Veja a
tecnologia embarcada no mais novo VLT Brasil; nós demos uma volta 14/05/2016
Além da
visibilidade mundial, toda cidade que tem a honra de receber os Jogos
Olímpicos, no final das competições, ganha um enorme legado de infraestrutura e
investimentos feitos para a realização do evento esportivo.
Com o Rio de Janeiro
não vai ser diferente; um dos primeiros “presentes” que a cidade maravilhosa
ganhou para fazer bonito na Olimpíada é o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos;
transporte e tecnologia de ponta.
O Olhar Digital
acompanhou uma das viagens inaugurais do VLT na região central da capital
fluminense. Funcionou, mas não sem antes apresentar alguns probleminhas
técnicos dignos de uma boa “fase de testes” – esperamos algumas horas além do
combinado para dar uma voltinha rápida no VLT.
Por dentro, o trem é bastante moderno.
Na cabine do condutor, mais do que uma série de botões de comandos, os
retrovisores são representados por duas câmeras externas com visão noturna que
dão uma visão total das laterais do veículo.
A principal
diferença tecnológica do VLT está na sua forma de captação de energia.
Cem por
centro elétrico, cada carro VLT tem capacidade para transportar até 420
passageiros a uma velocidade média de 17 quilômetros por hora.
Interessante é que
mesmo se houver uma pane geral no fornecimento de energia, super baterias
instaladas na parte superior do trem dão conta do recado.
A previsão é que o
VLT entre em operação já agora, no início de maio.
Para a Olimpíada, a
prefeitura do Rio diz que pelo menos o primeiro trecho que liga a Rodoviária
Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont estará operando normalmente.
Serão sete
trens no início da operação e nove durante os Jogos Olímpicos.
Assim como
outros transportes da cidade, o VLT também estará conectado para trazer
informações em tempo real aos passageiros – seja nas paradas, informando o
tempo estimado de espera, como dentro dos trens, mostrando quanto tempo falta
até a próxima estação.
Agora é esperar e torcer.
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