Calluna vulgaris é a única espécie do gênero Calluna, da família das Ericaceae, e é o nome científico do arbusto anão também conhecido como urze-roxa, leiva, torga, mongariça e rapa.
A calluna é tipicamente encontrada em toda Europa continental e também nas ilhas dos Açores e ilha da Madeira, em Portugal.
Curiosidade: é a planta que deu origem ao pseudônimo do celebrado poeta e escritor português Miguel Torga (Adolfo Correia da Rocha), um dos artistas de maior influência no século XX na Europa.
Calluna
Propriedades
A calluna é utilizada medicinalmente para tratar das vias urinárias (em casos como cistites, uretrites, hiperplasia benigna da próstata, gota, hiperuricemia, litíase e infecções em geral), de constipações e tosse e também como anti-inflamatório e anticancerígeno.
O longo histórico de uso da calluna na medicina popular tem provocado a curiosidade científica, resultando na realização de importantes estudos que buscam comprovar sua eficácia, principalmente das capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias.
No tratamento das vias urinárias, a calluna é utilizada como diurético (aumenta a produção de urina) e antisséptico urinário (promove a limpeza do aparelho urinário). Já o efeito adstringente da calluna é eficaz nos casos de tosse e constipação, por suprimir (reduzir) a produção de secreções.
O que promove a ação anti-inflamatória e anticancerígena da calluna são grupos de compostos químicos presentes na planta, mais especificamente os triterpenos e os compostos fenólicos (também referidos como taninos).
Os triterpenos são usados especificamente como anticancerígenos e anti-inflamatórios em países asiáticos, tendo em vista que este grupo foi muito estudado na última década, visando estes efeitos.
Já os compostos fenólicos são conhecidos pela eficaz ação antioxidante e por suas características antimutagênicas e anticancerígenas, capazes, por exemplo, de inibir a degradação do colágeno, evitando o envelhecimento precoce.
Como Utilizar a Caluna
Em casos de doenças relacionadas às vias urinárias, tosse ou constipações, deve-se preparar o chá de calluna através da infusão de suas flores.
A posologia recomendada varia de acordo com o problema, sendo em geral três a quatro xícaras por dia.
O uso do chá de calluna por grávidas e mulheres em período de aleitamento (amamentando) deve ser feito somente após consultar um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário