ARQUIVO DO BLOG

◘ CALLUNA - PROPRIEDADES MEDICINAIS

Calluna vulgaris é a única espécie do gênero Calluna, da família das Ericaceae, e é o nome científico do arbusto anão também conhecido como urze-roxa, leiva, torga, mongariça e rapa. 

A calluna é tipicamente encontrada em toda Europa continental e também nas ilhas dos Açores e ilha da Madeira, em Portugal.

Curiosidade: é a planta que deu origem ao pseudônimo do celebrado poeta e escritor português Miguel Torga (Adolfo Correia da Rocha), um dos artistas de maior influência no século XX na Europa.
Calluna
Calluna

Propriedades

A calluna é utilizada medicinalmente para tratar das vias urinárias (em casos como cistites, uretrites, hiperplasia benigna da próstata, gota, hiperuricemia, litíase e infecções em geral), de constipações e tosse e também como anti-inflamatório e anticancerígeno.
O longo histórico de uso da calluna na medicina popular tem provocado a curiosidade científica, resultando na realização de importantes estudos que buscam comprovar sua eficácia, principalmente das capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias. 
No tratamento das vias urinárias, a calluna é utilizada como diurético (aumenta a produção de urina) e antisséptico urinário (promove a limpeza do aparelho urinário). Já o efeito adstringente da calluna é eficaz nos casos de tosse e constipação, por suprimir (reduzir) a produção de secreções.
O que promove a ação anti-inflamatória e anticancerígena da calluna são grupos de compostos químicos presentes na planta, mais especificamente os triterpenos e os compostos fenólicos (também referidos como taninos). 
Os triterpenos são usados especificamente como anticancerígenos e anti-inflamatórios em países asiáticos, tendo em vista que este grupo foi muito estudado na última década, visando estes efeitos.
Já os compostos fenólicos são conhecidos pela eficaz ação antioxidante e por suas características antimutagênicas e anticancerígenas, capazes, por exemplo, de inibir a degradação do colágeno, evitando o envelhecimento precoce.

Como Utilizar a Caluna

Em casos de doenças relacionadas às vias urinárias, tosse ou constipações, deve-se preparar o chá de calluna através da infusão de suas flores. 
A posologia recomendada varia de acordo com o problema, sendo em geral três a quatro xícaras por dia. 
O uso do chá de calluna por grávidas e mulheres em período de aleitamento (amamentando) deve ser feito somente após consultar um médico.

Chá de Calluna (Urze)
   Chá de Calluna (Urze)
  Chá de Douradinha
             Chá de Douradinha                               
 Chá de Cabelo de Milho
                Chá de Cabelo de Milho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

RECONSTRUÇÃO - O objetivo do Saint Germain é recuperar o Atlântida .

  RECONSTRUÇÃO -  O objetivo do   Saint Germain   é recuperar   o Atlântida  .  Este projeto deveria ser uma  Atlântida  revisada   ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS