ARQUIVO DO BLOG

Top 10: ◘ AS PESSOAS MAIS PODEROSAS DO MUNDO, SEGUNDO A REVISTA FORBES

Top 10: as pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes
Em nosso tempo o poder  é uma realidade enganosa, especialmente a nível social, multitudinário, pois conquanto há pessoas cujas decisões afetam, para o bem e para o mal, o destino de milhares ou inclusive milhões. 

É neste sentido de poder que a conhecida publicação Forbes apresenta as pessoas mais "poderosas" do mundo, uma seleção dehomens  e mulheres que, em verdadeiro sentido, só devem às circunstâncias o fato de se encontrar em uma posição de privilégio.

Top 10: as pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes
Assim, a lista poderia ser dividida em dois grandes grupos. 

Por um lado, aqueles que conquanto são capazes de exercer muito poder, o fazem limitadamente, atentos aos desígnios de outros, à estrutura que os mantém no lugar no qual se encontram e sem a qual dificilmente gozariam do que têm. 

Tal é o caso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, da chanceler alemã Angela Merkel ou do premiê inglês David Cameron: seu poder é grande, suas decisões têm impacto na vida de muitíssimas pessoas, inclusive para além de sua aparente zona de influência, mas não são tão poderosos como aqueles a quem realmente obedecem.

Por outro lado encontram-se aqueles que souberam construir em torno de seu poder mecanismos para exercê-lo quase pessoalmente, um pouco com práticas e métodos anteriores à modernidade, que dependem quase exclusivamente de si mesmos. 

O caso mais refinado: Vladimir Putin, que a força de corrupção e alianças sub-reptícias baixou seu punho no domínio da Rússia.

De alguma maneira o poder do papa também pertence a este grupo, ainda que um pouco por razões diferentes: desde a Idade Média e em certa forma pelo discurso espiritual no qual se ampara, a Igreja católica teceu relações autônomas, não dependentes dos vaivéns da história, que subsistem sem importar que a pessoa com quem se negocia seja um ditador, rei ou um presidente eleito democraticamente, e que ademais rendem contas só à hierarquia. 

Nada que possa quebrantar esta forma de exercer o poder penetra neste verticalismo hermético seja a Rússia de Putin como o comunismo chinês.

A seguir, então, as 10 pessoas mais "poderosas" do mundo segundo a Forbes:
  1. Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, 51 anos
  2. Angela Merkel, Chanceler da Alemanha, 58 anos
  3. Vladimir Putin, Presidente da Rússia, 60 anos
  4. Bill Gates, Diretor da fundação Bill & Melinda Gates, 57 anos
  5. Bento XVI, Papa da Igreja Católica, 85 anos
  6. Ben Bernanke, Diretor da Reserva Federal dos Estados Unidos, 58 anos
  7. Abdullah bin Abdul Aziz al Saud, Rei de Arábia Saudita, 88 anos
  8. Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu, 65 anos
  9. Xi Jinping, Secretário Geral do Partido Comunista Chinês, 59 anos
  10. David Cameron, Premiê do Reino Unido, 46 anos
Para uma presidente que não faz nada, Dilma está muito bem na lista na 18ºposição. A novidade no top 20 é a presença dos fundadores do Google Sergey Brin e Larry Page na posição 20º(não entendo esta mania que a mídia tem de tratar os dois como um só).
Fonte: Forbes.


Leia mais em: Top 10: as pessoas mais poderosas do mundo, segundo a revista Forbes - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=26840#ixzz3Mx1OUXSs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DESTAQUE

FARMACIA DOMESTICA NATURAL: ÓLEOS, CRISTAIS E ERVAS_

Farmácia Doméstica Natural: Óleos, Cristais e Ervas – O que sua avó tinha em seu Armário de Medicamentos?   Produtos e substâncias naturais ...

POSTAGENS MAIS ACESSADAS