradiando dermatomos
Hernia de disco irradiando dermátomos

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO EM CADA REGIÃO DO CORPO

Os sintomas são determinados pela região onde esta localizada a hérnia de disco na coluna. Dependendo de qual nervo a hérnia de disco esteja pinçando, haverá determinado sintoma.
Dermátomos são áreas da pele com nervos que possuem raízes na coluna vertebral. Estes dermátomos mapeam nosso corpo e são originários de uma região específica da coluna.
Exemplificando: na Fig. 2 observamos os locais de irradiação da dor ou formigamento devido a hérnia de disco.
Nesta fig. 2 a regiaõ pintada de vermelho corresponde ao trajeto da dor/formigamento, causada devido ao pinçamento pela hérnia de disco.
Hérnia de Disco com todos dermátomos
Hérnia de Disco com todos dermátomos
Na Fig. 3 estão representados todos os dermátomos que poderão ser afetados devido a hérnia de disco.
A localização de dor ou formigamento, está relacionada com a altura da coluna sendo pinçada por uma hérnia de disco. Conforme exemplificado na Fig. 3
Seguem-se outros exemplos de regiões acometidas pela hénia de disco:
Hérnia de disco localizada em S1, produzirá sintomas que afetarão a parte posterior da coxa e perna e nádegas.
Hérnia de disco se localizada em L1, repercutirá em dores na região lombar e até a virilha.
Quando a hérnia de disco se localiza em C6, ocorrerão dores ou formigamento na região cervical (sensação de peso). Assim como no braço do lado da região afetada pela hérnia de disco.
Hénia de disco localizada em C2, ocorrerão dores na região da nuca. Pode ocorrer fortes dores de cabeça (chamada muitas vezes de enxaqueca).

ENXAQUECA – CEFALEIA – DOR DE CABEÇA  DEVIDO PROBLEMAS NA COLUNA

Comumente recebo em meu consultório, pessoas sofrendo de enxaqueca durante vários anos. Já recorreram a diversos tratamentos e dietas, sem sucesso. O problema era simplesmente na coluna vertebral.
Ao mencionar que a dor de cabeça pode ser provocada devido ao pinçamento de algum nervo localizado na cervical, a maioria age com espanto. Somente passam a acreditar quando sentem alívio após o tratamento, livrando-se da causa que originou o pinçamento do nervo em questão (hérnia de disco ou pinçamento por osteófitos).
Comumente os pacientes se queixam de dor no peito (na região do coração – angina) que se irradia para o braço.
Devido a esta dor, o paciente chega a acreditar que esta com problemas cardíacos,  hipótese descartada mediante a exames solicitados através de seu cardiologista. Na verdade a dor é decorrente da compressão na região dorsal, causada pela hérnia de disco ou não.
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho – www.hernia-disco.com.br

FATORES CAUSADORES DA HÉRNIA DE DISCO

HÉRNIA DE DISCO POR DESALINHAMENTO

hernia-disco-vertebras
Hernia-disco- vértebras da coluna
São diversas as causas da hérnia de disco. De um modo geral é decorrente de sobrecarga de esforço sobre o disco.
Escoliose
Hernia de disco e Escoliose
Tomemos como exemplo um paciente que sofre de escoliose, Fig. 5 (veja sobre escoliose) o qual realiza certo esforço físico de maneira inadequada, ou seja, sem considerar a devida ergonomia. Com o passar do tempo isto poderá acarretar uma protusão no disco. Que, futuramente, poderá crescer para uma hérnia de disco.
Os discos são submetidos a esforços perpendiculares dia após dia, decorrente da força da gravidade sobre nossa postura ortostática. Além disto, existe a compressão de duas vértebras não paralelas entre si devido ao sobreesforço em um dos lados.
Com isto o disco é empurrado lateralmente em sentido oposto da compressão. Originando uma protusão e, mais tarde evoluindo para uma hérnia de disco.

POSTURA E HERNIA DE DISCO, PROTUSÃO OU ABAULAMENTO

As pessoas costumam passar muito tempo sentadas de maneira errada negligenciando sua postura. Assim acabam por desenvolver uma hérnia de disco em decorrência desta má postura.
Ao executar exercícios sem a orientação de um profissional, inúmeras vezes as pessoas o fazem de maneira errada.  E o que é pior, na ânsia de obter o corpo desejado de forma rápida, ultrapassam os limites de carga. Conseqüentemente desenvolvem uma hérnia de disco.
Durante o cotidiano pode se adquirir uma hérnia de disco pelo simples fato de carregarem peso de maneira errada. Como por exemplo, em afazeres domésticos, arrastar mobília, carregar bolsas e sacolas de maneira errada e etc.
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho – www.hernia-disco.com.br

HÉRNIA DE DISCO E STRESS

Fatores emocionais provocam hérnia de disco.
Pessoas que passam longos períodos sobre grande tensão gerando estresse acabam por contrair a região da coluna. Perdurando estes sintomas podem comprimir de forma perigosa os discos causando a hérnia.
Estudioso do assunto o Dr. Wilhelm Reich (1896 – 1957) denominou de couraças os músculos que percorrem a coluna. Contrações dos músculos paravertebrais devido ao incessante stress comprimem os discos, aumentando as chances de desenvolver hérnia de disco.
Citamos apenas alguns exemplos de fatores dentre vários, que podem causar hérnia de disco.

DURAÇÃO DO TRATAMENTO PARA HERNIA DE DISCO, PROTUSÃO E ABAULAMENTO

A gravidade da hérnia de disco esta intrinsecamente relacionada ao momento em que o paciente sentirá o alívio das dores.
Pacientes com hérnia de disco de maior grau sentem alívio de suas dores após várias sessões. Ao contrário, pacientes com abaulamento ou protusão poderão sentir algum conforto de suas dores já no início do tratamento.
O tamanho da hérnia de disco esta intimamente relacionada a seus sintomas.  Quanto menor, menos será o pinçamento das raízes nervosas e conseqüentemente menos sintomas.
Como resultado do tratamento, aos poucos ocorre a diminuição da dimensão da hérnia de disco, abaulamento ou protusão. Em decorrência disto a dor e o formigamento também diminuem.
O tratamento completo da hérnia de disco pode demandar alguns meses. Porém o paciente poderá sentir alívio das dores após a primeira sessão.
Saiba mais sobre como é o nosso tratamento de hérnia de disco:  
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho     –   www.hernia-disco.com.br

PREVENÇÃO CONTRA HÉRNIA DE DISCO ATRAVÉS DE CUIDADOS POSTURAIS

A postura correta dificulta o desenvolvimento da hérnia de disco. Abaixo menciono algumas maneiras que o ajudaram em seu dia-a-dia a manter uma melhor postura.
Quando transportamos algo ou algum objeto, devemos distribuir o peso de maneira uniforme para ambos os braços. Até melhor, carregá-lo através de uma mochila que deverá estar presa às costas.

POSTURA AO CAMINHAR

Quando caminhamos devemos conservar a cabeça erguida, olhar sempre para frente e nunca para baixo. O pescoço deve permanecer reto e o peso da cabeça se divida de forma idêntica para toda a coluna. Os ombros deverão permanecer em linha reta. Deve-se empurrar um pouco a pélvis para a frente contraindo levemente a barriga.
Evite usar sapatos com saltos altos durante sua caminhada.
Ao sentir dores nas costas após ficar em pé por uma longa jornada, deve-se agachar sobre as pernas. Assim alongará os músculos da coluna lombar.

POSTURA AO SENTAR

Ao sentar a coluna deverá permanecer ereta, assim impedimos dores nas costas. A altura ideal para uma mesa de trabalho é aquela em que não somos obrigados a nos inclinar.  Nem para frente ou para trás para nos sentirmos confortáveis.
A cadeira deverá conter uma leve curvatura pra trás de modo a acomodar a coluna lombar. Permitindo regular a altura de modo que os pés possam atingir o chão.
Pessoas que costumam ler por longos períodos, deverão repousar o livro sobre a mesa. Os que permanecem muito tempo diante do computador, o monitor deverá ter sua altura ajustada. De maneira a conservar sua cabeça em posição confortável em linha reta.
De qualquer forma, pessoas que permanecem em uma mesma posição durante longos períodos, recomenda-se pausas regulares para descanso. Onde se deve levantar, andar, esticar os braços e curvar as costas para frente.

CARREGAR ALGUM PESO

Por fim, não devemos esquecer de dobrar os joelhos quando levantamos algum objeto. Erguendo-os colados ao corpo, pois isto faz com que os músculos das pernas sejam utilizados. Minimizando os efeitos prejudiciais a coluna vertebral.
Direitos autorais: Dr. Gilberto Agostinho – www.hernia-disco.com.br
Atividades físicas  moderadas são bem vindas como caminhada, natação, alongar e exercícios terapêuticos.
Mais detalhes vide a página:PREVENÇÃO DE DOR NAS COSTAS
Fonte https://www.hernia-disco.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

PRODUÇÃO DO MORGAN "EV3" ARRANCA NO TERCEIRO TRIMESTRE.

  A Morgan anunciou uma parceria técnica com a Frazer-Nash Energy Systems, com vista à produção do seu EV3.   A visão da Morgan para o mundo...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS